Top Internacional – Formula E: Sebastien Buemi lidera o teste final da Formula E em Donington Park

Imprimir

( 2 Votos )

Piloto da e.dams-Renault foi o mais rápido no ultimo ensaio antes da abertura da temporada em Pequim (Click here for English version)

Sebastien Buemi (e.dams-Renault) fez o melhor tempo no último dia de testes de pré-temporada, realizada em Donington Park antes da rodada de abertura do certame reservado aos monopostos totalmente elétricos, o FIA Formula E Championship, em Pequim, no dia 13 de Setembro.

O piloto suíço definiu sua melhor volta com a marca de 1:31.792s, que o garantiu no topo da tabela de tempos três décimos de segundo à frente do seu companheiro de equipe, o francês Nicolas Prost, durante um dia em que as 10 equipes focaram sua atenção em simulações de corrida. Para quem ainda não sabe a e.dams-Renault é o time comandado por Alain Prost e Jean-Paul Driot, que terá sob suas ordens os pilotos Sebastien Buemi e, claro, o rebento do patrão, Nicolas Prost.

Buemi, que liderou quatro dos cinco testes de pré-temporada, tratou de comandar as ações desde o inicio da prática final, travando os ponteiros do relógio em 1:32.519s, tempo de volta que desbancou Sam Bird da Virgin Racing e Jerome d'Ambrosio da Dragon Racing, os mais velozes na sessão da manhã.

Bruno Senna terminou o dia como o quarto mais rápido – e o melhor dos três brasileiros -, colocando o carro #5 da Mahindra Racing à frente do Virgin de Bird, que por sua vez bateu o carro #11 Audi Sport Abt de Lucas di Grassi, que ficou com o sexto posto. Karun Chandhok colocou em sétimo o segundo carro da Mahindra Raching, adiante de d'Ambrosio e do Venturi de Stephane Sarrazin. Nick Heidfeld completou o bloco do top 10 no segundo carro da Venturi. Importante ressaltar que todos os dez primeiros tiveram suas marcas separadas por menos de um segundo.

"Estamos muito felizes com o dia de hoje, especialmente por ser o último dia de testes antes de Pequim", disse Buemi. "Nós ainda temos alguns problemas com o carro que temos de trabalhar para resolver e, também, para compreender melhor os limites do carro. No geral, estou me sentindo bem à vontade para a primeira corrida, mas vamos ter que esperar para ver, muitas equipes também estão trabalhando para serem rápidas".

Em um dia ensolarado, mas tempestuoso, os pilotos tiveram de lidar com fortes rajadas de vento que complicaram a condução de seus silenciosos Spark-Renault SRT_01E. "O vento estava empurrando muito", disse Franck Montagny, da Andretti Autosport. "Mas era a mesma situação para todos, e não podíamos fazer nada, tínhamos apenas que trabalhar com o vento forte e tentar encontrar uma solução".

O time e.dams-Renault agora vai para Pequim cheio de confiança, já que Prost terminou o dia com o segundo lugar. Frank Montagny ficou com o terceiro melhor tempo da prática. "Tivemos alguns problemas com o tráfego hoje, mas no geral tudo correu bem e a equipe agora já está focada em Pequim, que vai ser uma experiência completamente diferente para todos", disse Nicolas.

"Até aqui foi tudo bem", acrescentou Montagny. "Em termos de tempo de volta não foi muito ruim, mas em termos de ritmo, do verdadeiro desempenho com acerto de corrida é que é bom demais, por isso estou muito confiante".

O piloto chinês Ho-Pin Tung fez sua estréia na Fórmula E testando com o segundo carro da China Racing, que ele compartilhou com Antonio Garcia, que fez o melhor tempo da dupla.

Mais de 5.000 fãs de velocidade compareceram ao último dia de testes da Formula E, em Donington Park. E esse grande público pode acompanhar de perto alguns dos melhores pilotos do mundo, bem como o trabalho das equipes - cada uma delas utilizando todos os seus quatro carros -, que completaram um total de 1222 voltas.

Os organizadores aproveitaram o dia para confirmar que seus carros de competição para a temporada inaugural, bem como o set dos de apoio, serão equipados com tecnologia de carregamento sem fio Qualcomm Halo™ - um sistema de carregamento indutivo, que permite que a bateria do carro possa ser carregada sem o uso de cabos. Com as especificações finais do set de carros de apoio a serem anunciadas em breve, a equipe técnica do campeonato testou dois BMW i8 e dois modelos BMW i3 com o objetivo de avaliá-los para serem o carro de segurança oficial da categoria (Safety Car), tanto de funções médicas quanto de extração.

Para mais informações sobre Formula E visite www.fiaformulae.com.

Sobre o FIA Formula E Championship:

 

A Fórmula E é um novo campeonato FIA com carros monopostos movidos exclusivamente a energia elétrica. Ela representa uma visão para o futuro da indústria automóvel, nas próximas décadas, servindo de quadro de investigação e desenvolvimento para todos os veículos elétricos, acelerando o interesse geral nestes carros e promovendo a sustentabilidade. Com início em setembro de 2014, o campeonato vai competir no coração de dez das cidades mais importantes do mundo - incluindo Londres, Pequim e Miami - correndo ao redor de seus marcos emblemáticos.

Para a temporada inaugural, dez equipes, cada uma com dois pilotos, irão protagonizar uma série de corridas única e emocionante, criada para atrair uma nova geração de fãs do esporte motorizado. Operando como um “campeonato aberto”, a série oferece aos fabricantes e construtores de automóveis a oportunidade de mostrar suas inovações de energia elétrica em um ambiente de corrida, projetando carros conforme as especificações técnicas estabelecidas pela FIA.

 

Sobre a FIA e Michelin – Parceiros de mobilidade hoje e amanhã:

Além de ser o fornecedor oficial de pneus da Formula E, a Michelin é um parceiro oficial, a nível internacional, da Ação FIA para a Campanha de Segurança Rodoviária. Este programa foi concebido para apoiar a Década de Ação para a Segurança Viária iniciada pelas Nações Unidas, cujo objetivo é salvar cinco milhões de vidas ao longo dos próximos dez anos. Este programa está configurado para educar e defender estradas, veículos e comportamentos mais seguros em todo o mundo.

FIA Formula E Championship - Teste 5, Donington Park - resultados (tempos combinados):

1.- Sebastien Buemi (e.dams-Renault, 1:31.792s
2.- Nicolas Prost (e.dams-Renault), 1:32.117s
3.- Franck Montagny (Andretti Autosport), 1:32.143s
4.- Bruno Senna (Mahindra Racing), 1:32.249s
5.- Sam Bird (Virgin Racing), 1:32.292s
6.- Lucas di Grassi (Audi Sport Abt), 1:32.293s
7.- Karun Chandhok (Mahindra Racing), 1:32.369s
8.- Jerome d'Ambrosio (Dragon Racing), 1:32.646s
9.- Stephane Sarrazin (Venturi), 1:32.663s
10.- Nick Heidfeld (Venturi), 1:32.775s
11.- Nelson Piquet (China Racing), 1:32.808s
12.- Jaime Alguersuari (Virgin Racing), 1:32.821s
13.- Charles Pic (Andretti Autosport), 1:32.841s
14.- Daniel Abt (Audi Sport Abt), 1:32.867s
15.- Jarno Trulli (Trulli), 1:32.892s
16.- Oriol Servia (Dragon Racing), 1:33.411s
17.- Antonio Garcia (China Racing), 1:33.469s
18.- Takuma Sato (Amlin Aguri), 1:35.425s
19.- Michela Cerruti (Trulli), 1:35.444s
20.- Katherine Legge (Amlin Aguri), 1:38.112s

Video: Fórmula E conclui com sucesso primeira simulação de evento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Top International – Formula E: Sebastien Buemi tops final Formula E test at Donington Park

e.dams-Renault driver leads the way ahead of season opener in Beijing

Sebastien Buemi (e.dams-Renault) set the fastest time on the final day of pre-season testing at Donington Park ahead of the opening round of the all-electric FIA Formula E Championship in Beijing on September 13.

The Swiss driver set a lap of 1:31.792s to top the timesheets over three-tenths clear of his team-mate Nicolas Prost, during a day where the 10 teams focused their attention on race simulations.

Buemi, who has now topped four of the five pre-season tests, was the early pacesetter clocking a 1:32.519s, edging out Virgin Racing’s Sam Bird and Dragon Racing’s Jerome d’Ambrosio in the morning session.

Meanwhile, Bruno Senna ended the day fourth fastest for Mahindra Racing ahead of Bird, who just pipped Audi Sport Abt’s Lucas di Grassi into sixth place. Karun Chandhok finished seventh for Mahindra Rachingahead of d’Ambrosio and Venturi’s Stephane Sarrazin. Nick Heidfeld rounded out the top 10 in the second Venturi car, with all 10 covered by less than a second.

“We’re really happy with today, especially being the last test before Beijing”, said Buemi. “We still have a few issues with the car which we need to work on and also to better understand the limits of the car. Overall we’re feeling good for the first race but we’ll have to wait and see, a lot of teams are also looking quick”.

On a bright but blustery day, the drivers had to deal with strong gusts of wind affecting the handling oftheir Spark-Renault SRT_01E cars.

“The wind was pushing quite a lot”, said Andretti Autosport’s Franck Montagny. “But it’s the same for everyone and we can’t change it, we just have to work with it and try to find a solution”.

E.dams-Renault now head to Beijing full of confidence as Prost ended the day in second place with Montagny third fastest overall. “We had a few issues with traffic today but overall it’s gone well and the team are now focused on Beijing, which is going to be a completely different experience for everyone”, said Nicolas.

“So far so good”, added Montagny. “In terms of lap time we’re not too bad, in terms of performance, true performance; in race mode we’re good too, so I’m quite confident”.

Chinese racer Ho-Pin Tung made his Formula E test debut with China Racing as he shared the running with Antonio Garcia, who set the fastest time of the pair.

More than 5,000 fans had registered to attend the final day of testing and the large turnout were able to see the team s, each running all four of their cars, complete a combined total of 1,222 laps.

The day also saw the series confirm that its course cars for the inaugural season will be fitted with Qualcomm Halo™ wireless charging technology – an inductive charging system which allows the car’s battery to be charged without the use of cables. With the final specification of car set to be announced shortly, the championship’s technical team tested two BMW i8 and two BMW i3 models with the aim to evaluate them for the series’ official safety, medical and extraction roles.

For more information on Formula E visit www.fiaformulae.com.

About FIA Formula E Championship:

 

Formula E is a new FIA championship featuring Formula cars powered exclusively by electric energy. It represents a vision for the future of the motor industry over the coming decades, serving as a framework for research and development around the electric vehicle, accelerating general interest in these cars and promoting sustainability. Commencing in September 2014, the championship will compete in the heart of 10 of the world's leading cities - including London, Beijing and Miami - racing around their iconic landmarks.

For the inaugural season, 10 teams, each with two drivers, will go head-to-head creating a unique and exciting racing series designed to appeal to a new generation of motorsport fans . Operating as an 'open championship', the series gives car manufacturers and constructors the opportunity to showcase their electrical energy innovations in a racing environment, designing cars to the technical specifications set out by the FIA.

 

About FIA & Michelin - Today’s partnersfor tomorrow’s mobility:

As well as being the official Formula E tyre supplier, Michelin is an official partner, at the international level, of the FIA Action for Road Safety campaign. This programme is designed to support the Decade of Action for Road Safety initiated by the UN, the aim of which is to save five million lives over the next ten years. This program is set up to educate and advocate for safer roads, vehicles and behaviours around the globe.

FIA Formula E Championship – Test 5, Donington Park – results (combined times):

1. Sebastien Buemi, e.dams-Renault, 1:31.792s
2. Nicolas Prost, e.dams-Renault, 1:32.117s
3. Franck Montagny, Andretti Autosport, 1:32.143s
4. Bruno Senna, Mahindra Racing, 1:32.249s
5. Sam Bird, Virgin Racing, 1:32.292s
6. Lucas di Grassi, Audi Sport ABT, 1:32.293s
7. Karun Chandhok, Mahindra Racing, 1:32.369s
8. Jerome d’Ambrosio, Dragon Racing, 1:32.646s
9. Stephane Sarrazin, Venturi, 1:32.663s
10. Nick Heidfeld, Venturi, 1:32.775s
11. Nelson Piquet, China Racing, 1:32.808s
12. Jaime Alguersuari, Virgin Racing, 1:32.821s
13. Charles Pic, Andretti Autosport, 1:32.841s
14. Daniel Abt, Audi Sport ABT, 1:32.867s
15. Jarno Trulli, Trulli, 1:32.892s
16. Oriol Servia, Dragon Racing, 1:33.411s
17. Antonio Garcia, China Racing, 1:33.469s
18. Takuma Sato, Amlin Aguri, 1:35.425s
19. Michela Cerruti, Trulli, 1:35.444s
20. Katherine Legge, Amlin Aguri, 1:38.112s

Video: Formula E completes first successful event simulation

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Última atualização ( Sex, 22 de Agosto de 2014 03:01 )