Você está Aqui: Início

Mazda Road to Indy - Piloto mais jovem na disputa, Coletta fica fora da Final, mas destaca aprendizado

E-mail Imprimir PDF

( 11 Votos )

Entre os 18 pilotos que concorreram ao prêmio de 200 mil dólares em Laguna Seca, a bordo de um USF2000, o kartista de 15 anos era o mais jovem e o único que ainda não compete em monopostos

A vitória e o prêmio de 200 mil dólares, equivalente a uma temporada completa na USF2000, primeiro estágio do Mazda Road to Indy, não vieram. Mas o jovem paulista Marcel Colleta, de apenas 15 anos, destacou todo o aprendizado nesta terça e quarta-feira (dias 6 e 7), no autódromo de Laguna Seca, em Monterey (EUA), palco do shootout do evento.

Durante esta temporada, cerca de 400 pilotos de 20 campeonatos em cinco continentes competiram por uma vaga no shootout. Colleta, que venceu a disputa no Brasil, esteve ao lado de outros 17 competidores de várias nacionalidades na briga pelo prêmio. O brasileiro era o mais jovem e o único que ainda não compete em monopostos.

"Foi sem dúvida uma experiência muito importante na minha carreira. Aprendi demais e estou feliz por ter tido esta chance. Quem sabe não volto no ano que vem, com mais experiência. Mas valeu muito. Os carros são muito legais, a categoria bem organizada, é uma excelente opção para os pilotos que querem seguir carreira em monopostos", declarou Colleta, que é Campeão Brasileiro de Kart, da Copa do Brasil, do Sul-Brasileiro, hexacampeão do Super Kart Brasil, além de ter títulos no Paulista e Paulista Light de Kart.

Durante a disputa, os pilotos foram divididos em quatro grupos e participaram de treinos livres com carros da USF2000, com motores 2 litros e 140 cavalos de potência. Ao final, alguns foram eliminados e outros deram sequência, participando de classificatórios e a corrida final, que contou com apenas seis carros e teve como campeão o norte-americano Oliver Askew, de 19 anos.

O painel de juízes do shootout foi liderado por Joel Miller, engenheiro e piloto de fábrica da Mazda no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, e também contou com os pilotos Spencer Pigot, que corre na F-Indy e foi campeão da Indy Lights em 2015, Jonathan Bomarito, também piloto de fábrica da Mazda no IMSA e campeão da USF2000 em 2003, Scott Goodyear, ex-piloto da Indy, entre outros.

Organizador e representante do Mazda Road to Indy no Brasil, Paulo Carcasci acompanhou a decisão e ficou feliz com o desempenho de Coletta. "Ele era o mais jovem, nunca andou de carro, mas mostrou muita maturidade desde o início e representou muito bem o Brasil. Todo o evento foi muito bem organizado e acredito que a tendência seja crescer a cada ano. É uma chance única no automobilismo hoje do piloto crescer em sua carreira, dependendo apenas dos seus resultados, já que os campeões sempre ganham o aporte para o passo seguinte até chegar à Fórmula Indy", destacou Carcasci, heptacampeão brasileiro de kart, campeão europeu de Fórmula Ford, campeão da F-3 Japonesa, além de vencedor da Gold Cup na F-3000, e que atualmente é coach internacional para pilotos.

O Mazda Road to Indy é um dos projetos mais bem sucedidos para a formação de pilotos no mundo. A Mazda passou a dar seu nome ao projeto em 2010 e desde o seu lançamento pilotos de diversos países já passaram pelas competições. Austrália, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Finlândia, Irlanda, Coréia, México, Holanda, Noruega, Filipinas, Espanha, Grã-Bretanha, Venezuela e Zimbábue já tiveram representantes no grid, mostrando seus talentos em circuitos mistos, de rua e ovais nos EUA.

 

Os pilotos que participaram do shootout:

Marcel Coletta, 15, Brasil - kart
Oliver Askew, 19, EUA - Team USA Scholarship
Will Brown, 18, Austrália - Australian Formula Ford Championship
Tim de Silva, 20, EUA - Pacific F2000 Championship
Trenton Estep, 16, EUA - Formula Tour 1600 (Canada)
Austin Garrison, 18, EUA - U.S. Rotax MAX Challenge (U.S. Open Rotax Senior class)
Kyle Kirkwood, 18, EUA - Team USA Scholarship
Matt Machiko, 25, EUA - SCCA National Championship Runoffs (FM)
Neil Maclennan, 18, Escócia - Beatson's Scottish FF1600 Championship
Axel Matus, 18, México - Formula Panam
Niall Murray, 21, Irlanda - BRSCC Avon Tires FF1600 Championship
Peter Portante, 20, EUA - F1600 Formula F Championship Series
Timo Reger, 20, EUA - Skip Barber Race Series
Nigel Saurino, 21, EUA - SCCA National Championship Runoffs (FC)
Michael Scott, 21, Nova Zelândia - New Zealand Formula Ford Championship
Jonathan Sugianto, 20, EUA - Formula Car Challenge Presented by Goodyear
Karthik Tharani, 22, Índia - MMSC MRF F1600 Indian Championship
Oliver White, 23, Inglaterra - Mountney SuperSeries for Formula Ford 1600




Fernanda Gonçalves


Última atualização ( Ter, 10 de Janeiro de 2017 20:20 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Car para a sua publicação.
O Planet Car reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Car , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar