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Out Of Brazil – GP2: Mônaco, o momento da realização de um sonho

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Todos nós, sem qualquer exceção temos sonhos. Alguns simples de se realizarem, outros lá um tanto mais difíceis de se tornarem materiais. E não há maior satisfação do que conseguir concretizar um deles com mérito próprio, afinal a conquista pessoal é muito mais saborosa, muito mais doce. No fundo, um breve momento de pura magia.

Para os pilotos de monopostos competir nas ruas do Principado de Mônaco é, certamente momento da realização de um desses sonhos. Quem é apaixonado por velocidade e já assistiu pela tela da televisão uma das 61 edições anteriores do Grand Prix de Mônaco de F1 já deve ter ao menos tentado imaginar a sensação de se pilotar um carro de grande potencia acelerando fundo por aquelas ruas estreitas, lambendo muros e guard-rails. Afinal, Mônaco é provavelmente a pista que todos nós sabemos de cor. É o circuito de rua original e definitivo: Começa se esgueirando através da Ste Devote e sobe a colina para a Cassino Square, para, em seguida, começar a descida para a Mirabeau e o travado hairpin. Desce mais um pouco e é hora de fechar-se um olho (dica imprescindível de Jackie Stewart) para atravessar o túnel em direção ao porto. Na seqüência o contorno da Tabac e do “esse” da piscina, para chegar na ultima curva, a La Rascasse. Tecnicamente é um circuito impossível para os carros de F1, mas todos sabem que é impossível a F1 sobreviver sem ele, sem seu mito e a paixão que faz brotar nos corações.

A GP2 faz em Mônaco sua quinta rodada desta temporada e no grid de 26 carros um garoto de 19 anos vai estar vivendo seu momento mágico de realização de um sonho que começou em 2001 nos pequenos karts da categoria Z.F. Junior da Granja Viana. Acelerado de nascença, como faz sentido para qualquer nascido na paulicéia desvairada, Victor Guerin é puro coração, com uma habilidade fora do comum e um pé direito para lá de pesadíssimo.

Guerin compete regularmente no campeonato internacional da Auto GP, categoria que está em fase de ascensão e com carros muito próximos em desempenho aos da GP2, categoria em que estreou apenas duas semanas atrás, na etapa espanhola de Barcelona. Mesmo sendo estreante, Guerin deixou seu cartão de visitas, estabelecendo a volta mais rápida da corrida Sprint, a do domingo, só não levando os pontos da conquista por o regulamento estabelecer que os pontos só podem ser contabilizados pelos pilotos que chegarem entre os dez melhor colocados na corrida.

O contrato com a equipe Ocean Racing Technology, do lusitano e ex-piloto de F1, Tiago Monteiro, é para apenas duas corridas. A de Barcelona e esta em Mônaco, mas o bom trabalho e grande potencial do piloto paulista já lhe rendeu o convite para permanecer na equipe até o final da temporada.

O italiano Davide Valsecchi está liderando o campeonato, mas o brasileiro Luiz Razia está em grande fase e ocupa a vice-liderança da tabela de pontos. Em sua quarta temporada na categoria, Razia é um dos mais experientes da GP2 e um bom resultado final no campeonato pode significar o carimbo que falta em seu passaporte para uma vaga de titular na F1 e deixar a incomoda posição de piloto de testes (que na F1 nada testam) da Lotus GP.

Também brasileiro e estreante na categoria nesta temporada, o brasiliense Felipe Nasr vem de uma carreira brilhante e vitoriosa no kart, o que tem repetido nas categorias de acesso por quais tem passado. Foi campeão da F-BMW e do disputadíssimo Britânico de F3. Já vem colhendo bons resultados na GP2, competindo pela equipe Dams e não será qualquer surpresa vermos o brasileiro no alto do pódio ainda este ano. É a mais constante aposta para chegar bem na F1 entre os (verdadeiros) especialistas de automobilismo.

A programação da GP2 para Mônaco prevê treinos e tomada de qualificação nesta quinta-feira, com as duas provas acontecendo na sexta e no sábado. A prova de sexta-feira (Feature Race) terá 42 voltas pelo circuito de 3.340 metros e a de sábado (Sprint Race) terá o total de 30 voltas.

O recorde da pista na categoria pertence ao franco-suíço Romain Grosjean – atual piloto da Lotus GP na F1 -, com o carro da Barwa Addax Team. A marca a ser batida é 1m19s498, com média de 151.249 kph.

Para esta prova a organização implantou novidades, dividindo os competidores em dois grupos para a tomada de classificação e a “fórmula” foi simples: Carros com numeração par no Grupo A e com numeração impar no Grupo B. Serão duas praticas de 14 minutos de duração cada e o melhor tempo entre os grupos (óbvio) largará na posição de honra e o melhor tempo do outro grupo – mesmo que não seja o segundo mais rápido – largara na posição externa da primeira fila. As demais posições acompanham a mesma “fila” do mais rápido de seu grupo, ou seja, se o pole for impar, todos os demais carros ímpar largarão na fila interna, se for par, todos os demais pares na fila interna.

A decisão, democraticamente resolvida através de votação, foi bem recebida pelos pilotos e Luiz Razia comentou: “Eu acho que GP2 tomou uma decisão muito boa por nos colocar em dois grupos para a qualificação em Mônaco, porque vai ter espaço para todos. Antes, o tráfego criava uma grande confusão para todo mundo, como também acontece na F1, então agora vamos poder lutar melhor pelas posições de largada em Mônaco”.

Até agora nesta temporada, a GP2 Series liberava três jogos de pneus “prime” e um jogo de pneus “option” para o fim de semana. E sempre um jogo de pneus “prime” tinha de ser reservado para a corrida Sprint da manhã de domingo. Mas a partir desta semana e para todo o resto do da temporada, as regras mudaram e as equipes passão a ter liberdade plena de escolha para a estratégia de pneus, já que todas receberão dois jogos “prime” e dois jogos “option”, que utilizarão da maneira que entenderem melhor – o comunicado não esclarece se os sets utilizados poderão ser mistos, ou se, obrigatoriamente todos terão de ser iguais em cada stint -. Para Mônaco os pneus “prime” serão os macios e os “option” os supermacios.

Mario Isola, Gerente de Competições da Pirelli, esclareceu: “As novas regras de pneus para a GP2 é um desenvolvimento emocionante que irá introduzir um novo e importante elemento na estratégia de gerenciamento dos pneus a cada final de semana de corridas, tornando a GP2 Series uma fonte de preparação ainda melhor para as categorias top das corridas. Com dois jogos de composto mais macio disponível para eles utilizarem no momento que quiserem em Mônaco, os pilotos da GP2 terão que pensar muito cuidadosamente sobre o momento certo de usá-los, mas isso os fará tendo mais experiência de correr com um composto rápido, mas que precisa de ser administrado com critério. Mônaco é com certeza o maior desafio que eles irão enfrentar durante a temporada. E a chave para o sucesso será ficar longe de problemas, porque nossos compostos P Zero P são projetados para dar o máximo controle e precisão possíveis aos pilotos. Como o downforce aerodinâmico disponível é muito pequeno, os carros dependem principalmente da aderência mecânica”.

Esta é a oitava vez que a GP2 corre em Mônaco e Davide Valsecchi quer repetir a vitória de 2011 e se tornar o segundo piloto da categoria a vencer duas vezes no Principado, já que Pastor Maldonado venceu em 2007 e 2009.

Confira os vencedores das edições anteriores:

2011 Race 1: Davide Valsecchi (Team AirAsia)
2011 Race 2: Charles Pic (Barwa Addax Team)
2010 Race 1: Sergio Pérez (Barwa Addax Team)
2010 Race 2: Jérôme D’Ambrosio (DAMS)
2009 Race 1: Romain Grosjean (Barwa Campos Team)
2009 Race 2: Pastor Maldonado (ART Grand Prix)
2008 Race 1: Bruno Senna (iSport International)
2008 Race 2: Mike Conway (Trident Racing)
2007: Pastor Maldonado (Trident Racing)
2006: Lewis Hamilton (ART Grand Prix)
2005: Adam Carroll (Super Nova Racing)

Confira a formação dos grupos para a tomada classificatória:

Grupo A
#2 Josef Král (Barwa Addax Team)
#4 Felipe Nasr (DAMS) - Rookie
#6 Nathanaël Berthon (Racing Engineering)
#8 Jolyon Palmer (iSport International)
#10 Esteban Gutiérrez (Lotus GP)
#12 Giedo Van der Garde (Caterham Racing)
#14 Stefano Coletti (Scuderia Coloni)
#16 Stéphane Richelmi (Trident Racing)
#18 Fabrizio Crestani (Venezuela GP Lazarus)
#20 Ricardo Teixeira (Rapax)
#22 Simon Trummer (Arden International)
#24 Victor Guerin (Ocean Racing Technology) - Rookie
#26 Max Chilton (Carlin)

Grupo B
#1 Johnny Cecotto Jr (Barwa Addax Team)
#3 Davide Valsecchi (DAMS)
#5 Fabio Leimer (Racing Engineering)
#7 Marcus Ericsson (iSport International)
#9 James Calado (Lotus GP)
#11 Rodolfo González (Caterham Racing)
#15 Fabio Onidi (Scuderia Coloni)
#17 Julián Leal (Trident Racing)
#19 Giancarlo Serenelli (Venezuela GP Lazarus) - Rookie
#21Tom Dillmann (Rapax)
#23 Luiz Razia (Arden International)
#25 Nigel Melker (Ocean Racing Technology)
#27 Rio Haryanto (Carlin)

Última atualização ( Qui, 24 de Maio de 2012 06:22 )  

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