Você está Aqui: Início

Nacional – Rally dos Sertões: Nos UTVs, a conquista mais emocionante: Collet/Gouvea sagra-se campeã após o improvável acontecer

E-mail Imprimir PDF

( 2 Votos )

Uma das conquistas mais improváveis da história do Sertões. A dupla enfrentou problemas na terceira etapa e foi penalizada com 9h30. Recuperou-se até subir para terceiro no acumulado. Mas no penúltimo dia de prova, os dois adversários a sua frente quebraram, foram penalizados e abriram caminho

Etapa do dia

  • 10ª Etapa final - 03/08 - sábado
  • GOIANÉSIA (GO) - GOIÂNIA (GO)
  • Deslocamento inicial: 7 km
  • Trecho especial: 123 km
  • Deslocamento final: 160 km
  • Total: 290 km

As maiores emoções da 21ª edição do Rally dos Sertões aconteceram no penúltimo dia de prova, na categoria UTVs. Tudo que parecia inimaginável aconteceu, abrindo caminho para a conquista do primeiro título nos UTVs da dupla Carlo Collet/ Marcos Gouvea (Can An Maverick), que comemorou muito hoje, na chegada em Goiânia, ao final dos 4.115 km de percurso dos quais 2.488 km de trechos cronometrados. Collet conta com 12 participações no Sertões e seis títulos. Foram 10 de quads, com cinco vitórias; e duas de UTVs, com a primeira conquista esse ano. O vice ficou com a dupla Rodrigo Varela/João Arena (Can An Comander), seguido por Bruno Sperancini/Lourival Roldan (Polaris RZR 900), em terceiro.

A última etapa da prova, entre Goianésia e Goiânia, teve 290 km total, dos quais 160 km cronometrados. Foi dia de levar na ponta dos dedos. A vitória ficou com Carlos Ambrosio/Dionizio Netto (Polaris RZR 900), seguido por Collet/Gouvea em segundo, e Varela/Arena, em terceiro.

Até ontem, tudo parecia definido. Sperancini/Roldan estavam confortáveis na liderança, com vantagem de 14min22 para Varela/Arena, em segundo; e Collet/ Gouvea aparecia em terceiro a 8h45 do líder.

Porém houve uma reviravolta completa. Logo no km 98 da especial de 264 km, um problema no motor tirou Sperancini/Roldan da disputa. Tudo indicava que a liderança iria para os jovens Varela e Arena, que ficariam bem tranquilos para conquistar o primeiro título. Mas como é Rally dos Sertões e tudo pode acontecer, a dupla foi surpreendida também, com a quebra dos prisioneiros da roda, no km 198.

Assim, ao final, tanto Sperancini como Varela foram penalizados com o tempo máximo de prova (5h30), e mais tempo pelos way points que perderam, além de não terem completado o deslocamento dentro do tempo máximo estipulado. No caso de Sperancini, o prejuízo em tempo foi maior, por conta da troca de motor.

“Rally dos Sertões é Rally dos Sertões. Só acaba quando chega aqui. Eu tinha esperanças. Se eles quebrassem, cairia na minha mão. Então, eu vim andando mais rápido também, para tirar diferenças. Sabia que qualquer penalidade, eu conseguiria. Eu estava meio assim, porque tinham dois na frente. Mas ai no penúltimo dia, que foi super puxado, super difícil, eu mesmo tive problemas. Quebrou uma roda, furaram dois pneus, mas eles tiveram mais problemas que eu e não conseguiram acabar e ai veio o título”, esclareceu Collet.

“O rali foi legal, bem duro, mas foi um super rali! O Jalapão como sempre também bem duro, mas valeu, foi ótimo. Eu já disputei 12 Sertões e ganhei seis. Foram 10 de quads e eu ganhei cinco. E agora dois de UTVs e eu ganhei um. Hoje vim nas pontas dos dedos”, vibrou Collet. A dupla venceu o Prólogo e mais cinco etapas, das nove.

Para o jovem Rodrigo Varela, 22 anos, filho do supercampeão de carros, Reinaldo Varela, por tudo, ficar com o vice ficou de bom tamanho em sua estreia na categoria. Em 2009 e 2010, Rodrigo competiu de quadriciclo. "O rali foi muito bom, muito duro, muita pedra, erosão, foi diferente para mim, no meu primeiro ano de UTV. Gostei bastante de como dirigir, um volante ao invés de um guidão. O UTV se comportou muito bem. Ontem tivemos um probleminha, que acabou tirando a liderança das nossas mãos. Mas hoje conseguimos terminar e o vice também está de ótimo tamanho", comemorou.

Sobre as ocorrências de ontem, Rodrigo contou: "A gente ficou tranquilo na hora que viu o Bruno parado. Até paramos para perguntar se precisava de alguma coisa e a partir dali, tiramos um pouco o pé, para completar a especial com mais calma e tentar não quebrar. Mas a gente acha que os prisioneiros da roda estavam meio trincados e do nada ela soltou e ai foi embora o título..."

Resultado 10ª etapa UTVs (extra-oficial)

1. Carlos Ambrosio/Dionizio Silva Neto 01:48:35
2. Carlo Collet/Marcos Gouvea 01:51:24
3. Rodrigo Varela/Joao Arena 01:59:12
4. Marcos Regadas Filho/Andrews Costa 02:30:00
5. Bruno Sperancini /Lourival Roldan 02:30:00
6. Fabio Campos/Adeilton Santos 02:30:00

Resultado acumulado UTVs (extra-oficial)

1. Carlo Collet/Marcos Gouvea 48:31:52 -
2. Rodrigo Varela/Joao Arena 52:09:19 + 03:37:26.2
3. Bruno Sperancini /Lourival Roldan 71:05:43 + 22:33:50.6
4. Marcos Regadas Filho/Andrews Costa 82:13:41 + 1d 09:41:4
5. Carlos Ambrosio/Dionizio Silva Neto 89:42:24 + 1d 17:10:3
6. Fabio Campos/Adeilton Santos 166:29:41 + 2d 21:57:4



Fernanda Gonçalves

 

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Car para a sua publicação.
O Planet Car reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Car , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar