Você está Aqui: Início

Top Internacional – FIA GT Series: Loeb Racing faz 1-2 no primeiro treino em Nogaro

E-mail Imprimir PDF

( 1 Voto )

Para o “esquadrão brasileiro” o dia foi para aprender os segredos do sinuoso e travado Circuito Paul Armagnac e familiarizar com os novos carros. A pista esteve molhada a maior parte do treino, com temperatura ambiente e da pista em torno de 17ºC.

Os motores rugiram alto hoje em Nogaro, no sudoeste da França, dando vida ao ansiosamente aguardado FIA GT Series, com 24 carros GT3 partindo para a pista em condição de pista seca, que durante a pratica foi ficando cada vez mais molhada e complicando a programação das equipes e adaptação de boa parte dos competidores aos novos bólidos, que irão acelerar ao longo da temporada 2013.

As duas McLaren MP4-12C da equipe Sebastien Loeb Racing voaram pela pista e tomaram de assalto o topo da tabela de tempos ao longo de toda a sessão de 80 minutos desta tarde. A melhor marca do dia - 1m27s573 - ficou com o #10 Sebastien Loeb McLaren Racing, que, nas mãos do francês Mike Parisy parecia estar fazendo um passeio pelo gramado do quintal de casa. Nada de muito espantoso, já que Parisy, que faz dupla com o austríaco Andreas Zuber nesta temporada, é reconhecidamente um “especialista” nesse circuito, pois é da região e mora próximo a Pau.

No outro carro da equipe, o #9 McLaren MP4-12C da Sebastien Loeb Racing, o francês Sebastien Loeb e o português Álvaro Parente pareciam estar fazendo uma pequena batalha domestica, com ambos andando rápido e sempre com tempos muito próximos. Certamente esta é uma das “diversões” para o 9 vezes Campeão Mundial de Rally que está começando sua primeira temporada completa nas corridas de velocidade em asfalto. O certo é que Loeb abriu seu primeiro final de semana no FIA GT Series com o pé direito (literalmente embaixo), já que sua McLaren terminou a sessão separada por menos de dois décimos de segundo do carro irmão, que fechou o dia como o mais rapido.

Na terceira posição da tabua de tempos ficou o Belgian Audi Club WRT do alemão Frank Stippler e do sueco Edward Sandstrom. O #13 Audi R8 LMS ultra é um dos três carros inscritos pela equipa belga para esta temporada, o que comprova estarem apostando todas suas fichas no sucesso do FIA GT Series.

A liderança da classe Pro-Am e, também o altamente meritório quarto posto na classificação geral, ficou para a equipe 100% lusitana Novadriver e seu #14 Audi R8 LMS ultra. O português Carlos Vieira estabeleceu um tempo de volta quatro décimos de segundo “mais lento” que o ponteiro da pratica, mas tanto Vieira, quanto seu chefe de equipe e co-piloto - o também luso César Campaniço - ficaram muito satisfeitos com a maneira que começou a temporada.

Na classe Gentlemens Trophy, Fabien Barthez o francês carequinha ex-goleiro da Seleção Francesa de Futebol e herói nacional da Copa da Mundo de 1998, agora feliz piloto do #31 Ferrari 458 Italia da equipe SOFREV Ferrari FIA GT Series (ao lado do também francês Gerard Tonelli), liderou o placar de tempos de sua categoria e fechou o dia sorridente e satisfeito com a P16 na geral.

As ações de pista desta tradicional Coupes De Pâques (Taças da Páscoa) no Circuito Paul Armagnac, em Nogaro, recomeça amanhã de manhã com o Treino Livre 2 dando o start às 10:05 – horário local – para que os 24 carros façam seus últimos ajustes e ensaio final antes da tomada de qualificação, que começará às 15:5h. O Q1 terá de 15 minutos de duração, com todos os carros obrigatoriamente conduzidos pelo primeiro piloto indicado na ficha de inscrição. Da mesma forma, o Q2 também terá mais 15 minutos para todos os carros, que serão, obrigatoriamente, “tocados” pelos segundo pilotos. Encerrada essa fase os tempos serão combinados e os 10 carros mais rápidos dos tempos combinados nas qualificações do Q1 e Q2 passarão para a Superpole, a sessão final que definirá a ordem de posicionamento dos dez primeiros no grid da corrida de qualificação, que terá vez na tarde do domingo. A corrida principal acontece na segunda-feira e terá transmissão direta pelo Sportv, às 9:00h, no horário de Brasilia.

O que eles disseram:

“Tivemos um bom começo e rapidamente senti que o carro estava muito ‘na mão’. Mas foi uma pena que chegou a chuva, porque há, certamente, muito que se tirar do carro em termos de desempenho e velocidade nessa pista. Nós ainda temos muito trabalho a fazer e manter a humildade, mas é certo que temos um potencial muito alto", esclareceu Mike Parisy, piloto do #10 Sebastien Loeb McLaren Racing MP12-4C

"Este primeiro treino foi bom para a equipe. É claro que nós tivemos que começar com pneus novos, pois nunca se sabe o quanto estamos acelerando ou não. Corremos aqui no ano passado e o carro parece estar mais rápido e isso é uma excelente base para começar”, detalhou o piloto português César Campaniço, do #14 Novadriver Audi R8 LMS ultra. "No começo eu estava um pouco surpreso, mas estou feliz, porque isso significa que temos uma boa base para trabalhar a partir de amanhã e espero que possamos melhorar ainda mais. Nosso objetivo é estar no topo da Pro-Am, mas vamos ver, ainda é muito cedo", concluiu o lusitano

"Foi uma boa sessão para nós e para a equipe. Completamos nossa programação planejada e ambos, Gerard e eu, estamos satisfeitos. É sempre um prazer correr aqui em Nogaro e estamos ansiosos para ver muitos fãs aqui para nos apoiar", narrou com o “tique” de futebolista o piloto-goleiro Fabien Barthez, do #31 SOFREV ASP Ferrari 458 Italia.

Confira os tempos do treino do FIA GT Series em Nogaro:

1.- #10 A.Zuber/ M.Parisy (Sebastien Loeb Racing) McLaren MP4-12C, com 1:27.573
2.- #9 S.Loeb/ A.Parente (Sebastien Loeb Racing) McLaren MP4-12C, com 1:27.753 (+0.180)
3.- #13 F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT) Audi R8 LMS, com 1:27.899 (+0.326)
4.- #14 C.Viera/ C.Campanico (Novadriver) Audi R8 LMS, com 1:28.014 (+0.441)
5.- #1 M.Buhk/ A.Day (HTP Gravity Charouz) Mercedes SLS AMG GT3, com 1:28.175 (+0.602)
6.- #2 S.Afanasiev/ A.Simonsen (HTP Gravity Charouz) Mercedes SLS AMG GT3, com 1:28.259 (+0.686)
7.- #51 F.Odini/ F.Salaquarda (AF Corse) Ferrari 458 Italia GT3, com 1:28.338 (+0.765)
8.- #28 K.Chandhok/ J.Seyffarth (SMS Seyffarth Motorsport) Mercedes SLS AMG GT3, com 1:28.519 (+0.946)
9.- #11 S.Ortelli/ L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT) Audi R8 LMS, com 1:28.625 (+1.052)
10.- #0 C.Bueno/ A.Khodair (BMW Team Brazil) BMW E89 Z4, com 1:28.744 (+1.171)
11.- #30 J.Beaubelique /S.Ayari (SOFREV ASP by Jean-Luc Beaubelique) Ferrari 458 Italia GT3, com 1:28.930 (+1.357)
12.- #25 D.Baumann/ H.Proczyk (GRT Grasser Racing Team) Lamborghini LP560-4, com 1:29.015 (+1.442)
13.- #12 N.Mayr-Melnhof/ R.Rast (Belgian Audi Club Team WRT) Audi R8 LMS, com 1:29.032 (+1.459)
14.- #6 A.Ebrahim/ J.Jousse (Team India by BMW Team India) BMW E89 Z4, com 1:29.068 (+1.495)
15.- #5 A.Kumpen/ E.Ide (Phoenix Racing) Audi R8 LMS, com 1:29.162 (+1.589)
16.- #31 G.Tonelli/ F.Barthez (SOFREV ASP by Jerome Policand) Ferrari 458 Italia GT3, com 1:29.333 (+1.760)
17.- #21 R.Zonta /S.Jimenez (BMW Team Brazil) BMW E89 Z4, com 1:29.798 (+2.225)
18.- #7 M.Stumpf/ C.Ricci (ACL by Rodrive Competicoes) Ford GT, com 1:29.992 (+2.419)
19.- #35 L.Ordonez/ A.Buncombe (Nissan GT Academy Team RJN) Nissan GT-R Nismo GT3, com 1:30.240 (+2.667)
20.- #32 W.Reip/ M.Shulzhitskiy (Nissan GT Academy Team RJN) Nissan GT-R Nismo GT3, com 1:30.372 (+2.799)
21.- #16 D.Keilwitz/ N.Kentenich (Doerr Motorsport) McLaren MP4-12C, com 1:31.038 (+3.465)
22.- #17 P.Green/ A.Hoffmeister (Doerr Motorsport) McLaren MP4-12C, com 1:31.292 (+3.719)
23.- #8 R.Mascarello/ F.Tozzo (ACL by Rodrive Competições) Ford GT, com 1:34.082 (+6.509)
24.- #3 P.Charouz/ J.Stovicek (HTP Gravity Charouz) Mercedes SLS AMG GT3, com 1:34.388 (+6.815)




Com informações de Sam Smith, direto de Nogaro

Última atualização ( Sáb, 30 de Março de 2013 20:36 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Car para a sua publicação.
O Planet Car reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Car , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar