Você está Aqui: Início

Top Internacional – F. Indy: Projetista prevê mais ultrapassagens no Brasil

E-mail Imprimir PDF

( 2 Votos )

Com alteração da Curva 1, prova deve ficar mais segura e emocionante Projetista do Circuito do Anhembi, onde será realizada no dia 5 de maio a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, o neozelandês Tony Cotman esteve na capital paulista na última semana para vistoriar a pista de 4.081 metros montada na zona norte da cidade. Cotman tinha como objetivo observar alterações no piso causadas pelo tráfego rotineiro no local e também por interferência do meio ambiente.

"As principais alterações aqui são novas ondulações ou depressões, que podem causar empoçamento de água da chuva - o que reduz a aderência dos carros", observou o projetista. Na visita, Cotman anunciou uma melhoria importante em termos de competitividade na corrida: o alargamento da Curva 1, também conhecida como Esse do Samba.

"Vamos deixar a primeira perna do esse um pouco mais larga, cerca de dois metros. Isso pode parecer pouco, mas é significativo em termos de disputa de freadas entre os pilotos. Nas relargadas em fila dupla, acontecem oportunidades que convidam ao acidente. E isso pode acontecer quatro, cinco vezes em uma mesma corrida. Todos os anos tivemos acidentes múltiplos ali. Por isso, queremos proporcionar a chance para os pilotos cumprirem a primeira curva sem problemas", detalhou. "A ideia é que os pilotos possam disputar posições ali com menos riscos. Esse trecho talvez já seja o principal local de ultrapassagem, mas vai ficar melhor".

"Historicamente, temos problemas na relargada nessa curva e se pudermos colaborar e tornar fácil o trabalho de direção de prova, melhor assim", continua Cotman. "A Indy está sempre em evolução, melhorando carros, pneus, acerto. E precisamos estar abertos para mudanças o tempo todo. Essa pista não é como Interlagos, construída, desenhada para isso (corridas). Em uma pista temporária muda tudo. Podem os ter ondulações, problemas de drenagem, coisas comuns ao dia-a-dia".

O projetista também falou sobre o que espera como resultado para a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé. "Estou feliz em ver o (Will) Power ganhar corridas", disse, referindo-se ao vencedor das três provas realizadas em São Paulo. "Mas, sinceramente, eu queria muito ver um brasileiro vencendo aqui. Por que não este ano?"



Rodolpho Siqueira

 

 

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Car para a sua publicação.
O Planet Car reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Car , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar