Você está Aqui: Início

Top Internacional – FIA GT Series: Emocionante sessão de qualificação vê Rast levar a pole

E-mail Imprimir PDF

( 1 Voto )

O germânico René Rast fez uma volta soberba esta tarde no desafiador circuito de Nogaro, para reivindicar a pole position da a primeira etapa de 2013 do FIA GT Series.

O piloto do Belgian Audi Club WRT conduziu com maestria seu Audi R8 LMS Ultra e cravou sua melhor volta em 1m26s091, pondo fim a uma disputa com o português Álvaro Parente da Sebastien Loeb Racing, que, com sua McLaren MP4-12C, terminou a Superpole a apenas 0s009 de diferença do alemão. Nove milésimos de segundo significa um quarto do tempo gasto pelo olho humano para dar uma simples piscada...

Depois de uma forte chuva, que lavou todo o circuito – e levou embora a borracha que garantia grip no traçado -, a pista ficando mais rápida durante toda a sessão, Rast fez uma primeira volta quase perfeita, sabendo tirar com perfeição o melhor proveito dos pneus Pirelli, Rast voou pelo circuito em sua segunda volta da 'Superpole' e garantiu a posição de honra, além da animada festa no box da Belgian Audi Club WRT.

À bordo do Audi com inscrição belga, os companheiros de equipe Niki Mayr-Melnhof e René Rast vão largar na pole position da Qualifying Race (corrida de qualificação), que será um sprint de uma hora de duração e marcará a arrancada do que promete ser uma emocionante temporada do FIA GT Series. O Audi #12 também foi o carro mais rápido da classe PRO-AM, liderando amanhã à tarde os quatro carros da PRO Cup no primeiro grid do ano.

"Estou muito feliz com todo o trabalho na qualificação", disse Rast. "Tivemos uma pista com condição de muita dificuldade, na primeira qualificação a pista estava seca, depois tivemos algumas voltas com a pista úmida e devo dizer que contamos com uma estratégia muito boa, os rapazes da WRT fizeram um ótimo trabalho e eu estou ansioso para a ‘corrida de qualificação’ amanhã. Para mim isto tudo é novidade, mas estou realmente muito feliz até agora", concluiu o piloto que veio da Porsche Super Cup e venceu na classe GT a 24 Horas de Daytona de 2012.

O par McLaren MP4-12C da Sebastien Loeb Racing promete ser a sombra do Audi R8 LMS ultra alinhado na pole position e querem, desde a largada, manter pressão máxima sobre o Audi, o que nos faz aguardar por uma corrida emocionante na tarde desse domingo.

Residente em Pau, Mike Parisy está competindo em uma pista que é considerada seu “quintal de casa” e, até por isso, era antecipadamente um dos favoritos à conquista da pole position. Não deu certo, mas Parisy ficou satisfeito com a segunda posição no grid de largada com o #10 Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C, após ter estabelecido sua melhor passagem em 1m26s100, a ínfimos 0s009 da pole. Parisy e seu companheiro de equipe Andreas Zuber ficaram na frente do primeiro carro da equipe, da dupla formada pelo “patrão” Sebastien Loeb e o veloz português Álvaro Parente, piloto oficial da McLaren. Estão em excelente posição para a largada da temporada 2013, mas, modestamente, afirmam que o objetivo da dupla é de apenas conquistar alguns pontos úteis para o campeonato na corrida de qualificação da na tarde de domingo. Nessa prova apenas os seis primeiros marcam pontos no campeonato.

"Temos que ter em mente que estas duas corridas são apenas a primeira etapa na vida da Sebastien Loeb Racing, mas é bom estar bem e na frente", afirmou Parisy. "Estou realmente feliz por conquistar esse primeiro segundo posto para a equipe. É uma satisfação real, mas eu tenho que ficar atento, pois o nível da competição é muito alto e temos pilotos incríveis na FIA GT Series. Fizemos boas sessões de treinos livres, boa qualificação e estamos muito motivados para continuar acelerando forte", concluiu o piloto francês.

Sebastien Loeb, participa pela primeira vez em uma temporada completa de uma série internacional de velocidade no asfalto, mas larga na P3 do grid da prova deste domingo, formando dupla com o português Álvaro Parente. O nove vezes campeão mundial de rali corre em sua equipe própria nesta temporada e tem como objetivo em Nogaro premiar um grande publico neste final de semana de eventos “em casa” para sua equipe.

Na segunda posição da classe Pro-Am está outro Audi R8 LMS ultra, “azeitado” pela esquadra portuguesa Novadriver. César Campaniço, que também é proprietário e diretor da equipe Novadriver, fez uma excelente exibição até agora neste fim de semana e coroou esse desempenho com a posição de linha da frente de sua categoria e, também, a sólida P6 na geral.

Outra mostra de força na qualificação veio da BMW Sports Trophy Team Brasil BMW E89 Z4 do penta-campeão brasileiro de Stock Car Cacá Bueno e do Japonês Voador Allam Khodair. Cacá estabeleceu o sétimo melhor tempo da Superpole, garantindo um lugar na quarta fila no grid na estréia da equipe da América do Sul em corridas européias. Pela manhã, no T2 Khodair já havia deixado grande impressão – e os gringos de barbas de molho – ao fechar o treino com a melhor marca, meio segundo mais rápido que a McLaren MP4-12C de Loeb e Parente.

O segundo carro da equipe, o #21 BMW E89 Z4 de Ricardo Zonta e Sergio Jimenez larga na P11, tando ficado de fora da Superpole em razão de “Jimo” ter perdido sua melhor volta no Q2 em razão de uma bandeira vermelha, quando vinha baixando em quatro décimos de segundo seu tempo, o que lhe garantiria ficar entre os quatro melhores.

 

O vistoso Nissan GT Academy Team RJN inscrito para Alex Buncombe e Lucas Ordonez parte da 8ª posição. O #35 Nissan GT-R NISMO GT3 tem desfrutado de um impressionante começo para campanha da Nissan “Gamers to Racers”, uma ótima iniciativa no cenário internacional para recrutar “sangue novo”. Wolfgang Reip e Mark Shulzhitsky, formam a tripulação do “irmão” #32 Nissan GT -R NISMO GT3.


A classe Gentlemen’s Trophy continuou sob controle da Ferrari 458 Italia SOFREV pilotada pelo favorito do publico francês, Fabien Barthez, que tem como companheiro de equipe o também francês Gerard Tonelli. O legendário ex-goleiro do Olympique de Marselha e Manchester United continua a impressionando por seu desempenho em Nogaro com a Ferrari e ficou satisfeito com a sua primeira pole internacional. Parte desse desempenho se deve ao bom trabalho do piloto Jerome Policand, que funciona como “coach” de Barthez e comanda a equipe.

"Estou muito feliz de poder estar lá dentro da pista", disse Barthez. “Na classificação correu tudo muito bem e conseguimos trazer de volta o carro inteiro para os boxes e também obter a P1. O clima dificultou muito, mas nós conseguimos nos adaptar e isso faz parte das corridas, pois contribui para que se aumente a experiencia e é por isso que estamos aqui. Pilotar com todos estes grandes pilotos é uma honra para mim”, concluiu.

A Qualifying Race começará na tarde de domingo às amanhã 14:15h local (9h15 de Brasília) e será transmitida ao vivo pela RTL Nitro da Alemanha. O SporTV transmite apenas a prova principal da segunda-feira.

O Circuito Paul Armagnac

O Circuito Paul Armagnac, também conhecido como Circuito de Nogaro, está localizado – como o nome indica - próximo à pequeníssima comuna de Nogaro, localizada na região administrativa de Midi-Pyrénées (sudoeste da França), no departamento de Gers. Estende-se por uma área de 11,06 km² e conta com 2.071 habitantes.

O circuito foi construído em 1960 e inaugurado em 3 de outubro de 1960, com uma prova de Formula Junior. A pista de então tinha apenas seis metros de largura e 1.752 metros de comprimento. Seu nome é em homenagem ao piloto francês Paul Armagnac, que competia regularmente na década de 50 e inicio dos anos 60.

Em 1973, a pista foi aumentada para 3.120 metros e passou a ser um dos celeiros de grandes talentos. Lá surgiram Renée Arnoux, Gerard Berger, Riccardo Patrese e, em 1974, um desconhecido Alain Prost venceu a Taça de Páscoa da Fórmula Renault Européia.

Em 1987 a pista recebeu nova reforma, foi alargada e aumentou para os atuais 3.636 metros de comprimento. Entre 1990 e 1993 foi palco da Fórmula 3000, em 2003 recebeu uma etapa do FIA Sportscar Championship e desde 2008 tem sido utilizado regularmente para provas de GT e do F3 Euroseries pela FIA.

Este circuito foi utilizado por muitos anos para o Shell Eco-Marathon, um concurso destinado a escolas secundarias e universidades em competições com veículos de combustível ultra-eficientes. Esta competição mais tarde mudou-se para Lausitz e atualmente é realizado em um circuito de rua, em Rotterdam, na Holanda.

É uma pista muito técnica, estreita, sinuosa e com poucos pontos de ultrapassagem.

Confira o resultado da Superpole do FIA GT Series em Nogaro:

1.- #12 N.Mayr-Melnhof/ R.Rast (Belgian Audi Club Team WRT) Audi R8 LMS, com 1:26.091
2.- #10 A.Zuber/ M.Parisy (Sebastien Loeb Racing) McLaren MP4-12C, 1:26.100 (+0.009)
3.- #9 S.Loeb/ A.Parente (Sebastien Loeb Racing) McLaren MP4-12C, 1:26.210 (+0.119)
4.- #13 F.Stippler/ E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT) Audi R8 LMS, 1:26.528 (+0.437)
5.- #11 S.Ortelli/ L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT) Audi R8 LMS, 1:26.779 (+0.688)
6.- #14 C.Viera/ C.Campanico (Novadriver) Audi R8 LMS, 1:26.862 (+0.771)
7.- #0 C.Bueno/ A.Khodair (BMW Team Brazil) BMW E89 Z4, 1:27.110 (+1.019)
8.- #35 L.Ordonez/ A.Buncombe (Nissan GT Academy Team RJN) Nissan GT-R Nismo GT3, 1:27.436 (+1.345)
9.- #5 A.Kumpen/ E.Ide (Phoenix Racing) Audi R8 LMS, 1:27.474 (+1.383)

Results Qualifying 1 – Primeiro piloto de cada carro:

1.- #1 M.Buhk/ A.Day (HTP Gravity Charouz) Mercedes SLS AMG GT3, com 1:29.166
2.- #9 S.Loeb/ A.Parente (Sebastien Loeb Racing) McLaren MP4-12C, 1:29.359 (+0.193)
3.- #2 S.Afanasiev/ A.Simonsen (HTP Gravity Charouz) Mercedes SLS AMG GT3, 1:29.730 (+0.564)
4.- #7 M.Stumpf/ C.Ricci (ACL by Rodrive Competicoes) Ford GT, 1:29.976 (+0.810)
5.- #16 D.Keilwitz/ N.Kentenich (Doerr Motorsport) McLaren MP4-12C, 1:29.990 (+0.824)
6.- #0 C.Bueno/ A.Khodair (BMW Team Brazil) BMW E89 Z4, 1:30.247 (+1.081)
7.- #10 A.Zuber/ M.Parisy (Sebastien Loeb Racing) McLaren MP4-12C, 1:30.290
8.- #21 R.Zonta/ S.Jimenez (BMW Team Brazil) BMW E89 Z4, 1:30.344 (+1.178)
9.- #11 S.Ortelli/ L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT) Audi R8 LMS, 1:30.530 (+1.364)
10.- #14 C.Viera/ C.Campanico (Novadriver) Audi R8 LMS, 1:30.750 (+1.584)
11.- #13 F.Stippler/ E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT) Audi R8 LMS, 1:30.780 (+1.614)
12.- #5 A.Kumpen/ E.Ide (Phoenix Racing) Audi R8 LMS, 1:31.138 (+1.972)
13.- #35 L.Ordonez/ A.Buncombe (Nissan GT Academy Team RJN) Nissan GT-R Nismo GT3, 1:31.272 (+2.106)
14.- #6 A.Ebrahim/ J.Jousse (Team India by BMW Team India) BMW E89 Z4, 1:31.391 (+2.225)
15.- #32 W.Reip/ M.Shulzhitskiy (Nissan GT Academy Team RJN) Nissan GT-R Nismo GT3, 1:31.794 (+2.628)
16.- #28 K.Chandhok/ J.Seyffarth (SMS Seyffarth Motorsport) Mercedes SLS AMG GT3, 1:31.815 (+2.649)
17.- #25 D.Baumann/H.Proczyk (GRT Grasser Racing Team) Lamborghini LP560-4, 1:32.278 (+3.112)
18.- #30 J.Beaubelique/ S.Ayari (SOFREV ASP by Jean-Luc Beaubelique) Ferrari 458 Italia GT3, 1:34.513 (+5.347)
19.- #12 N.Mayr-Melnhof/ R.Rast (Belgian Audi Club Team WRT) Audi R8 LMS, 1:35.718 (+6.552)
20.- #8 R.Mascarello/ F.Tozzo (ACL by Rodrive Competicoes) Ford GT, 1:38.768 (+9.602)
21.- #31 G.Tonelli/ F.Barthez (SOFREV ASP by Jerome Policand) Ferrari 458 Italia GT3, 1:39.046 (+9.880)
22.- #3 P.Charouz/ J.Stovicek (HTP Gravity Charouz) Mercedes SLS AMG GT3, 1:41.527 (+12.361)
22.- #51 F.Odini/F.Salaquarda (AF Corse) Ferrari 458 Italia GT3, sem tempo

Results Qualifying 2 – Segundo piloto de cada carro:

1.- #11 S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT) Audi R8 LMS, 1:26.670
2.- #10 A.Zuber/ M.Parisy (Sebastien Loeb Racing) McLaren MP4-12C, 1:26.804 (+0.134)
3.- #9 S.Loeb/ A.Parente (Sebastien Loeb Racing) McLaren MP4-12C, 1:26.840 (+0.170)
4.- #13 F.Stippler/ E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT) Audi R8 LMS, 1:27.000 (+0.330)
5.- #12 N.Mayr-Melnhof/ R.Rast (Belgian Audi Club Team WRT) Audi R8 LMS, 1:27.107 (+0.437)
6.- #35 L.Ordonez/A.Buncombe (Nissan GT Academy Team RJN) Nissan GT-R Nismo GT3, 1:27.145 (0.475)
7.- #14 C.Viera/ C.Campanico (Novadriver) Audi R8 LMS, 1:27.174 (+0.504)
8.- #0 C.Bueno/ A.Khodair (BMW Team Brazil) BMW E89 Z4, 1:27.601 (+0.931)
9.- #5 A.Kumpen/ E.Ide (Phoenix Racing) Audi R8 LMS, 1:27.774 (+1.104)
10.- #1 M.Buhk/ A.Day (HTP Gravity Charouz) Mercedes SLS AMG GT3, 1:27.797 (+1.127)
11.- #21 R.Zonta/ S.Jimenez (BMW Team Brazil) BMW E89 Z4, 1:27.860 (+1.190)
12.- #28 K.Chandhok/ J.Seyffarth (SMS Seyffarth Motorsport) Mercedes SLS AMG GT3, 1:27.920 (+1.250)
13.- #25 D.Baumann/H.Proczyk (GRT Grasser Racing Team) Lamborghini LP560-4, 1:28.147 (+1.477)
14.- #7 M.Stumpf/ C.Ricci (ACL by Rodrive Competicoes) Ford GT, 1:28.334 (+1.664)
15.- #2 S.Afanasiev/ A.Simonsen (HTP Gravity Charouz) Mercedes SLS AMG GT3, 1:28.397 (+1.727)
16.- #32 W.Reip/ M.Shulzhitskiy (Nissan GT Academy Team RJN) Nissan GT-R Nismo GT3, 1:29.050 (+2.380)
17.- #6 A.Ebrahim/ J.Jousse (Team India by BMW Team India) BMW E89 Z4, 1:29.145 (+2.475)
18.- #31 G.Tonelli/ F.Barthez (SOFREV ASP by Jerome Policand) Ferrari 458 Italia GT3, 1:29.426 (+2.756)
19.- #16 D.Keilwitz/ N.Kentenich (Doerr Motorsport) McLaren MP4-12C, 1:29.463 (+2.793)
20.- #30 J.Beaubelique/ S.Ayari (SOFREV ASP by Jean-Luc Beaubelique) Ferrari 458 Italia GT3, 1:29.656 (+2.986)
21.- #8 R.Mascarello/ F.Tozzo (ACL by Rodrive Competicoes) Ford GT, 1:31.522 (+4.852)
22.- #3 P.Charouz/ J.Stovicek (HTP Gravity Charouz) Mercedes SLS AMG GT3, 1:39.063 (+12.393)




Com informações de Sam Smith, direto de Nogaro


Última atualização ( Dom, 31 de Março de 2013 04:46 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Car para a sua publicação.
O Planet Car reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Car , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar