Perfil – Sebá Malucelli

Imprimir

( 15 Votos )

Para alguns que se entendem “puristas” do esporte a motor e em especial do kartismo nacional, ouvir falar em kart indoor (ou kart amador) invariavelmente é com apertar o botão de start de um jocoso sorriso irônico e o indefectível ar blasé de quem entende estar se falando de algo de somenos importância, de um “subesporte” sem qualquer qualidade técnico-desportiva. Ledo engano. Ledíssimo engano...

É sempre bom lembrar que pilotos de altíssima qualidade e hoje internacionalmente reconhecidos deram suas primeiras aceleradas em karts de locação, onde aprenderam os rudimentos do esporte e como controlar a “barata” no limite de aderência. Longe dessa errônea idéia de “esporte mixo”, campeonatos bem organizados e realizados com bólidos de locação são invariavelmente extremamente competitivos e uma boa escola para quem pretende ter uma sólida carreira no automobilismo de competição.

O piloto paulista Sebá Malucelli, de 21 anos de idade, é o exemplo típico desse fato incontroverso. Surgido das pistas e bons campeonatos de kart amador partiu para provas oficiais e em dois anos de carreira como kartista “profissional” faturou dois importantes títulos de campeão, em categorias extremamente disputadas e “brigando” com gente muito experiente e até com passagem pelo exterior.

Sem abandonar o kartismo amador e ao mesmo tempo em que lutava pelo segundo titulo em campeonatos oficiais “chapa branca”, Sebá encontrou tempo e fôlego para começar no automobilismo de competição, fazendo duas provas na Pick-Up Racing, classe de acesso e integrante da programação da Stock Car.

A temporada 2010 é seu terceiro ano como piloto filiado à CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo e, enquanto busca patrocínios para prosseguir no automobilismo, trocou os karts de motores quatro tempos pelos poderosos bólidos impulsionados por motores de dois tempos de ciclo. As vitórias já começaram e Sebá Malucelli mais uma vez é destaque do campeonato e um dos sérios candidatos ao título.

Quem é ele:

Nome: Sebastião Malucelli (Sebá)
Idade: 21 anos (13/12/1988)
Naturalidade: São Paulo (SP)
Categoria: Stock 125
Equipe: Massoni Racing
Chefe de Equipe: Marcelo Tchaca
Numero do Kart: 113, 13 e 31
Patrocínios: Badix
Escolaridade: Segundo ano da faculdade de Direito

Carreira:

2006 – Estréia no kart amador, na AKA no Kartódromo Kart-In
2007 – Kart amador na APKA e estréia na Pro-500 Light em dezembro
2008 – Campeão da Copa São Paulo de Kart Granja Viana em 2008 - Pró 500 Light
2009 – Campeão da Copa São Paulo de Kart Granja Viana em 2009 - Pró 500 principal
Em julho de 2009 estreou na Copa Vicar (Pick-up Racing), marcando os primeiros pontos da equipe gaúcha Motortech na temporada.
2010 – Stock 125

Início no kart amador:
07/06/2006
Provas disputadas na APKA: 517, sendo que em 240 delas chegou ao pódio:
1º lugar = 98
2º lugar = 71
3º lugar = 71
Poles = 92
Melhor volta = 100
Melhor volta com vitória = 55
Pole, melhor volta e vitória = 37

As primeiras aceleradas

Seguindo os passos de botas revelados em provas e (disputadíssimos) certames de kart amador, o piloto paulista Sebá Malucelli começou no já distante junho de 2006 a competir em um desse certames de excelência, o campeonato organizado pela APKA- Associação Paulista de Kart Amador, no seletivo circuito do kartódromo Kart-In – o maior kartódromo coberto da América Latina -.

A habilidade natural e capacidade de manter sempre um ritmo alucinante às voltas dadas no circuito amador logo tornaram Sebá um dos destaques da modalidade, fato que fica claro pelas estatísticas da APKA, já que em 517 provas disputadas na APKA, Malucelli conquistou nada menos que 240 pódios e mais de uma dezena de títulos em provas de curta e longa duração.

Em números exatos foram nada menos que 98 vitórias, 71 vezes completou na segunda colocação e 71 vezes foi terceiro colocado. Nessa “contabilidade” deve-se destacar que por 98 vezes Sebá partiu da pole position e em 100 corridas estabeleceu a melhor volta da prova.

Sentindo-se pronto para vôos mais altos, em dezembro de 2007 Sebá Malucelli estreou na Copa São Paulo de Kart Granja Viana, competindo na prova da categoria Pro 500 Light, classe que adota os mesmos bólidos utilizados no principal evento da modalidade no Brasil, a 500 Milhas Granja Viana. Maior grid dentre as categorias do campeonato, com mais de 30 karts na pista e “tripulados” por especialistas na modalidade e já em ritmo de preparação para a 500 Milhas, Sebá fez bonito, completando a corrida na sexta colocação.

No ano seguinte (2008) Sebá Malucelli disputou a temporada inteira da Pró 500 Light, conquistando seu primeiro titulo de campeão no chamado “kartismo profissional” e firmando-se como um dos expoentes de sua geração e despertando o reconhecimento do publico e da mídia especializada.

Subindo para a classe principal dos four stroke de endurance na Granja Viana na temporada seguinte (2009), Malucelli repetiu o feito e mesmo sendo novamente um rookie entre experientes pilotos, faturou o titulo de campeão da Pro 500 na Copa São Paulo de Kart Granja Viana.

Tudo isso sem perder o ritmo de campeão na APKA – que nunca abandonou – e, de quebra, fazendo aos 21 anos sua estréia no automobilismo nacional no mês de julho e em alto estilo.

Convidado pela agencia ViBrand, Sebá Malucelli disputou a etapa de Interlagos da Pick-Up Racing, uma das classes da Stock Car. Com a “imensa experiência” de apenas quinze voltas de treino e mais três voltas de classificação, Sabá foi um dos destaques da prova que completou na 14ª posição e marcando os primeiros pontos da equipe gaúcha Motortech na temporada. Em novembro do mesmo ano, novamente convidado, Malucelli correu na sétima rodada da Pick-Up Racing, realizada no circuito de Tarumã (RS) e mais uma vez impressionou à todos, recebendo a bandeira a quadros na 13ª posição.

Enquanto busca patrocínios para viabilizar a continuidade nas pick-ups, agora na Copa Montana da Stock Car, categoria que substituiu ao mesmo tempo a Pick-Up Racing e a Copa Vicar, Sebá Malucelli partiu na temporada 2010 para os bólidos de dois tempos de ciclo do kartismo nacional, ingressando na categoria Stock 125 da Copa São Paulo de Kart Granja Viana.

Na segunda etapa da temporada Sebá deixou seu cartão de visitas, vencendo de forma espetacular a prova da Stock 125. Restando duas etapas para o encerramento da fase classificatória, que definirá os efetivos candidatos ao titulo no play-off composto pelas três rodadas finais do campeonato, Sebá Malucelli ocupa a terceira posição na tabela de pontos e, certamente, é um dos favoritos ao titulo da categoria.

Pois é... Para quem (ainda) torce o nariz para piloto de kart indoor, está aí mais um bota de primeira grandeza que faz questão de destacar sua origem e que tem tudo para ser um ídolo no automobilismo internacional.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Última atualização ( Ter, 13 de Janeiro de 2015 13:09 )