Você está Aqui: Início

Out Of Brazil – GP2: Giedo Van de Garde vence com a Caterham a prova do sábado}

E-mail Imprimir PDF

( 4 Votos )

Luiz Razia chega em oitavo e larga na pole amanhã; Felipe Nasr faz grande prova de recuperação e chaga em 11º, com o estreante Victor Guerin dando show e completando na P19.

O britânico James Calado fez tudo certinho. Largou na pole position, dividiu “hard” a primeira curva com Fabio Leimer e manteve a dianteira até a parada obrigatória para troca de pneus. Mas a experiência do piloto de testes da equipe Caterham F1, Giedo Van der Garde foi fundamental para o resultado final da corrida. Poupando, nitidamente seus pneus nas voltas iniciais e, com voltas voadoras antes de entrar para o pit stop, Giedo assumiu a liderança e soube segurar o ímpeto do britânico da Lotus, que teve de se contentar com a segunda colocação.

Uma “vingança” poética da Caterham sobre a Lotus, após uma ano de disputas judiciais e muito bate-boca pelo nome eternizado pelo mago Colin Chapman.

Stefano Coletti levou a Coloni ao pódio, completando a prova na terceira posição, com o lider isolado do campeonato, Davide Valsecchi, em quarto e Nathanaël Berthon na P5.

Então vice-lider do campeonato, o brasileiro Luiz Razia foi uma das vítimas de uma acidente com um dos concorrentes na classificação que acabou atravessado na pista e originando uma bandeira vermelha. Como o próprio Valsecchi e Felipe Nasr, Razia não pode utilizar seu jogo de pneus macios e acabou tendo de largar da P13. Fez uma ótima largada, entrando logo para o top ten e ao final de uma corrida consistente – mas sem grande brilho – ficou com a oitava posição final, o que significa largar na prova de amanhã na pole position, já que o grid é formado pela ordem de chegada da primeira corrida, com inversão dos oito primeiro colocados.

Felipe Nasr fez grande prova. Alinhou na P22, mas ao final da primeira volta era o décimo sétimo. Optou por uma estratégia arriscada de parar mais cedo e poder ter pista livre para andar forte, mas a pista extremamente abrasiva da Catalunha o obrigou a ser mais “conservador” no trato com os pneus. Inteligentemente evitou grandes combates na defesa da posição: Quem vinha mais rápido, passava. Isso permitiu a Nasr chegar ao final da corrida podendo recuperar posições e receber a checkered flag na décima primeira colocação.

Estreante na lusitana Ocean, o paulista Victor Guerin recebeu a incumbência de fazer os treinos livres com os jogos disponíveis de pneus macios. A ótica da equipe era a de que com esses pneus o piloto teria maior segurança, mas, em compensação, não teria pneus “soft” para a tomada de classificação. Mesmo assim Guerin mostrou que é um velocista nato e com os “raios” de pneus duros garantiu a P21, à frente de muita gente boa e, claro, mais experiente.

Na partida para a volta de apresentação e aquecimento o motor de seu carro estolou – um defeito peculiar do sistema “anti-stall” da categoria – e Victor teve de largar dos boxes e com os pneus frios. Dentro das reconhecidas limitações de seu equipamento –a Ocean não é tida como uma equipe de ponta -, Guerin recuperou a desvantagem para o pelotão traseiro e foi fazendo fila.... Bem ao estilo do agressivo piloto da Auto GP.

Completou a prova acendendo as luzinhas de atenção dos chefes de equipe da categoria (e sob olhar de tantos outros da F1), na P19 e pressionando muito Johnny Cecotto (filho do ex-piloto de F1 e muticampeão de motovelocidade homônimo).

A prova de domingo terá largada às 05:30 hs de Brasília, com transmissão direta pela Sportv.

 

Confira o resultado da Race 1 da GP2 na Catalunha:

1.- #12 G. Van Der Garde (Caterham Racing), com 37 voltas em 1h00m22s966
2.- #9 J. Calado (Lotus GP), a 0s878
3.- #14 S. Coletti (Scuderia Coloni), a 3s811
4.- #3 D. Valsecchi (DAMS), a 11s859
5.- #6 N. Berthon (Racing Engineering), a 15s795
6.- #15 F. Onidi (Scuderia Coloni), a 19s379
7.- #26 M. Chilton (Carlin), a 19s768
8.- #23 L. Razia (Arden International), a 20s072
9.- #8 J. Palmer (iSport International), a 27s624
10.- #10 E. Gutiérrez (Lotus GP), a 36s653
11.- #4 F. Nasr (DAMS), a 45s264
12.- #5 F. Leimer (Racing Engineering), a 46s534
13.- #7 M. Ericsson (iSport International), a 47s087
14.- #25 N. Melker (Ocean Racing Technology), a 47s356
15.- #11 R. González (Caterham Racing), a 53s555
16.- #27 R. Haryanto (Carlin), a 1ms879
17.- #18 F. Crestani (Venezuela GP Lazarus), a 1m06s737
18.- #1 J. Cecotto (Barwa Addax Team), a 1m11s199
19.- #24 V. Guerin (Ocean Racing Technology), a 1m11s397
20.- #2 J. Král (Barwa Addax Team), a 1m14s871
21.- #16 S. Richelmi (Trident Racing), a 1m15s821
22.- #21 T. Dillmann (Rapax), a 1m20s031
23.- #22 S. Trummer (Arden International), a 1m20s382
24.- #17 J. Leal (Trident Racing), a 1m28s989
25.- #19 G. Serenelli (Venezuela GP Lazarus), a 1 LAP
26.- #20 R. Teixeira (Rapax), DNF

Última atualização ( Sáb, 12 de Maio de 2012 13:24 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Car para a sua publicação.
O Planet Car reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Car , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar