Nacional – Rally dos Sertões: Diesel de cana-de-açúcar é aprovado no desafio do Rally dos Sertões

Imprimir

( 1 Voto )

Klever Kolberg e Flávio França concluem competição com o inovador e surpreendente rápido Protótipo T-Rex da Mobil MEM Motorsports, "batizando" a nova e sustentável tecnologia de combustível

A dupla formada por Klever Kolberg e Flávio França fez história neste sábado de volta a Goiânia, ao completar os 4.115 km do Rally dos Sertões com o inovador carro movido a diesel de cana-de-açúcar da equipe Mobil MEM Motorsports. Pioneiro em competições fora-de-estrada, Kolberg se mostrou um candidato ao título da divisão Protótipos T1 ao lado do companheiro França. Contudo, dois problemas mecânicos os distanciaram da briga pela vitória, mas não os impediu de provar a qualidade do equipamento e do novo sistema de tecnologia de combustível.

"O Sertões teve dez etapas contando o prólogo, e em oito ficamos entre os três ou quatro primeiros sempre, liderando na categoria. Numa etapa tivemos problema com motor de arranque que nos tirou 25 minutos, e na outra no Jalapão tivemos o problema com o motor que nos prejudicou na classificação geral. Faz parte deste esporte. Andamos bem, fizemos um bom rali. Gostei muito do T-Rex", comenta Klever, que terminou em 18º no geral por conta das dificuldades.

"O Sertões esse ano foi uma decepção grande pela quebra. A dedicação do piloto e da equipe foi espetacular, todo mundo tratou a gente com muito carinho, todo mundo nos incentivou bastante, mas acontecem coisas que são de rali. No começo já liderávamos na nossa categoria e estávamos até na frente de um dos carros da T1 FIA", ressalta Flavio, destacando o desempenho impressionante na primeira metade da competição.

"Estávamos com a cabeça boa, de manter aquele ritmo, de segurar o resultado, administrar porque tínhamos uma boa vantagem, sabíamos do potencial do carro, mas infelizmente aconteceu um problema que não dependia da gente. Fizemos uma prova extremamente limpa neste ano, não tivemos nenhum erro, nem um furo de pneu, mas houve o problema técnico que nos trouxe um penal", completa o navegador. A vitória entre os carros ficou com o francês Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret.

 

Sobre Klever Kolberg:

Engenheiro, palestrante e piloto. Este ano comemora 28 anos de competições off-road. Pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já representou o Brasil por 23 vezes. Klever começou no Dakar competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro e criador no Dakar da categoria Experimental para combustíveis limpos, onde em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off-road do país, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros e bicampeão da categoria Pro Etanol (2010 e 2011).

Sobre Flavio Marinho de França:

Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes, em 2010 e 2011 foi bicampeão da categoria Pro Etanol ao lado de Klever Kolberg. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.



Cleber Bernuci

Última atualização ( Seg, 05 de Agosto de 2013 05:03 )