Você está Aqui: Início

Out Of Brazil - Indy Lights: Victor Carbone fecha temporada com vitória verde-amarela em Las Vegas

E-mail Imprimir PDF

( 3 Votos )

O piloto brasileiro Victor Carbone terminou sua primeira temporada na Firestone Indy Lights – categoria de acesso à F Indy - com uma vitória em Las Vegas.

Carbone, que também ganhou seu primeiro Prêmio Sunoco de Pole (Sunoco Pole Award) na sexta-feira (14/10), tornou-se o quarto piloto da Sam Schmidt Motorsports a comemorar no Círculo da Vitória.

Partindo da posição de honra Victor foi superado por Stefan Wilson na Curva 1, mas manteve firme o segundo posto, pressionando Wilson e seguido de perto por Josef Newgarden, e Esteban Guerrieri, terceiro e quarto. Na terceira volta Carbone retomou a liderança, mas Wilson não se deu por batido e na quinta volta voltou à liderança.

Quatro voltas depois um forte acidente, envolvendo o português Duarte Ferreira e os pilotos Rusty Mitchell e Bryan Clauson determinou a paralisação da prova, com apresentação da red flag. Sem ferimentos aos pilotos e retirados os carros da pista, a prova foi retomada, agora com o campeão Newgarden na ponta, pressionado por Victor, Guerrieri e Wilson.

O combate permaneceu extremamente duro pela vitória. Faltavam apenas duas voltas para o final da prova e Victor Carbone com seu companheiro de equipe Esteban Guerrieri seguiam de perto o líder Josef Newgarden. Na saída da Curva 2 ambos saíram para a linha de cima do traçado e entraram na Curva 3 muito forte, para conseguirem entrar na reta final lado até a linha de chegada. A manobra deu certo e Carbone cruzou na frente, com apenas 0,0229 de vantagem para o argentino Guerrieri, que completou em segundo. Na manobra de ultrapassagem sobre Newgarden, Victor acabou tocando o pneu traseiro do carro do campeão antecipado, que acabou furando e tirando suas chances na corrida. “Foi uma corrida difícil”, disse Carbone, que venceu pela primeira vez com o carro #3 Nevoni/ Sam Schmidt Motorsports.

Victor Carbone, que já havia terminado em terceiro em Baltimore, explicou que no combate final pela vitória sua asa dianteira, em um movimento rápido, acabou cortando o pneu traseiro direito de Newgarden, fazendo-o cair para a nona colocação. Os carros tinham uma distância de apenas 0s0921 na 66ªvolta. “Nós estávamos próximos toda a corrida e eu tentei ficar o mais perto possível para que pudéssemos nos separar do grupo”, disse Carbone, “Mas, o vácuo aqui é tão grande que não conseguimos fazer isso. Na última volta sabia que eu tinha que abrir espaço, fui por fora e acredito que foi nesse momento que cortei seu pneu”, prosseguiu o piloto paulista. “Foi uma pena porque eu queria que a equipe ficasse com o ‘top three’. De qualquer forma é um incentivo, uma recompensa do trabalho duro que fizéssemos nessa temporada e isso é em homenagem ao (chefe de equipe) Chris Griffis (que faleceu) em Setembro”, concluiu o vencedor da prova.

Newgarden, companheiro de equipe de Carbone o piloto prejudicado na manobra, ficou momentaneamente chateado, mas no rádio parabenizava repetidamente sua equipe dizendo “Estou feliz pelo Victor, mas ‘porra’!”.

Guerrieri, conduzindo o carro #7 Lucas Oil/ Sam Schmidt Motorsports fechou em segundo lugar no campeonato conquistado por Newgarden, que garantiu o título antecipadamente no Kentucky Speedway em 02 de outubro. “Eu sabia que o Victor seria rápido, então fiquei atrás dele toda a corrida”, disse Guerrieri, que acumulou três vitórias e seis pole-positions. “Foi bom chegar em primeiro, segundo e terceiro, vi que o Justin Wilson, não ocupava nenhuma dessas posições nas últimas voltas. Definitivamente é importante os três primeiros lugares para a equipe e também queria conquistar o vice-campeonato”, esclareceu o piloto da Sam Schmidt, que concluiu: “Eu estive perto de ultrapassar Victor na última curva da última volta, mas mesmo assim foi um resultado muito bom”.

Jorge Gonçalves no carro #4 da Belardi Auto Racing terminou na terceira colocação (ele chegou entre os cinco primeiros em quatro das seis provas em pista oval). “Eu me sinto confortável nos ovais agora”, disse Gonçalvez, de 20 anos, que também completou sua primeira temporada na Firsetone Indy Lights. “Hoje eu comecei a pensar sobre o que eu precisava fazer para ir para o pelotão dianteiro, começando a ultrapassar os carros e trabalhando muito com o câmbio. Eu estava esperando pela última volta para ver o que iria acontecer”, esclareceu o jovem piloto, que confessou: “Foi muito bom para mim para obter toda essa prática de trabalhar com o cambio e com as ultrapassagens. Acho que preciso correr com mais freqüência na Indy Lights para chegar ao nível de ser um piloto profissional”.

O colombiano Gustavo Yacaman – piloto extremamente veloz que fez sua carreira no kart no Brasil - terminou em quarto, seguido por Wilson Jacob e Wagner Brandon. “Nos terminamos na quarta posição, mas não estou feliz com o resultado”, contou Yacaman piloto do carro #2 da TMR-Tuvacol-Xtreme Coil Driling , que também terminou na quarta colocação no campeonato. “Apesar de tudo eu estou feliz com o quarto lugar no campeonato. Eu vou trabalhar mais duramente no próximo ano para melhorar o resultado e ver o que acontece”.

Stefan Wilson entrou na disputa pelo vice-campeonato sete pontos à frente de Guerriere na tabela de classificação. Wilson, pilotou o carro #05 Citizenre Andretti Autosport e estava garantindo a colocação no campeonato da 58ª até a 67ª volta de corrida. “Estávamos na quinta colocação e deveriamos ter terminado em quinto”, contou Wilson. “Faltando dez voltas para o fim da prova tivemos uma falha na ignição que resultou na perda de rendimento do carro e conseqüentemente de posições. Foi um final frustrante para um fim de semana tão bom’'", lamentou Wilson.

Uma vitória merecida do rebento de D. Luci Correa e Nevino Carbone, que acompanhamos de perto desde suas primeiras aceleradas no kart. Quem sabe agora a “imprensa especializada” dê mais atenção ao veloz baixinho, que tem tudo para representar com qualidade a bandeira verde-amarela nas pistas internacionais.

Confira o resultado da etapa final da Indy Lights em Las Vegas:

1.- Victor Carbone (BRA) Sam Schmidt, com 67 voltas em 35:26.209
2.- Esteban Guerrieri (ARG)  Sam Schmidt, a +0.022
3.- Jorge Goncalvez (VEN) Belardi, a +0.364
4.- Gustavo Yacaman (COL) Moore, a +0.439
5.- Jacob Wilson (EUA) Belardi, a+0.440
6.- Brandon Wagner (EUA) Moore, a+0.575
7.- Anders Krohn (NOR) Belardi, a+0.692
8.- Stefan Wilson (EUA) Andretti, a+0.823
9.- Josef Newgarden (EUA) Sam Schmidt, a+0.905
10.- Oliver Webb (ING) Jensen, a + 1 volta
11.- Duarte Ferreira (ANG) Bryan Herta, a 58 voltas – Abandono por acidente
12.- Rusty MitchelL (EUA) Team E, a 58 voltas – Abandono por acidente
13.- Bryan Clauson (EUA) Sam Schmidt, a 58 voltas – Abandono por acidente

Última atualização ( Seg, 17 de Outubro de 2011 18:26 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Car para a sua publicação.
O Planet Car reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Car , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar