Você está Aqui: Início

Nacional – Rally dos Sertões: Em etapa maratona, UTVs mostram resistência

E-mail Imprimir PDF

( 1 Voto )

Começou nesta segunda-feira a primeira "perna" da etapa maratona do 21º Rally dos Sertões. Os 295 quilômetros já entraram no Jalapão e pediu cuidado, afinal, o apoio mecânico foi proibido neste dia O 21º Rally dos Sertões entrou nesta segunda-feira no Estado do Tocantins, e pela terceira vez em sua história, pousou na cidade de Natividade. Hoje foi realizada a 5ª etapa da competição, e com ela, a primeira fase da etapa maratona - na qual os veículos não recebem manutenção mecânica ao final do dia.

Desta forma, para evitar qualquer ocorrência mecânica que comprometesse a largada de amanhã (a 6ª etapa), pilotos e navegadores adotaram uma única estratégia: poupar o equipamento para manter-se vivos na disputa. O percurso total teve 487 quilômetros, com 295 quilômetros de especial. "Por ser etapa maratona, o mais importante é chegar, e conseguimos. Foi uma prova muito boa, o UTV está resistindo bem, não apresentou nenhuma falha mecânica... Está perfeito. O resultado de hoje foi bastante positivo e tentaremos manter esse ritmo amanhã", declarou Carlos Ambrósio, que compete ao lado do navegador Dionízio Silva Neto, a bordo de um Polaris RZR XP 900 Jagged X. A dupla finalizou na 3ª posição, no tempo de 05h05min13s.

"Foi uma especial difícil demais... Principalmente, em comparação aos dias anteriores", opinou o piloto Bruno Sperancini, que conta com a navegação de Lourival Roldan. A dupla soube dosar a velocidade sem perder a ousadia, e terminou a 5ª etapa em 2º lugar, com 04h59m52s, mantendo-se na liderança da categoria UTV. "Abrimos vantagem sobre o segundo colocado e chegar entre os primeiros na etapa maratona é o que todo competidor quer... Estamos bem satisfeitos com a nossa performance e a do nosso UTV", afirmou Sperancini que pilota um Polaris RZR XP 900.

A etapa maratona continua

No total, são 900 quilômetros sem apoio mecânico e, até aqui, cumpriram 300 quilômetros. "Ainda faltam 600 quilômetros, e a maratona só termina no final da especial de amanhã", disse consciente Roldan. Por isso, continuar poupando a máquina se fará necessário. Somente ao final do dia, quando chegarem à Palmas, TO, que os veículos receberão o tratamento que merecem.

Mas, como típico de um Rally dos Sertões, a 6ª etapa terá 355 quilômetros de especial e será uma prova rápida. O piso predominante é de piçarra e cascalho, seguindo por trechos de longas retas. As areias do Jalapão estarão no caminho (mas em menor proporção), e o terreno batido beneficiará a alta velocidade.

Classificação - 5ª etapa - 29 de julho na Categoria UTV (Porangatu, GO, a Natividade, TO):

1º Carlo Collet e Marcors Gouvea, 04h49min45s
2º Bruno Sperancini e Lourival Roldan, Polaris RZR XP 900, 04h59min52s
3º Carlos Ambrosio e Dionízio Silva Neto, Polaris RZR XP 900 Jagged X, 05h05min13s
4º Rodrigo Varela e João Arena, 05h06min17s
5º Fábio Campos e Adeilton Santos, Polaris RZR XP 900, (NC)
6º Marcos Regadas Filho e Andrews Costa, Polaris RZR XP 900, (NC)

Classificação geral até a 5ª etapa na Categoria UTV:

1º Bruno Sperancini e Lourival Roldan, Polaris RZR XP 900, 14h41min54s
2º Rodrigo Varela e João Arena, 15h16min03s
3º Carlo Collet e Marcos Gouvea, 25h01min49s
4º Carlos Ambrosio e Dionízio Silva Neto, Polaris RZR XP 900 Jagged X, 26h49min53s

Roteiro - 21º Rally dos Sertões

  • 30 de julho - Etapa 6 - Natividade a Palmas, TO
  • 31 de julho - Etapa 7 - Palmas a Palmas, TO
  • 01 de agosto - Etapa 8 - Palmas, TO, a Minaçu, GO
  • 02 de agosto - Etapa 9 - Minaçu a Goianésia, GO
  • 03 de agosto - Etapa 10 - Goianésia a Goiânia, GO - Premiação na chegada




Isis Moretti

 

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Car para a sua publicação.
O Planet Car reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Car , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar