Você está Aqui: Início

Nacional – Rally dos Sertões: Nos Carros a maioria completa Maratona sem muitas dificuldades. Fanciosi/Capoani é melhor dupla do Brasil

E-mail Imprimir PDF

( 1 Voto )

Dupla se destaca, termina em terceiro, assume a liderança na Protótipos T1 e segundo na geral. Nas demais categorias, líderes se mantêm. Peterhansel/Cottret vence a sexta, com Spinelli/Haddad em segundo. Nos caminhões, trio Piano/Mendes/Sales vence. Amanhã o maior teste, rumo ao deserto do Jalapão

 

Etapa do dia

  • 6ª Etapa - 30/07 - terça-feira
  • NATIVIDADE (TO) - PALMAS (TO)
  • Deslocamento inicial: 27 km
  • Trecho de Especial: 355 km
  • Deslocamento final: 43 km
  • TOTAL: 424 km

Sem poder contar com apoio mecânico ao final do dia de ontem, a maioria dos competidores de carros passou sem grandes dificuldades pela etapa Maratona, concluída hoje, com a chegada a Palmas (TO). Foi uma etapa de muita velocidade. Os franceses Stephane Peterhansel e Jean-Paul Cottret (Mini All4 - categoria T1 FIA) venceram a sexta seguida e continuam imbatíveis. Em segundo, Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, com Mitsubishi ASX, vem recuperando posições, após problema enfrentando no segundo dia, quando caiu para a 16ª posição. Hoje ocupa o quarto lugar no acumulado. Amanhã será outro grande teste de resistência. É dia de entrar no deserto do Jalapão, percorrer a maior especial de todos os tempos com 514 km e o maior percurso total até agora: 746 km. Uma especial completíssima. Os competidores farão um laço, saindo de Palmas e voltando a Palmas.

O destaque do dia foi a disputa da categoria Protótipos T1, que teve vitória da dupla João Franciosi/Rafael Capoani (Mitsubishi Triton R), que subiu da quarta posição para a liderança, com vantagem de apenas 19 segundos em relação a Klever Kolberg/Flavio França (T-Rex), agora em segundo no acumulado. João Cardoso/Sidinei Broering (Evoque), que estavam em terceiro, bem próximos de Kolberg, tiveram um acidente e forfetaram. A segunda posição do dia ficou com Romeu Franciosi/Rogerio Almeida (Mitsubishi Triton R), seguido em terceiro por Davison Rabecchi/Deco Muniz (Mitsubishi Triton SR).

"Passamos o Klever no geral, mas por uma margem muito pequena e que poderia ter sido maior. A especial estava perfeita e estávamos muito bem, tudo se encaixava perfeitamente. No finalzinho, tivemos um pneu furado e fomos bem rápidos na troca, mas ai o carro ficou sem motor de arranque e demorou para fazermos o motor voltar a pegar para o carro sair. De qualquer forma, é uma evolução. Vamos ver amanhã que o dia não vai ser fácil", relatou Franciosi, campeão do Sertões em 2006.

Kolberg contou que rodou e demorou para sair. "Pouco antes do km 200 da especial acabei rodando e o motor apagou. Como o motor fica muito quente, o motor de arranque não consegue funcionar normalmente então tentei dar um tranco de ré, mas aí o carro enroscou em um barranco. Demorou uns dez minutos até que passasse o primeiro carro que estava atrás de nós. Ficamos pouco mais de 20 minutos tentando tirar o carro, até que o Jorley (Amaral Junior, do carro 231 da Mobil MEM Motorsports) parou para nos ajudar a fazer o carro pegar. Depois viemos no mesmo ritmo de antes e já começamos a preparação para amanhã com uma revisão completa no carro e a troca de algumas peças. Piloto e navegador também ‘fazem revisão’ hoje, começando a se hidratar desde já porque amanhã vamos ter uma pedreira e tanto pela frente", descreveu Kolberg, bicampeão da prova.

João Cardoso também errou e pagou caro. "Logo no começo da especial, 500 metros depois da largada, perdi o ponto de freada e o carro foi parar no meio da mata, sobre uns troncos de árvores e pedras gigantes, prejudicando bastante a parte de baixo do carro. Infelizmente tivemos que forfetar", lamentou.

Peterhansel destacou as altas velocidades do dia. "Hoje foi bem diferente de ontem e pudemos cumprir a especial com uma média de mais de 100 km/h. Acho que alcançamos os 184 km/h. Dois dias atrás, quando também tivemos uma especial rápida, a média havia sido de 90 km/h. Enfim, foi um dia para acelerar bem. Amanhã vai ser um dia bem longo e muito difícil para todos, mas nosso carro está muito bem acertado".

Na categoria Pro Brasil, a vitória do dia ficou com Marcos Cassol/Luis Felipe Eckel (Mitsubishi Triton R), seguidos por Jorley Jr/Maykel Justo (Sherpa) em segundo e Zeca Sawaya/Marcelo Haseyama (Mitsubihi L200RS) em terceiro. A liderança permanece com Cassol/Eckel com vantagem de 42 minutos para Jorley/Justo.

Na Super Production, vitória de Gunter Hinkelmann/Pipo Mirone (Mitsubishi L200RS), seguido por Rafael Cassol/Lelio Junior (Mitsubishi Triton R) em segundo; e Regis Maia/Ana Carolina Braga (VW Amarok) em terceiro. Mas a liderança permanece com
Glauber Fontoura/Minae Miyauti (Triton R) com apenas 10 minutos de vantagem sobre Cassol/Carneiro.

Na Production T2, vitória da dupla Rodrigo Leis/Ronald Leis (Mitsubishi TR4), seguido por Willem Van Hees/Doris Van Hees (Troller) em segundo, e Ulysses Marinzeck/João Ribeiro (Troller) em terceiro. A liderança no acumulado permanece com Marinzeck/Ribeiro com 48 minutos de vantagem para Leis/Leis.

Caminhões

Na disputa dos caminhões pesados, que teve especial mais curta (182 km), quarta vitória do trio Edu Piano/Solon Mendes/Antonio Sales (Ford Racing Trucks), que se mantém na liderança isolada com 1h39min sobre o trio da Mercedes Benz, Guido Salvini/Flavio Bisi/ Fernado Chwaigert.

Edu Piano destacou que o dia de amanhã será decisivo. "Tanto ontem quanto hoje foram dias bem difíceis. A especial de hoje passou em alguns trechos bem fechados e acabamos o dia com algumas trincas no para-brisa. Conseguimos andar bem nesses dois dias e abrimos mais vantagem sobre o segundo colocado. Tivemos problemas no freio ontem e hoje, segurando o caminhão no câmbio. Amanhã vai ser um dia decisivo para nós dentro do Jalapão. O objetivo é continuar nesse ritmo e fazer uma especial sem nenhum problema e depois só administrar essa vantagem", disse.

Guido Salvini destacou que teve quebra no câmbio e isso complicou bastante o resultado final. "A especial de hoje era bastante rápida e no início conseguimos desenvolver bem o nosso ritmo. Chegamos a abrir quatro minutos de vantagem para o nosso adversário. Mas o veículo apresentou um problema no câmbio e tivemos que parar e fazer o reparo. O prejuízo de tempo foi grande, mas conseguimos chegar ao final. Ainda faltam quatro dias de corrida e dá tempo de buscar esse resultado."

Resultado 6ª etapa Carros (extra-oficial):

Geral
1. STEPHANE PETERHANSEL/JEAN-PAUL COTTRET 03:29:51
2. GUILHERME SPINELLI/YOUSSEF HADDAD 03:43:18
3. JOAO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI 03:48:54
4. MARCOS CASSOL/LUIS FELIPE ECKEL 03:52:03
5. ROMEU FRANCIOSI/ROGERIO ALMEIDA 03:52:50
6. JORLEY JR./MAYKEL JUSTO 03:53:56
7. GUNTER HINKELMANN/PIPO MIRONE 03:56:00
8. ZECA SAWAYA/MARCELO HASEYAMA 03:57:10
9. LUIZ FACCO/HUMBERTO RIBEIRO 03:57:55
10. HUGO RODRIGUES/KAIQUE BENTIVOGLIO 03:58:49

T1 FIA
1. STEPHANE PETERHANSEL/JEAN-PAUL COTTRET 03:29:51
2. GUILHERME SPINELLI/YOUSSEF HADDAD 03:43:18

Protótipos T1
1. JOAO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI 03:48:54
2. ROMEU FRANCIOSI/ROGERIO ALMEIDA 03:52:50
3. DAVISON RABECCHI/DECO MUNIZ 04:01:58

Pró Brasil
1. MARCOS CASSOL/LUIS FELIPE ECKEL 03:52:03
2. JORLEY JR./MAYKEL JUSTO 03:53:56
3. ZECA SAWAYA/MARCELO HASEYAMA 03:57:10

Super Prodution
1. GUNTER HINKELMANN/PIPO MIRONE 03:56:00
2. RAFAEL CASSOL/LELIO CARNEIRO JR. 03:58:50
3. REGIS MAIA/ANA CAROLINA BRAGA 04:03:59

Production T2
1. RODRIGO LEIS/RONALD LEIS 04:23:09
2. WILLEM VAN HEES/DORIS VAN HEES 04:30:03
3. ULYSSES MARINZECK FILHO/JOAO VICTOR RIBEIRO 04:31:05

Resultado Acumulado Carros (extra-oficial):

Geral
1. STEPHANE PETERHANSEL/JEAN-PAUL COTTRET 14:28:31
2. JOAO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI 15:55:46 +01:27:15.70
3. KLEVER KOLBERG/FLAVIO FRANCA 15:56:06 +01:27:35.10
4. GUILHERME SPINELLI/YOUSSEF HADDAD 16:00:08 +01:31:37.70
5. MARCOS CASSOL/LUIS FELIPE ECKELl 16:13:39 +01:45:08.20
6. GLAUBER FONTOURA/MINAE MIYAUTI 16:47:31 +02:19:00.10
7. JORLEY JR./MAYKEL JUSTO 16:48:01 +02:19:30.80
8. MAURO GUEDES/NEURIVAN CALADO 16:56:18 +02:27:47.10
9. RAFAEL CASSOL/LELIO CARNEIRO JR. 16:57:05 +02:28:34.00
10. ROMEU FRANCIOSI/ROGERIO ALMEIDA 17:29:26 +03:00:55.70

T1 FIA
1. STEPHANE PETERHANSEL/JEAN-PAUL COTTRET 14:28:31
2. GUILHERME SPINELLI/YOUSSEF HADDAD 16:00:08

Protótipos T1
1. JOAO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI 15:55:46
2. KLEVER KOLBERG/FLAVIO FRANCA 15:56:06
3. ROMEU FRANCIOSI/ROGERIO ALMEIDA 17:29:26

Pró Brasil
1. MARCOS CASSOL/LUIS FELIPE ECKELl 16:13:39
2. JORLEY JR./MAYKEL JUSTO 16:48:01
3. MAURO GUEDES/NEURIVAN CALADO 16:56:18

Super Prodution
1. GLAUBER FONTOURA/MINAE MIYAUTI 16:47:31
2. RAFAEL CASSOL/LELIO CARNEIRO JR. 16:57:05
3. MARCELO DAMINI/ELSON OLIVEIRA 18:00:37

Production T2
1. ULYSSES MARINZECK FILHO/JOAO VICTOR RIBEIRO 19:03:47
2. RODRIGO LEIS/RONALD LEIS 19:52:49
3. CRISTIANO ROCHA/ANDERSON GERALDI 20:31:44

Resultado 6ª etapa Caminhões (extra-oficial):

1. EDU PIANO/SOLON MENDES/ANTONIO SALES 02:13:35
2º GUIDO SALVINI NETTO/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT 03:25:59

Resultado acumulado Caminhões (extra-oficial):

1. EDU PIANO/SOLON MENDES/ANTONIO SALES 10:55:05 -
2. GUIDO SALVINI NETTO/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT 12:34:31 +01:39:26.6

7ª Etapa - 31/07 - quarta-feira

  • PALMAS (TO) - PALMAS (TO)
  • Deslocamento inicial: 109 km
  • Trecho de Especial: 514 km
  • Deslocamento final: 122 km
  • TOTAL: 746 km

Uma das maiores etapas e uma das maiores especiais de todos os tempos. Completíssima com todos os tipos de terrenos. Começa com estradas de média com muitas erosões e depressões, seguindo por trechos mais travados com muitas pedras, pontes de toras e areia. Travessias de rios fazem parte desta especial fantástica. Segue por estradas de cascalho com longas retas até entrar definitivamente nas areias do Jalapão. Haverá um abastecimento para os carros. A prova volta a ficar travada com um pequeno trecho de trial seguindo sinuosa e com piso melhor até o final. Nesta etapa os caminhões terão uma especial de 142 km.



Fernanda Gonçalves

 

Última atualização ( Qua, 31 de Julho de 2013 06:16 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Car para a sua publicação.
O Planet Car reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Car , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar