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Out Of Brazil – Auto GP: Quaife-Hobbs venceu a primeira corrida de 2012

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Out Of Brazil – Auto GP: Quaife-Hobbs venceu a primeira corrida de 2012
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Depois que conquistou a pole position ontem ele se tornou o franco favorito, e Adrian Quaife-Hobbs não decepcionou as expectativas. O piloto britânico venceu a primeira corrida da Auto GP World Series 2012, realizada em Monza e liderando, com categoria, a corrida de ponta a ponta.

O piloto, companheiro do “bota” brasileiro Victor Guerin na equipe SuperNova, largou bem, ao contrário do russo Sergey Sirotkin que alinhou ao seu lado na primeira e ficou parado no grid, obrigando todos a perigosamente se desviarem. Felizmente ninguém bateu no “obstáculo” russo, mas foi determinante para o inicio dos problemas enfrentados por Victor Guerin, que teve de frear forte e ficar com seu carro literalmente de lado, para escapar de um acidente que poderia ser de grandes proporções.

Logo atrás de Quaife-Hobbs partiram, Sergio Campana, que fez bela ultrapassagem sobre Pål Varhaug e Chris Van der Drift na primeira chicane e vinham logo atrás. O grupo dianteiro permaneceu nessa ordem até à quarta volta, quando Van der Drift perdeu o contato após um erro na Parabólica e caiu para a oitava posição. A luta pelo pódio ficou reduzida ao trio da liderança, com Quaife-Hobbs mantendo sempre uma constante vantagem de cerca de 1s5 sobre o italiano, que por sua vez, mantinha uma diferença semelhante sobre o norueguês da equipe Virtuosi UK. Os pit stops não mudaram a ordem de coisas, mesmo quando o britânico da SuperNova encontrou pela frente Sirotkin na saída de box, o que o levou a perder algumas frações de segundo na primeira variante. Quaife-Hobbs começou a pressionar o piloto russo, e assim que completou a ultrapassagem recebeu a bandeira quadriculada que consagrou sua vitória.

Campana completou na segunda posição, mas acabou recebendo uma ducha fria após a corrida: o piloto italiano teve imposta uma penalidade de acréscimo de um segundo (e também seu companheiro de equipe Michele La Rosa), porque a equipe MLR trocou apenas os pneus dianteiros no pit-stop, violando o regulamento para este fim de semana de corridas, que determinava a mudança dos pneus traseiros. Assim Campana acabou relegado ao décimo lugar, enquanto o segundo posto acabou “herdado” por Varhaug, que por seu turno fez uma corrida muito consistente, conquistando um resultado de muita importância para o recém-chegado na equipe Virtuosi UK.

Com a penalização de Campana o terceiro lugar ficou com Daniel de Jong, uma boa recompensa para o piloto holandês que mostrou uma pilotagem bastante agressiva na corrida. Nas voltas iniciais travou uma boa luta pelo quinto posto com Facu Regalia, fazendo grande ultrapassagem na Parabólica. Mas o argentino da Campos Racing conseguiu se recuperar na freada da primeira variante. A luta prosseguiu entre ambos, mas o pit stop acabou resolvendo a disputa em favor do portador da Manor MP. O quinto lugar ficou com Van der Drift, seguido de Giacomo Ricci, que durante toda a corrida travou uma boa luta por posições com Max Snegirev e Antonio Spavone. Nono lugar e dois pontos para Giancarlo Serenelli, que acabou ficando adiante do penalizado Campana.

 

No entanto, acabaram ficando mais atrás Adderly Fong e Victor Guerin, ambos vítimas de contatos que causaram a quebra da asa dianteira e forçados a uma longa parada no pit para a troca do bico do carro.

Merece ser salientado que após o erro de Sergey Sirotkin na largada - que o fez perder uma volta de corrida - o russo tratou de impor um ritmo muito forte por toda a prova, ritmo que o permitiu estabelecer na décima segunda passagem a volta mais rápida da corrida, com o tempo de 1m36s389. O “detalhe” é que essa marca foi três décimos de segundo mais rápida que a que garantiu a pole ontem.

 

O que disse após a prova o trio de vencedores:

 

 

Adrian Quaife-Hobbs: “Partir da pole é definitivamente uma vantagem, mas não significa ter uma corrida fácil. No entanto, foi a minha primeira largada em um carro como esse e a primeira freada ainda com pneus frios não foi propriamente um passeio. Eu já sabia que em Monza administrar a vantagem para não dar chance aos adversários era a chave, então busquei andar forte para ter logo alguma vantagem. Consegui, mesmo com um pequeno problema de cambio, que me incomodou ontem, e voltou durante a corrida, me fazendo perder um pouco de tempo. Contudo, consegui controlar bem a corrida e, também, o pit stop, que foi o primeiro pit stop em corrida da minha carreira, que correu bem e sem qualquer problema”.

 

 

 

Pål Varhaug: “Na largada Sirotkin ficou parado bem na minha frente e eu tive que desviar muito rápido para evitar a batida, o que acabou me fazendo perder tempo. Apesar disso eu consegui uma boa partida, mas não fiquei por dentro de Campana na freada da primeira chicane, o que foi um pequeno erro, mas significativo. Na corrida busquei o tempo todo me aproximar dos dois primeiros, mas depois do pit stop os pneus que colocaram passaram a ter problemas de temperatura, pelo que não pude forçar o ritmo como eu queria. Eu ainda tenho que me adaptar melhor ao carro, então eu diria que este pódio já é um grande resultado”.

 

 

Daniel de Jong: “Obviamente um pódio obtido pela penalização de um oponente não tem o mesmo gosto de um terceiro lugar 'verdadeiro', mas eu já estava satisfeito com a minha corrida. Larguei bem, e na primeira variante consegui manter a linha preferencial interna, o que me permitiu ganhar algumas posições. Me diverti muito no combate direto com meus adversários, porque o carro estava indo muito bom, tanto que permitiu escalar do décimo lugar ao pódio. Agora vamos ver o que conseguiremos fazer na Race 2 amanhã”.

 

 

 

 

Monza Corrida 1

1.- Adrian Quaife-Hobbs, SuperNova International, 14 giri in 23’36”782
2.- Pål Varhaug, Virtuosi UK +4.880
3.- Daniel De Jong, Manor MP Motorsport +11.480
4.- Facundo Regalia, Campos Racing +13.444
5.- Chris Van Der Drift, Manor MP Motorsport +22.896
6.- Giacomo Ricci, Zele Racing +27.137
7.- Max Snegirev, Campos Racing +28.245
8.- Antonio Spavone, Euronova Racing +32.073
9.- Giancarlo Serenelli, Ombra Racing +40.862
10.- Sergio Campana, MLR 71 +1.01.499
11.- Giuseppe Cipriani, Campos Racing +1.27.688
12.- Michele La Rosa, MLR 71 +1.54.340
13.- Adderly Fong, Ombra Racing +1 LAP
14.- Sergey Sirotkin, Euronova Racing +1 LAP
15.- Victor Guerin, SuperNova International +2 LAPS
Volta mais rápida: Sergey Sirotkin, Euronova Racing, com 1m36s389, média de 216,36 kmh

Campeonato de pilotos após a corrida:

1.- Quaife-Hobbs, com 26 pontos
2.- Varhaug, 18
3.- De Jong, 15
4.- Regalia, 12
5.- Van der Drift, 10
6.- Ricci, 8
7.- Snegirev, 6
8.- Spavone, 4
9.- Serenelli, 2
10.- Bell e Sirotkin 1.

Classificação Sub-21:

1. Quaife-Hobbs, 26
2. Varhaug 18
3. De Jong 15
4. Regalia 12
5. Spavone 10
6. Sirotkin 9
7. Guerin 6

Classificação Campeonato de Equipes:

1.- SuperNova International, 26
2.- Manor Mp Motorsport, 25
3.- Virtuosi UK e Campos Racing, 18
5.- Zele Racing, 8
6.- Euronova Racing, 5
7.- Ombra Racing, 2
8.- MLR71, 1

 



Última atualização ( Dom, 11 de Março de 2012 02:10 )  

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