Você está Aqui: Início

Regional: Ricardo Sargo correu em duas categorias neste final de semana, e venceu

E-mail Imprimir PDF

( 1 Voto )

Foi um final de semana repleto de emoções para o paulista Ricardo Sargo (JP Salva / Engebras Compressores / MotorBiz). Com apenas 16 anos de idade, o piloto recebeu um convite do também piloto Enio Figueiredo para conduzir a Montana preparada pela equipe Big Power e patrocinada pela NGK na Stock Paulista.

A categoria utiliza os mesmos chassis tubulares da Copa Montana, bolhas utilizadas na Stock Car até 2009 e motores de seis cilindros em linha alimentados por carburadores, que geram mais de 300 cavalos de potência.

Emocionado mas confiante, Sargo mostrou a que veio logo nos treinos livres de sexta-feira, quando marcou o melhor tempo da pista. No sábado, a pole-position na classe Master B animou ainda mais o piloto, que posicionou-se em quarto lugar no grid de 15 carros, divididos em três classes (Master A, Master B e Light).

A corrida foi disputada sob uma chuva leve, mas constante. Sem nenhuma experiência em carros de tração traseira, Sargo precisou utilizar os conceitos do kartismo para conduzir a máquina em terreno tão liso e de difícil pilotagem. Chegou a rodar e perder posições, mas deu um show na pista ao recuperar-se e fazer grandes ultrapassagens. Ao final, completou a prova na quinta colocação, venceu na Master B, e marcou a segunda melhor volta da prova, atrás apenas de Mauricio Olio, vencedor da Master A.

“Foi mais um sonho realizado em minha carreira. Pilotar um carro da Stock é algo indescritível. Ele é muito potente, mas ao mesmo tempo dócil. Achei que brigaria mais com o carro mas, sinceramente, o Celta que piloto no Marcas é bem mais arisco.” brincou Sargo.

Na Copa Engebras, piloto volta à liderança

Sargo chegou a Interlagos na vice-liderança da classe Light do Paulista de Marcas - que neste ano leva o nome de Copa Engebras de Marcas e Pilotos -, e precisava de bons resultados para voltar à liderança da competição.

A primeira prova, também sob chuva, foi bastante complicada. Sargo fez a pole-position entre os carros das classes Light e Super no dia anterior, com pista molhada. Entretanto, a classe Novato, que classifica em horário diferente, pegou pista seca e 15 pilotos se colocaram à frente. Largando da 16º colocação, Sargo precisou de poucas voltas para chegar ao segundo lugar, mas após uma intervenção do Safety Car, teve problemas na relargada e caiu para 20º. Novamente em recuperação, o piloto teve problemas no carro e abandonou.

Na segunda bateria, mais um show do paulista. Largando do 36º lugar no grid, em apenas três voltas Sargo já ocupava o oitavo lugar na corrida. Após uma intensa batalha por posições com o mineiro Eduardo Gontijo, Sargo conquistou a liderança na classe Light e venceu.

Os resultados do final de semana, aliados à falta de sorte do principal concorrente, Alexandre Souza, que bateu logo no início da primeira bateria, recolocaram Sargo na liderança do certame, 17 pontos à frente de Lamartine Pinotti e 19 de Souza.

“O final de semana poderia ter sido ainda melhor se eu tivesse vencido a primeira bateria, mas não posso reclamar, saí do autódromo como líder da Copa Engebras e fiz minha estréia na Stock Paulista, com vitória. Estou muito feliz e emocionado com tudo isso.” contou Sargo.

Planejamento e foco são as palavras de ordem

Para Ricardo Fávaro, manager do piloto, o momento é de planejamento para 2012: “Agradecemos muito ao Enio Figueiredo, Hilton Costa e a toda a equipe Big Power pela oportunidade de mostrar o enorme talento do Sargo nessa categoria. Ele tem um foco este ano, que é o segundo título no Marcas, mas já estávamos trabalhando alguns apoios para ingressar em uma categoria nacional em 2012, e agora novas portas se abriram.” disse o empresário, e concluiu: “Muitas pessoas me procuraram no domingo e isso é um indicador muito bom, vamos estudar todas as propostas.”

A próxima etapa do Campeonato Paulista de Velocidade no asfalto, evento que conta com a Copa Engebras e Stock Paulista, entre outras, acontecerá em 21 de agosto, sempre em Interlagos.

Última atualização ( Sáb, 06 de Agosto de 2011 08:57 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Car para a sua publicação.
O Planet Car reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Car , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar