Você está Aqui: Início

Out Of Brazil - Fórmula 3: Martins vence na estréia e já lidera o Italiano

E-mail Imprimir PDF

( 1 Voto )

Paulista conquista mais um segundo e um quinto na rodada tripla em Valência Foi uma estreia muito acima da melhor das expectativas. Com uma vitória, um segundo e um quinto lugares na rodada tripla de abertura do Campeonato Italiano de Fórmula 3, neste final de semana no circuito espanhol de Valência, o paulista Henrique Martins assumiu a liderança da classificação de pilotos. O piloto da Prema Powerteam somou 42 pontos e abriu dois de vantagem sobre o norte-americano Eddie Cheever, que está iniciando seu segundo ano na categoria. O francês Brandon Maisano, outro "veterano" e integrante da academia de jovens talentos da Ferrari, aparece em 3º com 34. Os três são companheiros de equipe.

Martins está com 19 anos e admite que a largada na nova série foi melhor que o esperado. "Trabalhamos bastante, mas eu achava que terminar entre os três seria o cenário mais realista. A vitória logo na segunda corrida e a liderança são realmente uma certa surpresa. Felizmente, deu tudo certo", afirmou Martins, cuja carreira está sendo administrada pela Novac Business, empresa do ex-piloto Guto Negrão.

O início mais do que animador serve de contraponto à temporada problemática que Martins enfrentou na Fórmula Renault europeia em 2011. "Corri por uma equipe pequena, numa categoria na qual praticamente não se treina e com um parceiro dois segundos mais lento. Foi muito difícil acompanhar o ritmo das maiores, que tinham estruturas mais completas e podiam trabalhar com maior rapidez no acerto dos carros. Só na última etapa, em Barcelona, é que conseguiu um resultado melhorzinho, um 7º lugar, depois de andar lá atrás o ano inteiro", explicou.

Martins disse que está gostando da Fórmula 3 italiana, onde superou inclusive o russo Sergey Sirotkin, de apenas 16 anos e que na véspera se tornou o piloto mais jovem a ganhar uma prova da Auto GP. "O carro é melhor, mais moderno que o da Fórmula Renault. O grid é menor, mas compensa com uma grande competitividade. Na minha equipe, por exemplo, tenho dois adversários duríssimos, que já conhecem o carro e a categoria. Eles devem ser meus principais adversários".

Nesta temporada, a Fórmula 3 italiana está integrando a programação do FIA WTCC - Mundial de Carros de Turismo. A próxima etapa está marcada para Hungaroring (Hungria), nos dias 5 e 6 de maio. Antes, no entanto, os pilotos terão uma sessão de testes coletivos nos próximos dias 10 e 11 em Misano e ainda esperam pela confirmação de outro treino em Mugello por volta do dia 20.


Márcio Fonseca