Você está Aqui: Início

Top Internacional - FIA GT: BMW Sports Trophy Team Brasil estréia em Nogaro marcando pontos

E-mail Imprimir PDF

( 1 Voto )

Cacá Bueno e Allam Khodair completaram a Corrida Classificatória em sétimo no geral e quinto na categoria Pro Cup. Ricardo Zonta e Sérgio Jimenez ficaram uma posição atrás dos companheiros. Nesta segunda, os pilotos largam entre os Top 10 na Corrida Principal (9h15 - ao vivo no SporTV 2)

O BMW Sports Trophy Team Brasil disputou neste domingo (dia 31/03) a primeira prova da etapa inaugural do FIA GT Series 2013, no autódromo Paul Armagnac, em Nogaro (Fra). As duplas Cacá Bueno/ Allam Khodair (BMW Z4 #0) e Ricardo Zonta/ Sergio Jimenez (BMW Z4 #21) terminaram a Corrida Classificatória (Qualifiyng Race) em sétimo e oitavo, respectivamente, e quinto e sexto na categoria Pro Cup. Com o resultado, marcaram os primeiros pontos para a única equipe 100% brasileira na história do campeonato.

Após uma hora de disputas, a vitória ficou com o nove vezes campeão mundial de rali, Sebastien Loeb, que estreia na categoria ao lado do português Alvaro Parente.

A prova definiu as posições no grid para a Corrida Principal (Main Race), que acontecerá nesta segunda-feira (1º de abril - feriado na França), a partir das 9h15 (de Brasília), e será transmitida ao vivo pelo SporTV 2. Diferente da corrida deste domingo, onde apenas seis pilotos de cada categoria pontuaram (8, 6, 4, 3, 2, 1), a prova de amanhã terá 10 pilotos marcando pontos, com maior peso (25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2, 1).

Loeb e Parente, que já tinham um ponto pela pole de ontem na categoria Pro, lideram com 9 pontos e saem na frente novamente amanhã. Os pilotos brasileiros dividem a quarta fila. Cacá larga com o BMW Z4 #0 em sétimo e Zonta sai em oitavo com o carro #21.

 

Corrida Classificatória

No BMW Sports Trophy Team Brasil, Khodair foi o responsável por largar com o carro #0. Depois de ter se classificado em sétimo, a dupla ganhou duas posições no grid em virtude das punições aos pilotos Andreas Zuber/ Mike Parisy (que largariam em segundo) e Carlos Vieira/ Cesar Campanico (que partiriam da sexta posição). Zonta e Jimenez ganharam uma posição na largada, partindo do décimo posto.

Khodair, que chegou a ganhar uma posição na largada, passou grande parte da prova em quarto e entregou o carro para Cacá Bueno na quinta colocação. A parada da equipe foi muito boa, mas ao voltar para a pista Cacá passou a ter problemas com a pressão da bomba de combustível, perdeu posições e depois de alguns procedimentos conseguiu resolver o problema. No final, era um dos pilotos mais rápidos na pista, conseguindo garantir os primeiros pontos.

"O pit stop foi bom e voltei em terceiro para a pista, mas desde a minha primeira volta faltava pressão na bomba de combustível. Felizmente, após alguns procedimentos, liguei e desliguei os sistemas eletrônicos e deu certo. Então foi a hora de remar e consegui subir de 12º para sétimo, virando tempos iguais aos pilotos que brigaram pela terceira posição", comentou o pentacampeão da Stock Car.

"Achei que iríamos largar em último amanhã, mas conseguimos nos recuperar. Não foi tão bom, poderíamos ter brigado pelo pódio, mas dentro do que aconteceu o sétimo lugar não foi tão ruim", completou Bueno.

Khodair também respirou aliviado ao final da sua primeira corrida na categoria. "Eu estava preocupado com a largada, porque não sabia o ‘timing’ do diretor de prova e a asa do concorrente da minha frente era muito alta. Então, tive que tirar um pouquinho pra ver, mas consegui acelerar no momento certo e, mesmo me enroscando com o Audi que ganhou no ano passado aqui, saí em quarto, o que foi positivo", contou.

"Ainda estamos aprendendo a trabalhar com este pneu, e o carro ficou dianteiro na prova. Agora temos que trabalhar para melhorar isso e quem sabe brigar pelo pódio amanhã", disse Khodair.

Jimenez teve um começo mais complicado. Depois de largar bem e ganhar posições, o piloto levou um toque e quase rodou. Na segunda curva, um dos carros saiu na sua frente e o piloto foi obrigado a frear, perdendo quatro posições. "O equilíbrio do carro não estava tão bom no começo da prova. Mudamos o acerto da classificação para a corrida, mas passamos do ponto e ele estava siando de frente. Alguns carros estavam com problemas, com os pneus dianteiros furando e então fiz de tudo para me manter na pista até a parada. Com o tanque menos cheio, o carro melhorou um pouco e o Ricardo conseguiu um ritmo excelente para marcar o nosso primeiro ponto", declarou o paulista.

Único brasileiro campeão na categoria, em 1998, Zonta destacou que o saldo foi positivo, além de finalmente ter conseguido andar mais tempo com o carro. "A equipe trabalhou bem no pit stop e ganhamos quatro posições. Ainda precisamos adaptar o acerto ao nosso estilo de guiada para atingir o limite do carro e andar mais rápido", finalizou.

Antes da prova desta segunda-feira, os pilotos terão trinta minutos de warm up, entre 4 e 4h30 (de Brasília).

O BMW Sports Trophy Team Brasil tem o patrocínio da BMW do Brasil e Banco BMG, co-patrocínio das empresas Ser-Glass e TecPro e apoio Beta Ferramentas e Salsa.

Os melhores na Corrida Classificatória em Nogaro / Grid Corrida Principal:

1. S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C) 39 voltas em 1h00min20s554 *
2. N. Mayr-Melnhof / R. Rast (Belgian Audi Club Team WRT / Audi R8 LMS) a 5s323 **
3. M. Buhk / A.Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3) a 5s511 *
4. A. Kumpen / E. Ide (Phoenix Racing / Audi R8 LMS) a 25s257 *
5. C. Campanico / C.Viera (Novadriver / Audi R8 LMS Ultra) a 25s928 **
6. K. Chandhok / J. Seyffarth (SMS Seyffarth Motorsport / Mercedes SLS AMG GT3) a 41s088 *
7. C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4) a 47s646 *
8. R. Zonta / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4) a 49s278 *
9. M. Stumpf / C. Ricci (ACL by Rodrive Competicoes / Ford GT) a 58s852 **

10. A. Zuber / M. Parisy (Sebastian Loeb Racing / McLaren MP4-12C) a 59s938 *
* Categoria Pro
** Categoria Pro-Am


Classificação do Campeonato (categoria Pro):

1. S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C) 9 pontos
2. M. Buhk / A.Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3) 6
3. A. Kumpen / E. Ide (Phoenix Racing / Audi R8 LMS) a 25s257 4
4. K. Chandhok / J. Seyffarth (SMS Seyffarth Motorsport / Mercedes SLS AMG GT3) 3
5. C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4) 2
6. R. Zonta / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4) 1




Fernanda Gonçalves

 

Última atualização ( Qua, 03 de Abril de 2013 23:08 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Car para a sua publicação.
O Planet Car reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Car , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar