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Out Of Brazil – F. Renault Alps: Só deu francês nas ruas de Pau

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Norman Nato fez a pole e venceu a Race 1 e Paul-Loup Chatin deu o troco para vencer a Race 2 e tomar a liderança do campeonato. Felipe Fraga foi o melhor brasileiro no sábado, com o terceiro lugar na Race 1 e Guilherme Silva o do domingo, com a P7 na Race 2.

O campeonato de Formula Renault 2.0 ALPS tem um novo líder. Segundo colocado na primeira corrida e vencedor da Race 2 nas estreitas ruas de Pau, o final de semana não poderia ser melhor para o francês Paul-Loup Chatin, da equipe Tech1 Racing, já que saiu de sua prova “em casa” como líder do campeonato. “Foi um grande fim de semana”, disse Chatin – “Na Corrida 2 eu consegui manter a vantagem sobre Nato e no final eu levei a vitória. E a próxima etapa será justamente em Imola, que é minha pista favorita”, complementou o novo líder do campeonato, que deixou claro que pretende ampliar essa vantagem em Imola.

Mas também foi um final de semana que também coroou seu compatriota Norman Nato, vencedor da Race 1. Pole position, autor da volta mais rápida e vencedor da Race 1, na sinuosa pista de rua de Pau, a impressão que dava é que ninguém conseguiria segurar Norman Nato. O piloto francês de 19 anos de idade, da equipe RC Fórmula, liderou a prova de sábado desde a primeira volta, confirmando o que se desenhara nos treinos livres: Que era o homem a ser batido nesta segunda etapa da Fórmula Renault 2.0 ALPS, já que se mostrava completamente à vontade para andar forte com os muros e guard-rails muito próximos.

“Consegui uma ótima largada, mas aqui as ultrapassagens são quase impossíveis”, foram as palavras de Norman Nato ao final da segunda corrida. “Porem foi importante para o campeonato conquistar mais bons pontos depois da vitória de ontem”, concluiu o piloto francês.

A festa no quintal de casa dos franceses foi completada pela terceira colocação de Matthieu Vaxiviere na Race 2, após um consistente quarto posto na corrida do sábado. Só não foi 100% francesa a festa do pódio nesta segunda rodada do campeonato, porque a rodada também marcou a “estréia” de um dos meninos do “Brazilian Team” no pódio, com o tocantinense Felipe Fraga fazendo uma exuberante e combativa participação na Race 1, para cruzar a linha final na terceira colocação.

Esta foi apenas a terceira corrida de Felipe Fraga no comando de um monoposto e, também, a primeira corrida de sua carreira em um circuito de rua. “O dia foi ótimo, a começar pela classificação, em que mantivemos o ritmo demonstrado ontem e nos classificamos em terceiro no grid”, lembrou o tocantinense, que na sexta-feira havia ficado com o quinto melhor tempo. “Na largada foi tudo bem, mas no meio da corrida eu cometi um erro e caí para quarto. Pude adotar uma tocada mais agressiva e consegui me recuperar arriscando na ultrapassagem. Foi bem legal, e estou muito feliz com o resultado”, afirmou Fraga, que na Race 2 no domingo acabou ficando pela pista na segunda volta, após uma rodada que determinou seu abandono.

O mesmo pode ser dito sobre o russo Daniil Kvyat. Sétimo colocado no sábado, o russo também acabou abandonando a prova do domingo. De conseqüência, acabou perdendo a liderança do campeonato para Chatin, bem como a segunda colocação na tabua de pontos para Nato. Agora Daniil é o terceiro na tabela, a 20 pontos do líder do certame.

Guilherme Silva também foi bem na etapa francesa. Após problemas na prova de sábado, que abandonou com a roda traseira quebrada e a P25, Guilherme fez grande recuperação na corrida de domingo e terminou na sétima colocação. Com o resultado, Silva é o melhor brasileiro na tabela de pontos, ocupando a sétima colocação com 20 pontos conquistados. “Foi um final de semana muito difícil para nós. Como nossa categoria tem muitos carros e tivemos apenas uma hora de treino livre, várias bandeiras vermelhas aconteceram e acabaram prejudicando um pouco o nosso desenvolvimento do carro. Na corrida de sábado consegui uma boa linha na largada, passei vários caras e, de repente, a roda quebrou. No domingo, tentei a mesma estratégia na largada, mas, com a pista bloqueada na minha frente acabei perdendo duas posições. Consegui passar alguns caras e terminar em sétimo, acabou sendo bom para o campeonato”, detalhou o piloto mineiro.

O também brasileiro Gustavo Lima lavou seu carro, regulou o som e “tchê tcherere tchê tchê, Gustavo Lima e você”… Fez um corridão e chegou na P12 na prova do domingo, após partir da 25ª colocação do grid. Para o piloto brasiliense o resultado é digno de comemoração, já que o piloto de apenas 15 anos está em seu segundo final de semana no automobilismo. Na primeira corrida, disputada sábado, Lima terminou em 17° lugar. Na manhã do domingo, mais adaptado ao carro e ao tradicional circuito francês, o piloto galgou nada menos que treze posições no estreito e sinuoso circuito.

“Hoje me senti mais confiante e adaptado à pista de Pau e acho que isso foi importante para o resultado da corrida. Além disso, fizemos alguns ajustes no carro que resultaram em um melhor desempenho. Consegui fazer algumas ultrapassagens durante a prova e fugir dos acidentes e batidas, que são fáceis de acontecer em circuito de rua. Estou bem satisfeito com o resultado, especialmente por chegar perto da zona de pontuação. Acredito que na próxima etapa, em Ímola, poderei brigar pelos primeiros pontos”, esclareceu o jovem brasiliense, que complementou: “Foi um final de semana muito interessante, já que tive a primeira oportunidade de disputar uma corrida em circuito de rua com resultados positivos. Sinto que estou melhorando a cada prova, estou mais adaptado ao carro e às exigências de uma prova de pouco menos de 30 minutos. Não é fácil sair do kart e agüentar o ritmo de uma prova de automobilismo”.



Se Fraga, Silva e Lima tiveram o que comemorar, Victor Franzoni teve um final de semana para ser “deletado”. Sem achar com sua equipe um bom set-up para seu carro, Franzoni fez um dos habituais “milagres” e conseguiu no braço garantir a P14 no grid da prova de sábado e a P13 para a de domingo. Mas a quebra do semi-eixo de seu carro no sábado determinou o fim de prova e, no domingo, um tal de guard-rail atrapalhou os planos de um bom resultado, quando era o 11º a três voltas para o final da corrida. “Não foi muito bom. Até que comecei bem nos treinos livres, mas depois não encontramos o acerto ideal para este traçado. Mas estamos sempre aprendendo coisas novas e o fim de semana pelo menos serviu para isso”, disse Victor, reconhecendo as dificuldades encontradas na cidade localizada no sul da França.

 

Como foram as corridas:

 

O circuito de rua de Pau Ville está localizado no sul da França, na região de Aquitaine, a 120 quilômetros do Oceano Atlântico (para quem gosta de exatidão aí vai a coordenada de GPS: 43°17'33"N 0°21'47"W). Fica no sopé dos Pirineus, do qual a cidade tem uma vista excepcional e é reconhecida como sua “porta de entrada”.

O circuito tem 2760 metros de comprimento, com quinze curvas. Na etapa de 2011, a pole position foi de Javier Tarancon, com a marca de 1m14s812, que também levou a vitória nas duas corridas. Na pratica de formação do grid para esta segunda etapa da temporada 2012, o francês Norman Nato, da equipe RC Formula estabeleceu a marca de 1m13s974, para garantir a pole position, tendo seu compatriota Paul-Loup Chatin largando ao seu lado. A segunda fila foi formada por Felipe Fraga e Matthieu Vaxiviere e a terceira fila por William Vermont (Arta Engineering) e Roman Mavlanov (Tech1 Racing).

 

 

A Race 1, no sábado:

Na saída para a volta de apresentação o carro, de Alex Albogado se recusou a sair do lugar, forçando, assim, o mexicano ter de largar dos boxes. Na luz verde Nato conseguiu defender bem sua liderança, perseguido por Chatin, e pelo duo da segunda fila, formado por Fraga e Matthieu Vaxiviere.

Pouco atrás boa luta pela quinta posição, envolvendo William Vermont e Melville McKee, com Vermont tendo de suar o macacão para se manter à frente do francês, que pulara na largada da oitava, para a sexta posição. Logo o russo Konstantin Tereshchenko acabou fora da competição, com a suspensão traseira esquerda danificada depois de ter atingido as barreiras de contenção. O mesmo destino teve Alexander Albon, que saiu da pista no início da quinta volta.

Na oitava volta foi a vez de Stefano De Val escapar, obrigando a entrada do Safety-Car. Nato e Chatin já haviam aberto boa vantagem para os demais competidores, mas viram desaparecer tudo que construíram na bobeada de De Val. Também foi fim de prova para Guilherme Silva, com a roda traseira de seu carro quebrada.

Duas voltas mais tarde a bandeira verde reinicia a corrida e McKee não teve a mesma eficiência da largada “original”, perdendo duas posições para Patrick Kujala e Roman Mavlanov. As duas que havia conquistado originalmente com uma boa partida. Com problemas elétricos em seu carro, Vermont perde desempenho e, conseqüentemente, vai perdendo posições. Outra baixa é do paulista Victor Franzoni, que recolhe a barata aos boxes em função da quebra do semi-eixo.

Mas as atenções neste momento são todas para a batalhe pelo terceiro lugar, com Fraga determinado em manter o posto e muito pressionado pelo impressionante Vaxiviere. O francês acabou “descobrindo” o que muito piloto de primeiríssima linha já sabia nas memoráveis batalhas de kart: ultrapassar o tocantinense é, sempre, um buraco mais embaixo...

Simone Iaquinta rodou na pista, enquanto Mavlanov faz bela ultrapassagem em Kujala. O russo conseguira emparelhar com o espanhol na volta 16, que, no entanto conseguiu defender sua posição. Na nova tentativa de Mavlanov, Kujala perdeu a posição e deu adeus à corrida, depois de colocar duas rodas na terra e atingir as barreiras. Nesse meio-tempo, Stefan Wackerbauer superou Leo Roussel e assumiu o oitavo lugar, logo atrás de Daniil Kvyat que progredira para a P7, mas vinha fazendo uma corrida meramente burocrática.

 

 

Norman Nato vibrou muito com a checkered flag balançando diante do nariz de seu carro, para cristalização de sua primeira vitória. Chatin e Fraga chegam logo depois, terminando a prova com pouco mais de 2,5 segundos de desvantagem.

O francês Matthieu Vaxiviere, companheiro de Fraga na Tech1 Racing, ficou com a quarta posição e o espanhol Patrick Kujala fechou o top five, com o melhor dos sete carros do “esquadrão” da Koiranen Motorsport.

 

 

A Race 2 do domingo

As posições de largada da Race 2 são definidas pela segunda volta mais rápida de cada competidor no treino classificatório. Com 1m14s047, Paul-Loup Chatin ficou com a posição de honra, ladeado por Nato, em perfeita inversão da primeira fila do grid da prova do sábado. A segunda fila, curiosamente, teve o mesmo destino, com Matthieu Vaxiviere na P3 e Felipe Fraga na P4. A única “intrusão” nas três primeiras filas foi de Melville McKee (Interwetten.com), que ficou com a quinta posição, deixando Vermont com o sexto posto da grelha.

Essa segunda corrida da etapa foi rica em lances teatrais, bem como repleta de emoções, que somente podem ocorrer em um corrida em Pau. Largando da pole position, Paul-Loup Chatin soube defender bem sua liderança no “aprouch” da primeira curva, sendo seguido, respectivamente, por Nato e Vaxiviere. Fraga e McKee acabaram se tocando na largada, mas, felizmente para ambos, sem grandes danos que afetassem suas corridas. Fraga era o P4 e McKee o P5. O britânico, entretanto, tinha a asa dianteira de seu carro danificada.

E foi logo na terceira volta que um dos protagonistas do campeonato é forçado a abandonar: Daniil Kvyat foi direto e reto nas barreiras de pneus. Quase ao mesmo tempo Fraga também fica fora da corrida ao tirar uma fina não tão fina do guard-rail. Com Chatin e Nato na dianteira e com uma vantagem consistente, McKee agora é o quarto, mas mantendo em sua bota um grupo caçadores prontos para dar o bote: Vermont, Kujala, Mavlanov e Wackerbauer, que na volta onze também “carimba” o guard-rail no final da reta principal.

Logo após Vermont ultrapassa McKee, que também toma um passão de Kujala. Na volta seguinte, um erro custa a corrida para Thomas Jäger. Mais cinco minutos e foi a vez de Iaquinta falar com o “Capitão Nascimento” e “pedir para sair”, depois de bater forte, enquanto Albogado dava uma belíssima rodada na pista. As emoções estavam à flor da pele de quem acompanhava de perto a Race 2 em Pau. Ghirelli também teve problemas e foi para os pits, mas Nato forçava mais ainda e reduzia perigosamente a diferença que o separava do líder, Chatin. No entanto, retardatários com carros mais lentos tornavam tudo mais difícil para o perseguidor.

 

A próxima vitima foi Victor Franzoni, com problemas em seu carro após uma “lambida” no guard-rail, faltando apenas três voltas para terminar a corrida. Mas ainda dava tempo para mais uma surpresa e McKee e Mavlanov “se acharam”...

Quem acabou se dando bem com tudo isso foi o jovem Aurélien Panis (filho do ex-piloto de F1, Olivier Panis), que acabou completando a prova “em casa” na sexta colocação. Chatin conquistou sua primeira vitória na temporada e a quarta na F.Renault 2,0 ALPS, categoria em que terminou 2011 com a terceira colocação na tabela de pontos. 

A próxima etapa está a apenas duas semanas de distância (26 e 27/05) no circuito de Imola.

 

 

Confira o resultado da Race 1 do Grand Prix de Pau de Formula Renault 2.0 Alps (25' +1 lap):

1.- #36 Norman Nato (FRA) RC Formula, com 19 voltas em 26m19s956
2.- #111 Paul-Loup Chatin (FRA) Tech 1 Racing, a +2.323
3.- #80 Felipe Fraga (BRA) Tech 1 Racing, a +2.650
4.- #12 Matthieu Vaxiviere (FRA) Tech 1 Racing, a +3.610
5.- #1 Patrick Kujala (ESP) Koiranen Motorsport, a +7.729
6.- #24 Melville Mckee (GBR) Interwetten.Com Racing, a +9.402
7.- #3 Daniil Kvyat (RUS) Koiranen Motorsport, a +10.865
8.- #4 Stefan Wackerbauer (GER) Koiranen Motorsport, a +11.235
9.- #30 Leo Roussel (FRA) Arta Enginering, a +12.356
10.- #11 Aurelien Panis (FRA) RC Formula, a +13.375
11.- #54 Tristan Papavoine (FRA) Arta Enginering, a +14.278
12.- #39 Edolo Ghirelli (ITA) RC Formula, a +17.121
13.- #82 Luis Dorrbecker (MEX) Team Torino Motorsport, a +18.425
14.- #28 Thomas Jäger (AUT) One Racing, a +28.409
15.- #8 Nicola DE Val (ITA) GSK Grand Prix, a +37.535
16.- #29 William Vermont (FRA) Arta Enginering, a +38.150
17.- #6 Gustavo Lima (BRA) Koiranen Motorsport, a +41.842
18.- #73 Andrea Baiguera (BRIXIA) Horse Power by Facondini Racing, a +46.960
19.- #83 Simone Iaquinta (ITA) Team Torino Motorsport, a +49.695
20.- #81 Alejandro Abogado (MEX) Team Torino Motorsport, a +51.513
21.- #32 Alex Bosak (POL) One Racing, a +1:07.196
22.- #15 Roman MAVLANOV (RUS) Tech 1 Racing, a 3 Laps
23.- #7 Victor Franzoni (BRA) Koiranen Motorsport, a 7 Laps
24.- #31 Paul Petit (FRA) Arta Enginering, a 8 Laps
25.- #25 Guilherme Silva (BRA) Interwetten.Com Racing, a 12 Laps
26.- #9 Stefano De Val (ITA) GSK Grand Prix, a 13 Laps
27.- #20 Alexander Albon (GBR) Epic Racing, a 14 Laps
28.- #23 Konstantin Tereshchenko (RUS) Interwetten.Com Racing, a 18 Laps
Pole Position: Norman Nato
Fastest Lap: Norman Nato, com 1m14s306 (media 133.7 Kph), na quarta volta

 

Confira o resultado da Race 2 do Grand Prix De Pau de Formula Renault 2.0 ALPS: (25' +1 lap)

1.- #111 Paul-Loup Chatin (FRA) Tech 1 Racing, com 21 voltas em 26m19s443
2.- #36 Norman Nato (FRA) RC Formula, a +5s265
3.- #12 Matthieu Vaxiviere (FRA) Tech 1 Racing, a +15s478
4.- #29 William Vermont (FRA) Arta Enginering, a +19s063
5.- #1 Patrick Kujala (ESP) Koiranen Motorsport, a +19s868
6.- #11 Aurelien Panis (FRA) RC Formula, a +31s463
7.- #25 Guilherme Silva (BRA) Interwetten.Com Racing, a +33s583
8.- #30 Leo Roussel (FRA) Arta Enginering, a +37s710
9.- #54 Tristan Papavoine (FRA) Arta Enginering, a +56s246
10.- #20 Alexander Albon (GBR) Epic Racing, a +56s707
11.- #82 Luis Dorrbecker (MEX) Team Torino Motorsport, a +1m00s921
12.- #6 Gustavo Lima (BRA) Koiranen Motorsport, +1m11s842
13.- #24 Melville Mckee (GBR) Interwetten.Com Racing, a 1 Lap
14.- #15 Roman Mavlanov (RUS) Tech 1 Racing, a 1 Lap
15.- #73 Andrea Baiguera (BRIXIA) Horse Power By Facondini Racing, a 1 Lap
16.- #23 Konstantin Tereshchenko (RUS) Interwetten.Com Racing, a 1 Lap
17.- #31 Paul Petit (FRA) Arta Enginering, a 2 Laps
18.- #32 Alex Bosak (POL) One Racing, a 2 Laps
19.- #7 Victor Franzoni (BRA) Koiranen Motorsport, a 3 Laps
20.- #39 Edolo Ghirelli (ITA) RC Formula, a 6 Laps
21.- #81 Alejandro Abogado (MEX) Team Torino Motorsport, a 6 Laps
22.- #83 Simone Iaquinta (ITA) Team Torino Motorsport, a 7 Laps
23.- #28 Thomas Jäger (AUT) One Racing, a 9 Laps
24.- #4 Stefan Wackerbauer (GER) Koiranen Motorsport, a 10 Laps
25.- #8 Nicola DE Val (ITA) GSK Grand Prix, a 12 Laps
26.- #80 Felipe Fraga (BRA) Tech 1 Racing 19 Laps
27.- #3 Daniil Kvyat (RUS) Koiranen Motorsport, a 19 Laps
Pole Position: Paul-Loup Chatin
Melhor Volta: Norman Nato, com 1m14s230 (media 133.9 Kph), na sexta volta
SUSPENDED UNTIL TECHNICAL CHECKS:
30" PENALTY TO Nº 32 DUE TO ART.- 8.2.2

 

Confira como está a classificação do campeonato:

1.- Paul-Loup Chatin (Tech1 Racing), com 79 pontos
2.- Norman Nato (RC Formula), com 69
3.- Daniil Kvyat (Koiranen Motorsport), com 59
4.- Matthieu Vaxiviere (Tech1 Racing), com 27
5.- William Vermont (Arta Engineering), com 27
6.- Melville McKee (Interwetten.com), com 26
7.- Guilherme Silva (Interwetten.com), com 20
8.- Patrick Kujala (Koiranen Motorsport), com 20
9.- Felipe Fraga (Tech1 Racing), com 15
10.- Esteban Ocon (Koiranen Motorsport), com 14
11.- Oscar Tunjo (Tech1 Racing), com 12
12.- Aurélien Panis (RC Formula), com 10
13.- Simone Iaquinta (Team Torino Motorsport), com 8
14.- Roman Mavlanov (Tech1 Racing), com 8
15.- Leo Roussel (Arta Engineering), com     6
16.- Hans Villemi (Koiranen Motorsport), com 4
17.- Stefan Wackerbauer (Koiranen Motorsport), com 4
18.- Thomas Jäger (One Racing), com 3
19.- Tristan Papavoine (Arta Engineering), com 2
20.- Alexander Albon (Epic Racing), com 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Última atualização ( Seg, 21 de Maio de 2012 12:14 )  

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