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Out Of Brazil – GP2: Coletti voa para a pole na Malásia

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Começou a temporada! O piloto monegasco colocou a Rapax no topo em uma disputadíssima sessão de qualificação que terminou com oito centésimos de segundo de diferença entre os três primeiros

A nona temporada da GP2 Series - que terá 11 etapas este ano - começa neste final de semana na Malásia, no longo traçado de 5,543 km do Sepang International Circuit. É a segunda vez que a GP2 visita esta pista com o carro GP2/11 e se a prova do ano passado for uma indicação do nível de corrida que podemos esperar neste circuito, certamente teremos muitas emoções nesta primeira rodada dupla do campeonato, que gerou dez dos atuais pilotos de Fórmula Um!

Na rodada de abertura da temporada 2013 seis novatos se juntam ao grupo, incluindo Mitch Evans (Arden International), campeão da GP3 Series e seu vice-campeão, Daniel Abt (ART Grand Prix). Além do chinês Ma Qing Hua (Caterham Racing), do norte-americano Conor Daly (Hilmer Motorsport), do italiano Kevin Giovesi (Venezuela GP Lázaro) e do britânico Adrian Quaife-Hobbs (MP Motorsport), campeão 2012 da AutoGP onde era companheiro de equipe do brasileiro Victor Guerin.

O grid 2013 da GP2 também contará com oito vencedores de corridas anteriores na GP2: Marcus Ericsson (DAMS), James Calado (ART Grand Prix), Johnny Cecotto (Arden International), Fabio Leimer (Racing Engineering), Stefano Coletti (Rapax), Jolyon Palmer (Carlin), Sam Bird e Tom Dillmann (Russian Time).

Três novas equipes também se juntam ao “field”: MP Motorsport, Hilmer Motorsport e Russian Time.

O Brasil tem apenas um representante na GP2 em 2013, mas um representante “de peso”: O brasiliense Felipe Nasr, que agora defende as cores da equipe Carlin, a mesma que lhe garantiu o titulo de campeão da F3 inglesa. Talentosíssimo – acompanhamos sua vitoriosa carreira desde o kart -, Felipe Nasr já tem os olhares da F1 voltados para si e uma boa temporada significa carimbar o passaporte para um cockpit da categoria máxima do automobilismo internacional. Claro, com mais um carrinho de mão recheado de Euros...

O circuito da Malásia é um dos mais exigentes da temporada e, sempre, com clima imprevisível, altas temperaturas e umidade extremas, o que coloca pilotos, carros e, claro, os pneus, à máxima prova. A superfície da pista de Sepang é abrasiva e sobre os pneus são depositadas cargas muito elevadas de energia, o que torna o circuito extremamente exigente em termos de desgaste e degradação. A Pirelli indicou para esta etapa da abertura da temporada os pneus P Zero pneu duro (Laranja) e P Zero macio (Amarelo).

O Diretor de Competições da Pirelli, Mario Isola, explicou: “Nós mudamos a construção e os compostos dos pneus da GP2 este ano para refletir as mesmas características dos nossos novos pneus da Fórmula Um, que oferecem mais desempenho e deliberadamente aumentado a degradação. Existe também uma abertura maior de desempenho entre os compostos da GP2, o que abre mais o leque de possibilidades para as estratégias. Isso não só contribui para o aumento de espetáculo nas corridas e incentiva as ultrapassagens, mas, também, ajuda os pilotos saber mais sobre gestão de pneus: uma habilidade essencial no topo do esporte, para onde todos os pilotos da GP2 querem ir”.

"A Malásia tem a segunda maior carga de energia lateral do ano sobre os pneus da GP2 – a maior é em Barcelona -, pelo que este final de semana será um verdadeiro teste para todos os carros e pilotos, especialmente por que é provável que chova em algum momento. Pela primeira vez teremos a cor laranja como marcação do pneu duro, que novamente é similar ao que usamos na Fórmula Um. Porem, ao contrário da Fórmula Um, não haverá apenas um padrão de pneus de chuva para GP2, já que teremos também os com marcação azul. O início da temporada de GP2 é sempre muito emocionante, com a próxima geração de jovens pilotos ansiosos para completar sua formação e mostrar o que sabem, assim, estamos definitivamente em um final de semana repleto de ação”, concluiu Isola.

Para refrescar a memória, a Race 1 da Malásia de 2012 foi vencida pelo brasileiro Luiz Razia (Arden International), com Davide Valsecchi (DAMS) completando na P3 e o novo piloto da Marussia F1, Max Chilton (Carlin) na terceira posição. Na prova mais curta de domingo (Race 2), o inglês James Calado (ART Grand Prix) foi ao alto do pódio, com Esteban Gutiérrez (ART Grand Prix), agora piloto da Sauber F1, fechando na segunda posição e o brasileiro Felipe Nasr (DAMS) com o terceiro posto.

As etapas da GP2 são, sempre, em rodada dupla. Uma prova no sábado, a Race 1, ou Feature Race, que em Sepang terá 31 voltas (excluída a volta de formação), com 171.833 km percorridos. No domingo a Race 2, ou “Sprint Race”, quem em Sepang terá 22 voltas (excluída a volta de formação), com 121.946 km percorridos.

O Treino Classificatório:

Stefano Coletti começou com o pé direito – literalmente embaixo – a temporada 2013 da GP2, na qualificação de hoje na Malásia: o piloto monegasco arrebatou sua primeira pole position na GP2 com uma volta voadora em 1:44.280, em uma sessão extremamente apertada que o viu terminar no topo da tabua de tempos, batendo James Calado e Felipe Nasr por ínfimos quatro centésimos e oito centésimos de segundo, respectivamente.

A sessão de treino foi aberta com a costumeira alta temperatura, mas com a pista já seca, logo após o terminou do chuvoso segundo treino da F1. Por esse motivo, todos os 26 pilotos da GP2 optaram pelo uso dos pneus macios. Coletti foi o primeiro a sair para a pista, mas foi Sam Bird, que definiu o ritmo no início, seguido de perto pelo sueco Marcus Ericsson. Mas na seqüência o brasileiro Felipe Nasr superou a marca do britânico, embora tenha encontrado tráfego no setor 3.

Com dez minutos de sessão os dois carros da ART foram para a pista. O suíço Fabio Leimer destronou Nasr da pole provisória, fechando sua volta um décimo mais rápido. Seu companheiro de equipe, o inglês James Calado estava, finalmente, em uma volta rápida e parecia que superaria a marca de Leimer, mas um pequeno erro no terceiro setor permitiu apenas a tomada da P2 de Nasr. Os dois carros da Art ficavam, provisoriamente, com a dobradinha da primeira fila.

No meio da sessão, os pilotos fizeram o caminho de volta para os boxes para calçarem nos carros um novo jogo de pneus “option”. Coletti voltou à pista e conseguiu fazer uma volta perfeita, garantindo seu nome no alto da tabela de tempos. Certo que já tirara o melhor de seu conjunto de pneus, fez o seu caminho de volta para os boxes, saiu de seu carro e, pacientemente, esperou para ver se tinha feito o suficiente para garantir a pole.

Baixada a bandeira quadriculada, apesar de Calado e Nasr se esforçarem bravamente para reduzir a diferença para Coletti a um fio de cabelo, o piloto monegasco pode comemorar sua pole position e colocar no bolso quatro pontos no placar. Calado vai largar ao seu lado na primeira fila e o brasileiro abre a segunda fila do partidor, tendo Fabio em quarto. Sam Bird ficou com a P5, após ter um incidente com Johnny Cecotto durante a sessão (que está sob investigação). O “rookie” neozelandês Mitch Evans completou o treino classificatório em sexto, ficando à frente de Rio Haryanto, René Binder, Simon Trummer e do francês Tom Dillmann.

Com 14 pilotos fechando suas voltas dentro do mesmo segundo, uma batalha acirrada entre os três primeiros, o imprevisível clima da Malásia, e as novas estratégias de pneus, a primeira corrida da temporada 2013 da GP2 Series vai certamente pegar fogo e será impossível deixar de assistir!

As provas serão transmitidas ao vivo pelo Sportv. A Race 1 na madrugada de sábado, às 00:15 hs e a Race 2, na madrugada de domingo, às 01:15 hs, do horário de Brasília. (Confira os tempos no final da matéria)

As câmeras on-board estarão instaladas em Sepang nos carros #01 de Marcus Ericsson (DAMS), #03 de James Calado (ART Grand Prix), #09 do brasileiro Felipe Nasr (Carlin) e #17 de Rio Haryanto (Barwa Addax Team).

Saiba tudo a GP2:

Formato das Etapas

Sessão de 30 minutos de treinos livres.
Sessão de 30 minutos de qualificação.
Race 1: 170 km
Um pit stop obrigatório
Troca obrigatória de ao menos 2 pneus
Race 2: 120 km
Não é obrigatória entrada para Pit Stop
Grid da Corrida 1 será decidido pela qualificação.
Grid da Corrida 2 será a ordem de chegada da Corrida 1, mas com as 8 primeiras posições invertidas. (8º é o pole, 7º o P2, etc)
A GP2 Series usa pneus Pirelli slick em quatro especificações (super macio, macio, médio e duro) que são predeterminada pela Pirelli antes do final de semana de cada corrida.

Pontuação:

Race 1:
Pole Position: 4 pontos
Dez primeiros na chegada
: 25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2, 1 pontos
Volta mais Rápida: 2 pontos
Race 2:
Oito primeiros na chegada: 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2, 1 pontos
Volta mais Rápida: 2 pontos
*Na Race 2 só recebera bonificação de 2 pontos de volta mais rápida o piloto que chegar no top 10 e que, obrigatoriamente, largou de sua posição original no grid.

Os Pneus

O regulamento mudou, agora são três jogos na especificação "Prime" e dois jogos de especificação "Option" disponibilizados para cada condutor, antes do início da sessão de treinos livres.

Se utilizado no treino livre, o jogo de especificação "prime" deve ser devolvido à Pirelli antes do início da sessão de treinos de qualificação.

Assim, cada piloto ainda terá quatro jogos disponíveis – dois jogos de pneus “Prime” e dois jogos de “Option” – para usar livremente durante a classificação, a “Feature Race” e a “Sprint Race”.

Janela de Pit

É obrigatório o pit-stop durante a Race 1 e ao menos dois pneus devem ser trocados.
A parada pode não ser realizada antes de o piloto ter completado seis voltas.
Não são permitidos pit-stops na Race 2, exceto no caso de um condutor sofrer danos no carro ou nos pneus.

Safety Car

O pitlane permanece aberto durante todo o período que o Safety Car estiver na pista.
Quando implantado, o Safety Car vai pegar o líder ou o primeiro carro que se aproximar, mesmo que não seja o líder.
Nesse caso, todos os carros serão autorizados a ultrapassar o SC quando for considerado seguro, para realinhar o líder atrás do SC.
Nesse caso, carros com uma volta de desvantagem não recuperarão a volta perdida.

Todos os Campeões da GP2

2005 Nico Rosberg (ART Grand Prix)
2006 Lewis Hamilton (ART Grand Prix)
2007 Timo Glock (iSport International)
2008 Giorgio Pantano (Barwa Intl. Campos Team)
2009 Nico Hülkenberg (ART Grand Prix)
2010 Pastor Maldonado (Rapax)
2011 Romain Grosjean (Barwa Addax Team)
2012 Davide Valsecchi (DAMS)

Confira os tempos do Qualifying:

1.- #18 Stefano Coletti (Rapax), com 1:44.280
2.- #3 James Calado (ART Grand Prix), 1:44.284 (+0.004)
3.- #9 Felipe Nasr (Carlin), 1:44.288 (0.008)
4.- #8 Fabio Leimer (Racing Engineering), 1:44.463 (+0.183)
5.- #11 Sam Bird (Russian Time), 1:44.598 (+0.318)
6.- #6 Mitch Evans (Arden International), 1:44.618 (+0.338)
7.- #17 Rio Haryanto (Barwa Addax Team), 1:44.681 (+0.401)
8.- #24 Rene Binder (Venezuela GP Lazarus), 1:44.687 (+0.407)
9.- #19 Simon Trummer (Rapax), 1:44.692 (+0.412)
10.- #12 Tom Dillmann (RUSSIAN TIME), 1:44.731 (+0.451)
11.- #7 Julian Leal (Racing Engineering), 1:44.732 (+0.452)
12.- #14 Sergio Canamasas (Caterham Racing), 1:44.761 (+0.481)
13.- #1 Marcus Ericsson (DAMS), 1:44.766 (+0.486)
14.- #5 Johnny Cecotto (Arden International), 1:44.788 (+0.508)
15.- #26 Adrian Quaife-Hobbs (MP Motorsport), 1:45.191 (+0.911)
16.- #2 Stéphane Richelmi (DAMS), 1:45.262 (+    0.982)
17.- #22 Conor Daly (Hilmer Motorsport), 1:45.289 (+1.009)
18.- #20 Nathanael Berthon (Trident Racing), 1:45.378 (+1.098)
19.- #21 Kevin Ceccon  (Trident Racing), 1:45.491 (+1.211)
20.- #15 Ma Qing Hua (Caterham Racing), 1:45.497 (+    1.217)
21.- #27 Daniel De Jong (MP Motorsport), 1:45.522 (+1.242)
22.- #4 Daniel Abt (ART Grand Prix), 1:45.593 (+1.313)
23.- #10 Jolyon Palmer (Carlin), 1:45.662 (+1.382)
24.- #16 Jake Rosenzweig (Barwa Addax Team), 1:45.708 (+1.428)
25.- #23 Pål Varhaug (Hilmer Motorsport), 1:45.830 (+1.550)
26.- #25 Kevin Giovesi (Venezuela GP Lazarus),     1:45.985 (+1.705)


Última atualização ( Sex, 22 de Março de 2013 17:43 )  

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