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Top Internacional – Rally: Aterrisagem forçada compromete chances de Varela e Gugelmin em Abu Dhabi

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Tempestade de areia encurta a primeira etapa do Desert Challenge Uma duna mais alta do que o esperado reduziu drasticamente as chances de Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin na luta pela vitória no Abu Dhabi Sealine Desert Challenge, a segunda etapa da Copa do Mundo FIA de Rally Cross Country, prova iniciada hoje, nos Emirados Árabes Unidos. Por causa da altura maior o pouso acabou num choque contra o piso substancialmente mais forte do que o esperado e as consequências atingiram piloto e carro: Reinaldo sofreu uma forte contusão no pulso direito e a estrutura que dá apoio ao turboalimentador ficou severamente danificada, o que reduziu o rendimento do motor. Problemas atmosféricos também afetaram a programação de hoje: a prova começou com atraso de cinco horas por causa de uma tempestade de areia, condição que fez os organizadores a reduzir em 40% o percurso de hoje para os automóveis e caminhões e cancelar a etapa para motos e quadriciclos.

O dia amanheceu com tempo ruim e, na esperança de que tudo fosse melhorar, os organizadores retardaram o início da prova das 9 horas - horário previsto para a largada do primeiro carro -, para as 14 horas locais, 7 horas de Brasília. Uma tempestade de areia forte o suficiente para impedir o vôo de helicópteros acabou levando à redução da primeira etapa de para automóveis e caminhões dos 290 km previstos para cerca de 190. Líderes do campeonato graças à vitória obtida no Italian Baja, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin elogiaram a decisão dos organizadores:

"Se para os carros e caminhões a locomoção pelo deserto sob uma tempestade de areia já estava praticamente impossível, as motos e quadriciclos não teriam qualquer chance", comentou Varela antes de completar que "os organizadores agiram corretamente."

Mohammed Bem Sulayem, o presidente do Automóvel e Touring Clube dos Emirados Árabes Unidos declarou que não havia outra decisão a ser tomada que não fosse a interrupção da prova, mas se mostrou confiante que tudo voltará ao normal amanhã:

"A meteorologia prevê melhores condições climáticas para amanhã e a segunda etapa, está confirmada. Hoje os helicópteros não tinham condições de voar e a visibilidade em solo estava tremendamente reduzida. A segurança dos competidores, do público e dos organizadores é nossa prioridade e, por isso, fomos obrigados a cancelar a etapa das motos e quadris e encurtar a dos autos e caminhões".

Após várias tentativas de recuperar o funcionamento do turboalimentador a dupla do Divino Fogão Rally Team conseguiu desligar o equipamento e seguir em comboio para o parque de apoio que marca o final desta etapa. Desse grupo também faz parte a dupla Marcos Moraes / Du Sachs. Unicos brasileiros a concluir a etapa, Guiga Spinelli e Youssef Haddad terminaram o dia na quarta colocação, sendo que os argentinos Lucio Alvarez e Bernardo Graue foram os competidores que cobriram o percurso parcial de hoje no menor tempo: 1h53´46.

A continuidade de Varela e Gugelmin na competição vai depender do estado de saúde do piloto e da recuperação do turboalimentador da Mitsubishi Pajero, como descreve Gustavo Gugelmin:

"A gente aterrissou de mau jeito e o choque foi muito forte. O Varela está com problemas até para trocar de marcha e vai precisar de cuidados médicos quando chegarmos ao bivouac. Acredito que o problema da turbina, cujas conexões foram severamente danificadas na aterrissagem imprevista, possa ser resolvido, mas isto só saberemos quando chegarmos ao parque de apoio".

Resultado extra-oficial da primeira etapa:

1) Lucio Alvarez (ARG) / Bernardo Graue (ARG), Toyota Hilux, 1h53´46
2) Nani Roma (ESP) / Michel Perin (FRA), Mini All 4 Racing, 1h57´03
3) Erik Van-Loon (NLD) / Rosegaar Wouter (NLD), HRX Ford, 2h00´56
4) Guilherme Spinelli (BRA) / Youssef Haddad (BRA), Mitsubishi ASX, 2h9´04
5) Mohammed Al-Mansoori (ARE) / Imad Nabhan (SYR), Nissan, 2h10´56




Wagner Gonzalez

 

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