Você está Aqui: Início

Top Internacional – WEC: Trinta e cinco carros na abertura da temporada em Silverstone

E-mail Imprimir PDF
Índice do Artigo
Top Internacional – WEC: Trinta e cinco carros na abertura da temporada em Silverstone
English Version
Version Française
Todas as Páginas

( 2 Votos )

Brasil terá na pista Bruno Senna #99 Aston Martin Vantage V8 da categoria LMGTE Pro e Fernando Rees no #50 Chevrolet Corvette C6-ZR1 da equipe Larbre Competition na classe LMGTE Am

A lista provisória de inscritos para o primeiro round do FIA World Endurance Championship (Campeonato Mundial de Endurance FIA), a 6 Horas de Silverstone, revelou três carros à mais do que a lista inicial de 32 participantes para a temporada, elevando para 35 o número total de carros que estarão alinhados na corrida de abertura do campeonato em Silverstone, programada para 14 de abril.

Na categoria LMP1 (Le Mans Protótipos 1) a equipe suíça Rebellion Racing entrará com um segundo Lola-Toyota na classe LMP1 Privateers, elevando o total para sete inscritos na LMP1. Campeã mundial, a Audi manteve suas duas lineups de pilotos quase inalterada, com Marcel Fassler, Andre Lotterer e Benoit Treluyer defendendo seu título de pilotos no #1 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro, e com Loic Duval, Tom Kristensen e Allan McNish sentando a bota no Audi #2.

Todos os pilotos dos sete carros da LMP1 já foram oficialmente anunciados e o Reino Unido será bem representado na corrida de abertura em Silverstone com Allan McNish (Audi), Anthony Davidson (Toyota), Danny Watts (Strakka), Nick Leventis (Strakka) e Jonny Kane (Strakka).

A LMP2 (Le Mans Protótipos 2) conta com doze carros inscritos para a temporada, mas Silverstone terá mais duas “baratas” adicionais, dois Morgan-Nissan, um da OAK Racing e o outro da equipe chinesa KCMG. A Delta-ADR e a Greaves Motorsport são as duas equipes que representam a bandeira britânica nessa classe. O certo é que a maioria das equipes da LMP2 ainda não divulgou suas listas completas de pilotos para a 6 Horas de Silverstone, todavia, a lista dos “prata da casa” britânicos já inclui Alex Brundle (OAK Racing), Jonathan Kennard (Status GP HVM), Martin Plowman (Oak Racing), Ryan Dalziel (Starworks Motorsport) e Matthew Howson (KCMG).

Na LMGTE Pro a relação de pilotos está quase finalizada, restando apenas a indicação dos segundo piloto da italiana AF Corse no cockpit dos Ferrari 458 Italia #51 e #71. A Porsche AG Team Manthey anunciou três pilotos para cada um de seus Porsche 911 RSR, que terá no #91 Jorg Bergmeister, Patrick Pilet e Timo Bernhard e, no carro #92, o trio Marc Lieb, Richard Lietz e Romain Dumas. Os dois Aston Martin V8 Vantage contarão com uma tripulação “reforçada” para a corrida de abertura do campeonato no “quintal de casa”, que será formada pelo britânico Darren Turner e o alemão Stefan Mucke no #97 e o francês Fred Makowiecki fazendo dupla com o brasileiro Bruno Senna no Aston #99.

A relação dos pilotos inscritos na categoria LMGTE Am também está quase completa, com a Krohn Racing, a 8 Star Motorsports e a Proton Competition ainda faltando definir suas tripulações para as 6 Horas de Silverstone, mas Jack Gerber (AF Corse), Stuart Hall (Aston Martin Racing) e o campeão 2010 do RAC Tourist Trophy, Jamie Campbell-Walter (Aston Martin Racing), representarão os interesses britânicos na categoria LMGTE. Tendo morado por muitos anos perto do circuito, o irlandês Matt Griffin (AF Corse) também conta com este evento como a sua corrida “domiciliar”.

Gerard Neveu, CEO do FIA WEC, disse: "Esta lista de inscritos representa um trabalho muito duro de todos os envolvidos, as equipes, os pilotos e os fabricantes. Estamos extremamente satisfeitos por contar com 35 carros na corrida de abertura da temporada 2013 em Silverstone, no 14 de abril, que contará pela primeira vez como concurso do Royal Automobile Club Tourist Trophy".

O FIA World Endurance Championship 2013

A lenda está de volta - O FIA WEC (FIA World Endurance Championship) revive a linha histórica do Campeonato Mundial de Marcas dos anos 50, 60 e 70, do Campeonato Mundial de Endurance Grupo C (Endurance World Championship Group C) dos anos 80 e do Campeonato Mundial de Carros Esporte (World Sports Car Championship) da década de 90.

O dia 9 de Junho de 2011 será lembrado como uma das datas mais importantes na história moderna das corridas de resistência. Nesse dia, durante a apresentação da 24 Horas de Le Mans, Jean Todt e Jean-Claude Plassart, respectivamente Presidentes da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e do Automobile Club de l'Ouest (ACO) anunciaram a criação do Campeonato Mundial de Endurance FIA (FIA World Endurance Championship).

Avançando rápidamente para Dezembro de 2012, temos Marcel Fässler, André Lotterer e Benoit Treluyer, juntamente com as equipes Audi e Ferrari, recebendo seus troféus de primeiros Campeões Mundiais do WEC no FIA Awards Gala, em Istambul. A premiação foi em conjunto com a dos campeões da Fórmula 1, FIA Rally Championship (WRC) e WTC (World Touring Cars).

O FIA WEC cristaliza a popularidade e a quase mítica atração pelas corridas de resistência, todas disputadas em circuitos hoje lendários (Spa-Francorchamps, Le Mans, Fuji, Interlagos, Silverstone) e nos destinos onde o motorsport ainda está em desenvolvimento (Bahrein, Xangai e Circuito de das Américas). São, sempre, longas corridas onde tudo pode acontecer: Protótipos e GTs no mesmo grid, sob o comando de pilotos profissionais e de gentlemen drivers.

O destaque da temporada do FIA WEC 2013 é, naturalmente, a 24 Horas de Le Mans, que em 22 e 23 de junho celebra o 90º aniversário da mais importante corrida de resistência do mundo, que teve sua primeira edição em 1923.

Lista Provisória de Inscritos da 6 Horas de Silverstone -

2013 FIA World Endurance Championship:

LMP1 (NAT T CARS HYBRID 7)
1.- #1 Audi Sport Team Joest (DEU) M - Audi R18 e-tron quattro Hybrid (André Lotterer (DEU) P/ Benoit Tréluyer (FRA) P/ Marcel Fässler (CHE) P)
2.- #2 Audi Sport Team Joest (DEU) M - Audi R18 e-tron quattro Hybrid (Tom Kristensen (DNK) P/ Loïc Duval (FRA) P/ Allan McNish (GBR) P)
3.- #7 Toyota Racing (JPN) M - Toyota TS030-Hybrid Hybrid (Alexander Wurz (AUT) P/ Nicolas Lapierre (FRA) P)
4.- #8 Toyota Racing (JPN) M - Toyota TS030-Hybrid Hybrid (Anthony Davidson (GBR) P/ Sébastien Buemi (CHE) P/ Stéphane Sarrazin (FRA) P)
5.- #12 Rebellion Racing (CHE) M - Lola B12/60 Coupé-Toyota (Nicolas Prost (FRA) P/ Neel Jani (CHE)° P/ Nick Heidfeld (DEU)° P)
6.- #13 Rebellion Racing (CHE) M - Lola B12/60 Coupé-Toyota (Andrea Belicchi (ITA)° P/ Mathias Beche (CHE)° G/ Cong Fu Chen (CHN)° G)
7.- #21 Strakka Racing (GBR) M - HPD ARX 03c-Honda (Nick Leventis (GBR)° S/ Danny Watts (GBR)° P/ Jonny Kane (GBR)° P)

LMP2 (NAT T CARS DRIVER 1 DRIVER 2 DRIVER 3 14)
1.- #24 OAK Racing** (FRA) D Morgan-Nissan (Olivier Pla (FRA)°/ P David Heinemeir Hanssson (DNK)° S/ Alex Brundle (GBR)° S)
2.- #25 Delta-ADR (GBR) Oreca 03-Nissan (John Martin (AUS) P/ TBA/ TBA)
3.- #26 G-Drive Racing (RUS) Oreca 03-Nissan (Roman Rusinov (RUS) S/ TBA/ TBA/)
4.- #28 Gulf Racing Middle East (ARE) D Lola B12/80 Coupé-Nissan (Fabien Giroix (FRA) S/ TBA/ TBA)
5.- #29 Gulf Racing Middle East (ARE) D Lola B12/80 Coupé-Nissan (Frédéric Fatien (CIV) B/ TBA/ TBA)
6.- #30 HVM Status GP (CAN) D Lola B12/80 Coupé-Judd (Jonathan Kennard (GBR)° G/ TBA/ TBA)
7.- #31 Lotus** (DEU) D Lotus T128 (Kevin Weeda (USA) B/ James Rossiter (GBR) P/ Vitantonio Liuzzi (ITA)° P)
8.- #32 Lotus** (DEU) D Lotus T128 (Thomas Holzer (DEU) S/ TBA/ TBA)
9.- #35 OAK Racing** (FRA) D Morgan-Nissan (Bertrand Baguette (BEL) P/ Ricardo Gonzalez (MEX)° S/ Martin Plowmann (GBR)°)
10.- #41 Greaves Motorsport (GBR) D Zytek Z11SN-Nissan (Christian Zugel (DEU)° B/ TBA/ TBA)
11.- #44 Starworks Motorsport* (USA) HPD ARX 03b-Honda (Alex Popow (VEN)/ Ryan Dalziel (GBR) P/ TBA)
12.- #45 OAK Racing (FRA) D Morgan-Nissan (Jacques Nicolet (FRA)° S/ TBA/ TBA)
13.- #47 KCMG° (CHN) M Morgan-Nissan (Alexander Impertori (CHE) G/ Matthew Howson (GBR) S/ Jim Ka To (CHN) - )
14.- #49 Pecom Racing (ARG) Oreca 03-Nissan (Luis Perez Companc (ARG)° S/ Nicolas Minassian (FRA)° P/ Pierre Kaffer (DEU)° P)

LMGTE Pro
(NAT T CARS DRIVER 1 DRIVER 2 DRIVER 3 6)


1.- #51 AF Corse**/° (ITA) M Ferrari F458 Italia (Gianmaria Bruni (ITA)° P/ TBA -)
2.- #71 AF Corse**/° (ITA) M Ferrari F458 Italia (Olivier Beretta (MCO)° P/ TBA -)
3.- #91 Porsche AG Team Manthey (DEU) M Porsche 911 RSR (Jörg Bergmeister (DEU) P/ Patrick Pilet (FRA) P/ Timo Bernhard (DEU) P)
4.- #92 Porsche AG Team Manthey (DEU) M Porsche 911 RSR (Marc Lieb (DEU) P/ Richard Lietz (AUT) P/ Romain Dumas (FRA) P)
5.- #97 Aston Martin Racing** (GBR) M Aston Martin Vantage V8 (Darren Turner (GBR)° P/ Stefan Mücke (DEU)° P/ -)
6.- #99 Aston Martin Racing** (GBR) M Aston Martin Vantage V8 (Frédéric Makowiecki (FRA)° G/ Bruno Senna (BRA)°/ -)

 


LMGTE Am (NAT T CARS DRIVER 1 DRIVER 2 DRIVER 3 8)
1.- #50 Larbre Competition° (FRA) M Chevrolet Corvette C6-ZR1 (Patrick Bornhauser (FRA)° S/ Julien Canal (FRA)° S/ Fernando Rees (BRA)° S)
2.- #57 Krohn Racing (USA) M Ferrari F458 Italia (Tracy Krohn (USA) S/ Niclas Jönsson (SWE) G/ TBA)
3.- #61 AF Corse° (ITA) M Ferrari F458 Italia (Jack Gerber (GBR)/ Matt Griffin (IRL)° S/ Marco Cioci (ITA)° G)
4.- #76 IMSA Performance Matmut (FRA) M Porsche 911 GT3 RSR (Raymond Narac (FRA)° S/ Christophe Bourret (FRA)° S/ Jean-Karl Verney (FRA) P)
5.- #81 8 Star Motorsports (USA) M Ferrari F458 Italia (Vicente Potolicchio (VEN) S/ TBA/ TBA)
6.- #88 Proton Competition (DEU) M Porsche 911 GT3 RSR (Christian Ried (DEU) S/ Gianluca Roda (ITA)° S/ TBA)
7.- #95 Aston Martin Racing** (GBR) M Aston Martin Vantage V8 (Christoffer Nygaard (DNK)° S/ Kristian Poulsen (DNK)° S/ Allan Simonsen (DNK)° G)
8.- #96 Aston Martin Racing** (GBR) M Aston Martin Vantage V8 (Roald Goethe (DEU)° B/ Stuart Hall (GBR)° S/ Jamie Campbell-Walter (GBR)°)

Pneus:–
M: MICHELIN
D: DUNLOP

Graduação dos Piloto:-
P: PLATINUM
G: GOLD
S: SILVER
B: BRONZE

* = Sujeito à confirmação da FIA
** = Inscrição nos termos do artigo 41. C. b)
° = Sujeito ao recebimento da licença 2013




Jeff Carter

 



Última atualização ( Sex, 08 de Março de 2013 13:01 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Car para a sua publicação.
O Planet Car reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Car , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar