Você está Aqui: Início

Top Internacional – FIA GT Series: Astros de todo o mundo se voltam para a categoria

E-mail Imprimir PDF

( 2 Votos )

O FIA GT Series vai começar a temporada 2013 tendo Nogaro, na França com palco da primeira rodada, que, curiosamente, não será como todas as demais em um domingo, mas nesta segunda-feira, 1º de abril.

Astros de primeiríssima grandeza estarão fazendo a abertura das cortinas da categoria diante de um publico estimado de 40 mil expectadores, ávido em saber qual das oito marcas envolvidas será a primeira vencedora da categoria mundial que substitui os certames GT1 World e GT3 European Championship. Ao todo, são 16 equipes, com 26 carros inscritos e 52 pilotos.

O Brasil desembarca na categoria com força, representado por uma equipe totalmente “verde-amarela” e formando o segundo maior contingente de pilotos do FIA GT, com oito botas de primeira grandeza: Cacá Bueno, Allam Khodair, Sergio Jimenez e Ricardo Zonta a bordo dos dois BMW Z4 do BMW Team Brasil e o quarteto formado pelos gaúchos Matheus Stumpf e Claudio Ricci, o mato-grossense Raijan Mascarello e o catarinense Felipe Tozzo - os dois últimos fazendo seus “debut” nas pistas internacionais – pela equipe portuguesa Rodrive Competições e no comando dos dois Ford GT.

Pausa para o “comercial”:

Aqui fazemos pausa para uma importante informação e “pequena” correção semântica de um incomodo habito da quase totalidade dos jornalistas dito especializados em automobilismo, que se tornou lugar comum em nossas publicações – que, infelizmente, parecem ter abandonado o habito da revisão -. Os grandes campeões do automobilismo, os pilotos mais destacados e reconhecidos, são chamados em inglês de “stars”, palavra que na língua de Sheakespeare é de gênero neutro, portanto se prestando tanto para o feminino, quanto para o masculino. Na nossa eternamente espancada língua portuguesa a tradução de “Star” é “Estrela”, palavra do gênero feminino, todavia, os açodados tradutores literais e/ou de Google passaram a, açodada e sistematicamente, fazer suas versões tupiniquins qualificando os varonis condutores “femininamente” de “Estrelas”.

Claro, a quase totalidade de nossos pilotos de renome internacional teve em algum momento de suas vidas que optar entre prosseguir os estudos, ou na carreira, pelo que é razoável entender que até hoje não se aperceberam que as pessoas a quem pagam para escrever por e para eles os qualificam como “mocinhas”...

Neste momento surgirá algum “gênio da literatura” com o argumento que nossa língua é viva, mutante e em franco desenvolvimento, pelo que não se escreve mais “F” com “PH”. Isso é fato, a língua pátria progride, rejuvenesce, mas de jeito algum tem o condão de alterar singular e plural, gênero, ou concordância. Masculino é, sempre, masculino e feminino é e sempre será feminino. Não existe ligeiramente grávida, ou, mais ou menos morto!

Em bom português (aquele que anda cultivamos), a correta tradução do “star” que faz xixi em pé é “Astro”, como corretamente sempre bem o aplicaram as publicações cinematográficas que identificaram os atores de “Hollywood” de “astros” e as atrizes de “estrelas”. È ao menos pandego notarmos que dois tipos de publicação – cinéfila e de automobilismo - coexistem em um mesmo momento do tempo com interpretações absolutamente distintas (Ué, e a tal de “evolução semântica”?).

Voltando ao que interessa:

Estampando em seus carros os números #1, #2 e #3, que refletem o sucesso e honroso título da Mercedes na temporada passada nos campeonatos Mundial e Europeu FIA GT, a recém nomeada HTP Gravity Charouz (antiga HEICO), entra com três gloriosas Mercedes AMG GT3. A equipe tem grande familiaridade com as corridas de GT, principalmente após o alemão Maximilian Buhk arrebatar o titulo de pilotos do FIA GT3 na última temporada. Para esta temporada a equipe contará com uma barata com estrela de três pontas em cada uma das classes: Pro Cup, Pro-Am e Gentlemen’s Trophy.

Outra equipe que levou título da última temporada é a Belgian Audi Club Team WRT, que tem crescido de status ano a ano. Com dois carros Audi R8 LMS ultra na categoria Pro Cup, que serão pilotados por Stephane Ortelli (MON)/ Laurens Vanthoor (BEL) e Sandstrom Edward (SWE)/ Frank Stippler (DEU), a equipe espera repetir o bom desempenho em Nogaro, já que levou duas vitórias no circuito francês em 2012. O terceiro carro será da categoria Pro-Am, tendo ao volante o germânico René Rast, vencedor no ano passado da 24 Horas de Spa, que dividirá o cockpit do terceiro Audi R8 LMS ultra, com o austríaco Niki Mayr-Melnhof. “Estou muito ansioso para o retorno ao circuito de Nogaro onde venci no ano passado as duas corridas nos dois dias de provas. É sempre bom estar de volta ao ambiente das corridas e construir os objetivos para a nova temporada", explicou Stephane Ortelli, piloto da equipe Belgian Club Team WRT

Multicampeã de FIA GT e GT1 World, a equipe alemã Vita4one Racing está de volta nesta temporada com seus BMW Z4. Michael Bartels traz um carro para Nogaro, para o alemão Frank Kechele e o experiente piloto belga Greg Franchi. A equipe alemã tem sido, ao longo dos anos, um dos pilares das corridas de GT e tem potencial para introduzir um segundo carro a partir de Zolder.

Principal representante da Ferrari nos campeonatos FIA GT, a equipe AF Corse volta a competir com a Ferrari 458 Italia nesta temporada. O veloz ex-piloto da GP2, o italiano Fabio Onidi formará dupla com o tcheco Filip Salaquarda, que já defendia as cores da equipe “Cliente Corse” de Maranello na última temporada.

Sem qualquer duvida, o grande destaque do novo FIA GT Series será o nove vezes campeão mundial de rali e, certamente, já uma lenda do automobilismo, o francês Sebastien Loeb, que ingressa na categoria com equipe própria, após sua promissora estréia no mundo dos GT em 2009, na Coupes de Paques. Os “torpedos” serão dois McLaren MP4-12C, o #9 com o próprio Loeb, dividindo a condução com o fantástico português Álvaro Parente (cuja carreira acompanhamos atentamente desde o kart e é piloto oficial de fabrica da McLaren) e o #10 terá a dupla formada pelo herói local, o francês Mike Parisy e pelo experiente austríaco Andreas Zuber (Fórmula Renault 3.5 Series, Superleague Formula e GP2). Os dois carros da Sébastien Loeb Racing disputarão na categoria Pro.

“Eu escolhi competir no FIA GT Series porque é um campeonato profissional, no qual você não precisa ter obrigatoriamente um piloto profissional e um amador dentro do carro. Para mim era muito importante ter outro piloto profissional comigo no carro, para eu ter como comparar algumas coisas. Além disso, este é um campeonato interessante, e vai haver algumas batalhas muito boas”, esclareceu o multi-campeão de Rally, Sebastien Loeb, agora piloto e proprietário da equipe Sebastien Loeb Racing, que vai conduzir um dos McLaren MP4-12C

Um dos (muitos) avanços significativos para esta temporada foi a confirmação da cobertura de TV pela RTL da Alemanha e pela SporTV Globo do Brasil, que prometem transmitir ao vivo as etapas. Esta cobertura sem precedentes do FIA GT Series permitiu a presença de outras equipes alemãs, como a Dörr Motorsport que entra com dois carros McLaren MP4-12C, nas classes Pro e Pro-Am, que serão conduzidos pelos germânicos Niclas Kentenich e o campeão FIA GT3 de 2010, Daniel Keilwitz, na classe Pro e pelo “gentleman driver” Paul Green na Pro-Am, que terá seu compatriota Arne Hofmeister como companheiro na carlinga do bólido.

Nessa esteira de exposição televisiva garantida, está a também germânica Phoenix Racing, que contará com um Audi R8 LMS ultra e o experiente piloto belga de GT, Anthony Kumpen e seu jovem compatriota Enzo Ide, de 21 anos, mas já com vitórias expressivas no Europeu de GT3 e a terceira posição no campeonato de pilotos de 2011.

A cobertura ao vivo de TV no Brasil vai fazer do FIA GT o campeonato com maior visibilidade para os pilotos brasileiros fora do Brasil, e Português uma das línguas mais faladas no paddock.

A também alemã Seyffarth Motorsport dobrará as fileiras da Mercedes, integrando-se ao FIA GT Series com um forte line-up de respeitados pilotos profissionais, incluindo o piloto alemão “feliz proprietário”, Jan Seyffarth, e o ex-piloto de F1 Karun Chandhok, que também aposta na categoria, trocando os protótipos pelo FIA GT Series. Outro “team” alemão será a Grasser Racing, que terá o austríaco Hari Proczyk e o alemão Dominik Bauman dividindo a condução do Lamborghini Gallardo LP600+ de numero 25.

O empenho e paixão de Antonio Hermann tornou factível a presença da primeira equipe “Made In Brazil”, depois da Fittipaldi F1, a disputar uma temporada completa em um mundial “chapa branca” da FIA. O BMW Team Brasil entra para a história com dois BMW Z4 e pilotos de altíssimo nível, o que permite à torcida tapuia algo mais palpável do que simplesmente sonhar com chances de vitórias e títulos: O penta-campeão da Stock Car, Cacá Bueno, o ex-piloto de F1 (e campeão GT1 de 1998) Ricardo Zonta, o japonês voador Allam Khodair e os ex-piloto de GP2 Sergio Jimenez. Uma verdadeira “Seleção Brasileira”, composta de craques de altíssimo nível!

Mas não vai parar por aí a torcida brasileira e as chances concretas de vitórias e titulos. Na equipe portuguesa Rodrive Competições, os dois Ford GT terão “brazucas” ao volante. No #7 da classe Pro-Am os gaúchos campeões brasileiros Matheus Stumpf e Claudio Ricci e no #8, da classe Gentleman Drivers, o matogrossense Raijan Mascarello estará ao lado do catarinense Felipe Tozzo.

Ainda “falando português”, outra equipe lusitana, a Novadriver, entrará com um Audi R8 LMS ultra, que será conduzido pelo chefe de equipe e piloto César Campaniço e pelo Campeão Português de GT, Carlos Vieira. A equipe informa que alinhará um segundo Audi R8 LMS ultra, que deverá estar sob o comando de dois brasileiros, no entanto, até o momento não há confirmação dos nomes.

A equipe BMW Sports Trophy Team India (antiga Sunred) será a representante do continente asiático. O hindu Armaan Ebrahim vai liderar a equipe, que entrará na pista com um BMW Z4 na classe Pro-Am Cup. Armaan fez sua estréia na GT com um Ford GT da Sunred no ano passado, em Moscou.

Ausente dos grids do FIA GT na temporada passada, a Nissan está fazendo um brilhante retorno ao trazer dois carros com a inspiradora e inédita iniciativa “GT Academy”, onde a brincadeira para os pilotos será competir no cenário internacional com os temidos carros Nissan GT-R NISMO GT3, trazidos pela equipe RJN Motorsport. O britânico Alex Buncombe estará ao lado do graduado original no esquema GT Academy, o espanhol Lucas Ordonez, enquanto o segundo Nissan terá pilotagem do vencedor russo de 2012, Mark Shulzhitskiy e o vencedor europeu de 2012, o belga Wolfgang Reip. “Estou muito feliz por estar pilotando o novo Nissan GT-R Nismo GT3 para a equipe Nissan GT Academy. Nossos novos graduados são extremamente impressionantes e tenho a certeza que teremos pela frente uma temporada que será épica”, deixou claro o piloto Nissan GT Academy, Alex Buncombe, da equipe RJN.

Além disso, interesse do publico francês em Nogaro recairá também sobre a Ferrari 458 Italia da equipe SOFREV Auto Sport Promotion e sobre o Audi R8 LMS ultra da Sainteloc Racing. A Ferrari da SOFREV será comandada por Fabien Barthez, vencedor da World Cup de 1998 e espécie de herói nacional, o que dará ao paddock uma adição de popularidade, além de ser um grande entusiasta do FIA GT Series e dono de vastíssima experiência em Nogaro.

Para a segunda etapa do campeonato, em Zolder, nos dias 20 e 21 de abril, a expectativa é de aumento do grid, com a provável chegada das equipes Prospeed, Reiter Engineering e AMR Young Driver, oriundas da GT3 e prontas para os desafios do FIA GT Series.

A SRO está satisfeita por ter cumprido o seu compromisso de preservar um forte componente internacional de corridas curtas para carros GT, e por oferecer para equipes e pilotos da Europa e de outros lugares uma segunda plataforma, perfeitamente integrada com o ultra-campeonato de sucesso o Blancpain Endurance Series”.-, esclareceu Stephane Ratel, fundador e CEO da SRO Motorsports Group. “A presença de tantos pilotos do Brasil, Índia e Rússia é um premio de boas-vindas ao nosso investimento de longo prazo na promoção globalmente de corridas de GT”, prosseguiu.

Mais do que simplesmente organizar corridas, o dirigente não deixou de deixar claro o foco e objetivos da categoria: “O FIA GT Series está focada em eventos que foram selecionados por sua capacidade de gerar grande publico e visibilidade, aliada a uma cobertura expandida por pacotes de transmissão de TV ao vivo, através da RTL, Bloomberg, SporTV, RTBF, Sport + e muitos outros. Com isso, temos agora um excelente alicerce sobre o qual se pode construir uma série estável para os GT, que pode prosperar por muitos anos”, concluiu Ratel.

Confira o calendário do FIA GT Series

1.- 1/04 (Segunda) – França (Nogaro)
2.- 21/04 – (Domingo) Bélgica (Zolder)
3.- 14/07 (Domingo) – Holanda (Zandvoort)
4.- 18/08 ((Domingo) – Eslovaquia (Slovakiaring)
5.- 13/10 (Domingo) – Espanha (Navarra)
6.- 16 ou 23/11 - Oriente Médio (Abu-Dhabi ou Qatar, localização a ser confirmada)

Confira a lista de inscritos do FIA GT Series em Nogaro:

  1. #1 (PRO) HTP Gravity Charouz (Maximilian Buhk/ Alon Day), Mercedes-Benz SLS AMG GT3
  2. #2 (PRO-AM) HTP Gravity Charouz (Sergei Afanasiev/ Andreas Simonsen), Mercedes-Benz SLS AMG GT3
  3. #3 (GENT) HTP Gravity Charouz (Jan Stovicek/ Petr Charouz), Mercedes-Benz SLS AMG GT3
  4. #4 (PRO) Phoenix Racing (Anthony Kumpen/ Enzo Ide), Audi R8 LMS ultra
  5. #6 (PRO-AM) BMW Sports Trophy Team India (Armaan Ebrahim/ Matteo Cressoni), BMW Z4 GT3
  6. #7 (PRO-AM) Rodrive Competições (Matheus Stumpf/ Claudio Ricci), Ford GT GT3
  7. #8 (GENT) Rodrive Competições (Felipe Tozzo/ Raijan Mascarello), Ford GT GT3
  8. #9 (PRO) Sébastien Loeb Racing (Sébastien Loeb/ Alvaro Parente), McLaren MP4-12C GT3
  9. #10 (PRO) Sébastien Loeb Racing (Andreas Zuber/ Mike Parisy), McLaren MP4-12C GT3
  10. #11 (PRO) Belgian Audi Club Team WRT (Stéphane Ortelli/ Laurens Vanthoor), Audi R8 LMS ultra
  11. #12 (PRO-AM) Belgian Audi Club Team WRT (René Rast/ Niki Mayr-Melnhof), Audi R8 LMS ultra
  12. #13 (PRO) Belgian Audi Club Team WRT (Frank Stippler/ Edward Sandstrom), Audi R8 LMS ultra
  13. #14 (PRO-AM) Novadriver (Cesar Campanico/ Carlos Viera), Audi R8 LMS ultra
  14. #16 (PRO) Dörr Motorsport (Niclas Kentenich/ Daniel Keilwitz), McLaren MP4-12C GT3
  15. #17 (GENT) Dörr Motorsport (Paul Green/ Arne Hofmeister), McLaren MP4-12C GT3
  16. #18 (PRO-AM    ) Sainteloc Racing (Gregory Guilvert/ TBA), Audi R8 LMS ultra
  17. #20 (PRO) BMW Team Brazil (Cacá Bueno/ Allam Khodair), BMW Z4 GT3
  18. #21 (PRO) BMW Team Brasil (Ricardo Zonta/ Sergio Jimenez), BMW Z4 GT3
  19. #25 (PRO-AM) Grasser Racing (Hari Proczyk/ Dominik Bauman), Lamborghini Gallardo LP600+
  20. #26 (PRO) Vita4One Racing Team (Frank Kechele/ Greg Franchi), BMW Z4 GT3
  21. #28 (PRO) Seyffarth Motorsport (Karun Chandhok/ Jan Seyffarth), Mercedes-Benz SLS AMG GT3
  22. #30 (PRO-AM) SOFREV ASP (Jean-Luc Beaubelique/ Soheily Ayari), Ferrari 458 Italia
  23. #31 GENT) SOFREV ASP (Fabien Barthez/ Gérard Tonelli), Ferrari 458 Italia
  24. #32 (PRO-AM) Nissan GT Academy Team RJN (Mark Shulzhitskiy/ Wolfgang Reip), Nissan GT-R Nismo GT3
  25. #35 (PRO-AM) Nissan GT Academy Team RJN (Lucas Ordonez/ Alex Buncombe), Nissan GT-R Nismo GT3
  26. #51 (PRO-AM) AF Corse (Filip Salaquarda/ Fabio Odini), Ferrari 458 Italia

 

 

Última atualização ( Sex, 29 de Março de 2013 17:09 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Car para a sua publicação.
O Planet Car reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Car , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar