Você está Aqui: Início

Top Internacional - IndyCar: Will Power vence mais uma vez em São Paulo e amplia liderança no campeonato

E-mail Imprimir PDF

( 3 Votos )

O australiano Will Power já é chamado de "o Rei de São Paulo", após a terceira vitória em três provas realizadas na capital paulista. Em mais uma corrida impecável, o piloto da Penske largou na ponta, liderou quase toda a corrida, e cruzou a linha de chegada seguido de perto por Ryan Hunter-Reay. Dario Franchitti, que passou a primeira metade da corrida perseguindo o australiano, perdeu posições na segunda metade, em função das estretégias de boxes, e Ryan Hunter-Reay fez boa prova, largando da quinta colocação e chegando em segundo.

Os brasileiros estiveram bem na prova, tanto que entre as voltas 35 e 45 os quatro estavam entre os oito primeiros colocados. Nas 30 voltas finais, entretanto, estratégias de box que não deram certo e acidentes fizeram com que todos perdessem posições. O melhor colocado foi Helio Castroneves, que terminou em quarto. Rubens Barrichello foi o 10º, Tony Kanaan o 13º e Bia Figueiredo 20ª.

Saiba como foi a corrida, em seus principais momentos:

Volta 1: Após a largada Power mantém liderança, trazendo com ele dario Franchitti.

Volta 3: Chuva ameaça voltar a cair, e equipes ficam em alerta. Mas foi apenas ameaça, não choveu no Anhembi.

Volta 10: Power e Franchitti abrem boa vantagem, cerca de 7 segundos, em relação ao segundo pelotão.

Volta 13: Power e Franchitti já têm mais de 8 de vantagem. No segundo grupo vêm, na ordem, Scott Dixon, Graham Rahal, Mike Conway, Josef Newgarden, Ryan Hunter-Reay, James Hinchcliffe e Ryan Briscoe. Tony Kanaan lidera o terceiro pelotão.

Volta 16: Começam as paradas de boxes, Justin Wilson troca os pneus de tarja preta (mais duros) pelos vermelhos. JR Hildebrand também para.

Volta 18: Dixon, Newgarden, Kanaan e Charlie Kimball, todos do pelotão intermediário, param nos boxes para trocar pneus.

Volta 20: Rahal, EJ Viso, Barrichello e Sebastien Bourdais fazem as paradas.

Volta 21: Katherine Legge toca o muro na entrada da reta da Marginal e fura o pneu traseiro esquerdo. Não há bandeira amarela pois a piloto consegue levar o carro até os boxes.

Volta 22: Os líderes Power, Franchitti e Hunter-Reay fazem as primeiras para nos boxes. Briscoe bate no muro e fica parado, provocando a primeira bandeira amarela da corrida.

Volta 23: Prova segue com bandeira amarela. A ordem dos 10 primeiros pilotos é: Power, Franchitti, Hunter-Reay, Dixon, Conway, Rahal, Simon Pagenaud, Helio Castroneves, Newgarden e Barrichello. Kanaan é o 13º e Bia a 22ª.

Volta 26:
Na relargada, Franchitti larga mal, roda na primeira perna do S do Sambódromo e provoca uma grande confusão, com vários toques e nova amarela.

Volta 27: Os 10 primeiros, nesta volta com bandeira amarela, é: Power, Hunter-Reay, Dixon, Castroneves, Barrichello, Kanaan, Viso, Hilderbrand, Hinchcliffe e James Jakes. Os brasileiros avançaram bastante na relargada. Castroneves subiu do 8º para o 4º lugar, Barrichello veio de 10º para 5º, Kanaan saiu de 13º para 6º e Bia de 22º para 19º.

Volta 29: Em mais uma relargada, Kanaan ganha posições, Newgarden leva toque e roda, no S que liga o Sambódromo à Avenida Olavo Fontoura. Kimball, que vinha atrás, não consegue desviar e bate. Conway também se envolve, e nova bandeira amarela é agitada.

Volta 30: A maior beneficiada com a confuão da volta anterior foi Bia Figueiredo, que saiu do 19º posto para 7º. Os 10 primeiros nesse momento da corrida eram: Power, Hunter-Reay, Dixon, Kanaan, Barrichello, Viso, Bia, Servia, Franchitti e Castroneves.

Volta 31: Simona de Silvestro abandona com problemas. O carro precisa ser resgatado, e prova é mantida com bandeira amarela por mais uma volta.

Volta 32: Carros com motores Chevrolet ocupam os 2 primeiros lugares, e um total de 7 posições entre os 10 primeiros. Os carros com motores Honda ocupam 2 lugares entre os Top 10, e apenas o Oriol Servia se mantem entre os primeiros com motor Lotus.

Volta 33: Enfim uma relargada sem ocorrências. Hunter-Reay pressiona Power pela liderança, e Castroneves ganha a nona posição de Franchitti.

Volta 35: Castroneves supera Servia e coloca os 4 brasileiros estão entre os 8 primeiros colocados.

Volta 38: Com pista bastante seca e algumas voltas de bandeira verde após várias amarela, os tempos de volta caem bastante. Os 7 primeiros colocados fazem as suas voltas mais rápidas na prova até o momento, e outros 4 pilotos do pelotão intermediário também.

Volta 41:
Kanaan para para troca de pneus e reabastecimento, voltando à prova em 18º lugar.

Volta 42: Power continua na liderança, seguido de perto por Hunter-Reay. Um pouco mais atrás estão Dixon, Barrichello, Viso, Bia, Castroneves, Sato e Hildebrand.

Volta 43: Castroneves supera Bia. Agora eles ocupam o 7º e 8º lugares.

Volta 46:
Viso para nos boxes para troca de pneus e cai para o 15º lugar. Castroneves e Bia ganham a posição, assim como Sato, que fazia grande corrida.

Volta 47: Barrichello para, abastece e coloca penus vermelhos (estava com pretos). cai para 17º

Volta 49: As primeira posições são ocupadas por Power, Hunter-Reay, Franchitti, Castroneves, Bia, Sato, Hildebrand, Hinchcliffe, Carpenter e Andretti, mas todos estão perto de parar nos boxes.

Volta 50: Bia para nos boxes e volta em 18º lugar.

Volta 51: Os líderes Power e Hunter-Reay param nos boxes.

Volta 52: Franchitti vai para os boxes, Castroneves assume a liderança.

Volta 54: É a vez de Castroneves parar. Com as paradas há muitas trocas de posições nesse momento da corrida. Power, com pneus novos, já é o 6º colocado.

Volta 55: Tony volta aos boxes. Deve ser a última parada do brasileiro, que fará as últimas 20 voltas com um set de pneus vermelhos.

Volta 56: Após as paradas, a ordem entre os 10 primeiros é: Dixon, Power, Hunter-Reay, Viso, Franchitti, Castroneves, Barrichello, Sato, Hinchcliffe, Hildebrand. Bia é 14ª e Kanaan o 18º.

Volta 57: Viso, que havia parado em momento diferente dos líderes, volta aos boxes e não deve parar mais. Mas cai do 4º para o 17º lugar.

Volta 62: Na mesma volta, acidentes com Ed Carpenter e Newgarden provocam mais uma bandeira amarela.

Volta 63:
Dixon, Barrichello e Bia entram nos boxes, aproveitando a bandeira amarela.

Volta 64: Antes da relargada, a ordem era: Power, Hunter-Reay, Franchitti, Castroneves, Sato, Hinchcliffe, Conway, Hildebrand, Andretti e Rahal.

Volta 67: Na relargada mais confusa do dia, 8 carros batem no S do Samba: Kanaan, Dixon, Andretti, Rahal, Conway, Bia, Pagenaud e Jakes. Nova amarela foi agitada.

Volta 70: Após a confusão, ainda em bandeira amarela, a ordem ficou: Power, Hunter-Reay, Sato, Franchitti, Castroneves, Hinchcliffe, Hildebrand, Kimball, Viso e Barrichello. Tony voltou à prova em 13º, mas com uma volta de desvantagem. Bia também recolocou o carro em movimento, mas com duas voltas a menos, ocupava apenas o 20º posto.

Volta 71:
Na relargada, Castroneves ganhou o 4º lugar de Franchitti.

Volta 72:
Kimball e Viso trocam posição várias vezes, na luta pelo 8º lugar.

Volta 75: Power vence mais uma em São Paulo.


Confira abaixo a classificação final da prova:

1) Will Power (Chevy Logo) - 75v voltas
2) Ryan Hunter-Reay (Chevy Logo) - a 0.9045s
3) Takuma Sato (Honda Logo) - a 23.905s
4) Helio Castroneves (Chevy Logo) - a 45.489
5) Dario Franchitti (Honda Logo) - a 51.722
6) James Hinchcliffe (Chevy Logo) - a 62.615
7) JR Hildebrand (Chevy Logo) - a 83.764
8) Charlie Kimball (Honda Logo) - a 85.905
9) EJ Viso (Chevy Logo) - a 1:03.449
10) Rubens Barrichello (Chevy Logo) - a 1:08.477
11) Oriol Servia (Lotus Logo) - a 2:44.771
12) Simon Pagenaud (Honda Logo) - 1 LAPS
13) Tony Kanaan (Chevy Logo) - a 1 volta
14) Marco Andretti (Chevy Logo) - a 1 volta
15) James Jakes (Honda Logo) - a 1 volta
16) Graham Rahal (Honda Logo) - a 1 volta
17) Scott Dixon (Honda Logo) - a 1 volta
18) Sebastien Bourdais (Lotus Logo) - a 1 volta
19) Mike Conway (Honda Logo) - a 2 voltas
20) Ana Beatriz (Chevy Logo) - a 2 voltas
21) Ed Carpenter (Chevy Logo) - a 3 voltas
22) Justin Wilson (Honda Logo) - a 9 voltas
23) Josef Newgarden (Honda Logo) - a 14 voltas
24) Simona de Silvestro (Lotus Logo) - a 47 voltas
25) Ryan Briscoe (Chevy Logo) - a 54 voltas
26) Katherine Legge (Lotus Logo) - a 55 voltas


Os 10 melhores na classificação do campeonato e a colocação dos brasileiros, após 4 provas:

1) Will Power (Austrália) - 180 pontos
2) Helio Castroneves (Brasil) - 135
3) James Hinchcliffe (Canadá) - 123
4) Ryan Hunter-Reay (EUA) - 121
5) Simon Pagenaud (França) - 118
6) Scott Dixon (Nova Zelândia) - 109
7) Takuma Sato (Japão) - 83
8) JR Hildebrand (EUA) - 83
9) Dario Franchitti (Escócia) - 83
10) Ryan Briscoe (Austrália) - 82

11) Rubens Barrichello - 79
14) Tony Kanaan - 71
27) Bia Figueiredo - 12

Última atualização ( Dom, 29 de Abril de 2012 18:03 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Car para a sua publicação.
O Planet Car reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Car , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar