Você está Aqui: Início

Out Of Brazil – GP2: Calado vence e Razia é lider do campeonato

E-mail Imprimir PDF

( 2 Votos )

Felipe Nasr foi terceiro e foi ao pódio no final de semana de estréia na categoria

Na “Sprint Race” da GP2 Series neste domingo, em Sepang, o britânico James Calado mostrou porque é tido como a nova sensação da Inglaterra e, também, que já está completamente adaptado ao carro da categoria. Com uma largada perfeita, Calado soube manter a dianteira, mesmo muito apertado na primeira curva por seu companheiro de equipe, Esteban Gutiérrez.

Luís Felipe Nasr também foi bem na green light. Optou por manter a linha externa e na Curva 1 e conseguiu conter o forte ataque de Stefano Coletti. O piloto monegasco tentou tomar a posição um par de curvas depois, mas “exagerou” na freada e caiu para a P9, atrás Davide Valsecchi, companheiro de equipe de Nasr. Extremamente combativo, Coletti não se deu por vencido e, antes do final da primeira volta, conseguiu superar o italiano e o brasileiro Luiz Razia, entrando na briga pela sexta posição.

Na frente, Calado estava bastante ocupado, tentando ficar à frente de Gutiérrez e ainda com Nasr, Giedo van der Garde e Fabio Leimer na cola. Na volta 13, Davide Valsecchi tentou fazer a ultrapassagem sobre Razia, mas precisou alargar muito a curva na freada mais longa e acabou fora da pista. Quando voltou acabou atingido forte na traseira pelo açodado Marcus Ericsson, que quis se aproveitar da escapada do italiano. Como resultado, Valsecchi acabou capotado na caixa de brita da Curva 5 e fora da prova junto com Erickson – que sofrerá a perda de 10 posições no grid da próxima prova, como penalização da trapalhada -.

Até então, Calado estava 1s5 à frente de Gutiérrez, com as cinco primeiras posições inalteradas. Mas a batalha pela P6 intensificou, envolvendo Razia, Coletti, Max Chilton e Natanaël Berthon. Razia perdeu uma posição para Coletti e Chilton tentou levar vantagem, esgueirando-se em um espaço claramente insuficiente para a ultrapassagem. Não deu certo e acabou perdendo a posição para Berthon.  Razia não se deu por batido e recuperou a posição de Coletti na última curva da volta 17. Coletti, visivelmente lutando com seus pneus desgastado não pode conter o ataque de Berthon, mas Chilton continuava com a faca nos dentes e acabou conseguindo superar Berthon, voltando para a P8.

A batalha pela P6 prosseguia intensa e na volta seguinte a corrida terminou para Coletti, que tentou segurar Chilton e Berthon e acabou dando um toque nos adversários e quebrando a asa dianteira do carro da Coloni. Foi para os boxes, mas a equipe optou pelo abandono do carro #14, já que restavam apenas duas voltas para o final da prova. Enquanto isso Luiz Razia atacava Leimer, conseguindo tomar a P5 do suíço em belíssima manobra.

Bandeira a quadros erguida e James Calado cruzou comemorando no cockpit da Lotus GP #9, dois segundos à frente de seu companheiro de equipe, Guitierrez. Felipe Nasr cruzou na terceira posição, com folgados mais de sete segundos de vantagem para Van der Garde, o quarto colocado. Luiz Razia veio à seguir, para somar mais seis pontos na tabela de pontos. Pela ordem, Leimer, Chilton e Berthon embolsaram os pontos finais.

Razia está liderando a série com 31 pontos, sete a mais que Valsecchi. O vencedor da corrida de hoje, James Calado é o terceiro, um ponto à frente do companheiro de equipe Gutiérrez e do estreante Felipe Nasr, que chegou na categoria mineiramente quietinho, sem grandes alardes – como sempre foi de seu feitio -, mas já deixando no pódio da Malásia seu cartão de visitas.

Ninguém é Campeão Britânico de F3 de graça. Por enquanto, Felipe Nasr é “só” o melhor estreante na GP2 Series de 2012 e o quinto colocado da tabela, na frente de muitos experientes veteranos.

 

Confira o resultado da Sprint Race da GP2 Series em Sepang:

1.- #9 J. Calado (Lotus GP), com 22 voltas em 41:08.048
2.- #10 E. Gutiérrez (Lotus GP), a 2.004
3.- #4 F. Nasr (DAMS), a 3.440
4.- #12 G. Van Der Garde (Caterham Racing), a     10.760
5.- #23 L. Razia (Arden International), a 11.430
6.- #5 F. Leimer (Racing Engineering), a 14.689
7.- #26 M. Chilton (Carlin), a 15.685
8.- #6 N. Berthon (Racing Engineering), a 16.578
9.- #2 J. Král Barwa (Addax Team), a 18.175
10.- #27 R. Haryanto (Carlin), a 24.033
11.- #21 T. Dillmann (Rapax), a 24.086
12.- #8 J. Palmer (iSport International), a 25.547
13.- #15 F. Onidi (Scuderia Coloni), a 32.206
14.- #25 N. Melker (Ocean Racing Technology), a 34.500
15.- #17 J. Leal (Trident Racing), a 34.629
16.- #22 S. Trummer (Arden International), a 35.226
17.- #24 J. Lancaster (Ocean Racing Technology), a 40.340
18.- #11 R. González (Caterham Racing), a 44.700
19.- #16 S. Richelmi (Trident Racing), a 47.133
20.- #19  G. Serenelli (Venezuela GP Lazarus), a 70.466
21.- #18 F. Crestani (Venezuela GP Lazarus), a 81.035
22 .- #1 J. Cecotto (Barwa Addax Team), a 1 LAP
23 .- #14 S. Coletti (Scuderia Coloni), DNF
24.- #20 R. Teixeira (Rapax), DNF
25.- #7 M. Ericsson (iSport International), DNF
26.- #3 D. Valsecchi (DAMS), DNF

Confira como está a Pontuação da GP2 Series:

1.- Luiz Razia, com 31 pontos
2.- D. Valsecchi, 24
3.- J. Calado, 19
4.- E. Gutiérrez, 18
5.- Felipe Nasr, 18
6.- M. Chilton, 17
7.- F. Leimer, 16
8.- G. Van Der Garde, 10
9.- S. Coletti, 10
10.- R. Haryanto, 2
11.- N. Berthon, 1

Última atualização ( Dom, 25 de Março de 2012 17:28 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Car para a sua publicação.
O Planet Car reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Car , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar