Você está Aqui: Início

Top Internacional – Mark Webber pulveriza cronômetros e crava a pole em Nürburgring

E-mail Imprimir PDF

( 1 Voto )

Após quatorze corridas e justamente “em casa”, Sebastian Vetel fica fora da primeira fila, que terá Mark Webber garantiu a pole do GP da Alemanha - Foto: Mark Thompson/Getty ImagesWebber e o britânico Lewis Hamilton lado a lado

Como a previsão climática para este domingo em Nürburgring é de chuva, as equipes não economizaram na utilização dos jogos de pneus macios e a tomada de tempos classificatórios acabou muito movimentada, desde o Q1, quando Felipe Massa calçou sua Ferrari 150th e marcou o melhor tempo, cravando 1m31s826 em sua única volta lançada, já que “guardou” os pneus para utilizar novamente em sua saída no Q2.

A Force-India mostrou boa evolução e adaptação ao circuito alemão, marcando com o “nativo” Adrian Sutil o segundo melhor tempo da fase inicial da qualificação, seguido por outro germânico que queria fazer figura bonita perante seu publico, Nick Heidfeld da Renault. Já que era de dar show para o publico caseiro, Michael Schumacher andou mais que o carro permitia e fez o quarto melhor tempo, seguido por Paul Di Resta, que confirmou o bom acerto da Force-India.

Com 1m32s916, Fernando Alonso – de pneus duros – ficou com o sétimo tempo, atrás de outro alemão, Nico Rosberg da Mercedes. Além do sexteto das nanicas Hispania, Marussia Virgin e Lotus, o normalmente veloz japonês Kamui Kobayashi não conseguiu passar para o Q2, com Rubens Barrichello “raspando na trave” ao obter apenas o 17º tempo com sua Williams-Cosworth sem o Kers “on board”, já que com o equipamento o carro passava oito quilos do peso mínimo e a estratégia era tentar levar “no braço” a barata o mais à frente possível, para fazer a corrida baseada no bom equilíbrio do carro. Com a previsão de chuva para a corrida, a estratégia não deixa de ser uma boa opção e, mesmo sem o Kers, Barrichello finalizou em 14º, largando ao lado de seu parceiro Pastor Maldonado, quem mesmo com o Kers instalado ficou em 13º, apenas pouco mais de um décimo de segundo “mais rápido” que Rubens.

No Q2, já com todos “gastando” os pneus macios, Lewis Hamilton mostrou que não é apenas com a Ferrari que a Red Bull deve se preocupar e marcando 1m30s998 foi o mais rápido da seção. Vettel foi o segundo mais veloz e Fernando Alonso o terceiro. Felipe Massa fez uma primeira passagem com o jogo já usado no Q1 e com a substituição por um jogo novo acabou com o sétimo melhor tempo, atrás de Webber, Rosberg e Janson Button, respectivamente quarto, quinto e sexto.

Aliás, movimentação é o que não faltou no Q2. Com a pratica chegando ao fim, Pastor Maldonado “espetou” o sexto tempo e parecia que colocaria a Williams no Q3, mas a batalha ficou forte com Paul Di Resta, Adrian Sutil, Michael Schumacher, Vitaly Petrov e Nick Heidfeld. Com o cronômetro zerado, Sutil, Petrov e Schumacher ficaram com as três vagas finais do top ten que entraria no Q3.

Fernando Alonso foi o primeiro a sair dos pits no Q3. Caprichou no traçado e cravou 1m30s442, mas logo em seguida Lewis Hamilton superou o asturiano da Ferrari, assumindo o alto da tabela de tempos. Mas todos estavam de olho é nas duas Red Bull, com o carro “bicho-papão” da temporada. Mark Webber tomou a ponta de Hamilton e, na seqüência, Sebastian Vettel o segundo posto do piloto das Mclaren. Parecia estar restabelecida a monótona verdade de 2011, mas alguém esqueceu de combinar isso com Lewis Hamilton, que em sua ultima tentativa ficou a 055 milésimos da marca de Webber e, surpreendentemente, relegando o atual campeão do mundo à segunda fila. Depois de quatorze corridas – desde Cingapura no ano passado – Sebastian Vettel vai largar olhando para a traseira de outro F1!

Felipe Massa ficou com o quinto tempo, com a vantagem de largar na mesma fila que as duas Red Bull, do lado limpo da pista e no traçado interno, o que talvez não seja lá muita vantagem, já que tradicionalmente as Red Bull não são as melhores nas largadas. Nico Rosberg larga ao lado de Massa, na sexta posição e, mais uma vez, à frente de Schummy – que tomou 1,2 segundos do rebento de Keke Rosberg – e parte em décimo, ladeado pelo russo Petrov, o nono.

 

O que disseram os protagonistas:

 

 

P1 - Mark Webber (Red Bull):
“Eu não acho que poderia ter conseguido mais, pois era o meu limite. Eu vou estar acelerando muito forte amanhã”.

 

 

 

 

 

P2 - Lewis Hamilton (Mclaren):
“Parabéns enorme para a minha equipe, o esforço fantástico. Tivemos algumas novas atualizações neste final de semana. Durante todo o fim de semana, (na verdade) durante toda a semana tivemos constantes investimentos para trazer atualizações e melhorar algumas configurações de nosso motor, o que obviamente ajudou massivamente. Eu definitivamente subestimei como o carro seria quando nós andássemos com pouco combustível, mas sentia tudo fantástico e a volta estava fluindo lindamente. Foi a volta mais reconfortante que eu já tive, me senti simplesmente incrível. Nós não estamos longe deles [Red Bull] por isso foi uma ótima volta para nós”.

 

 

 

P3 - Sebastian Vettel (Red Bull):

“A previsão é de chuva, mas não sabemos quanto vamos ter e quando. No final, isso não importa realmente, a coisa mais importante é que termos uma corrida sólida”.

 

 

 

P4 - Fernando Alonso (Ferrari 150th Itália):
“Nós não estamos surpresos nem decepcionados, muito pelo contrário, na verdade. Este grid é mais ou menos o que nós poderíamos ter esperado, pelo que tínhamos visto nos treinos livres de ontem. Sabíamos que as Red Bull seriam três ou quatro décimos mais rápidas do que nós e este era o caso e, então, Hamilton correu mesmo muito bem, especialmente no primeiro setor, ficando entre nós. De fato, a McLaren tinha muitas peças novas aqui e você podia ver que elas estavam funcionando bem. Estou feliz com minha volta e de qualquer forma com o resultado, este ano vimos que temos ido sempre melhor na corrida do que na qualificação. Vamos ver como será o tempo que vai fazer amanhã, a previsão é de chuva. Se acabar ficando seco, podemos afirmar ter 25% de chances de vencer e um pouco menos se chover, mas somente porque até agora, no molhado os outros tem sido melhores do que nós. Talvez amanhã a situação pode virar, você nunca sabe. Eu ainda estou buscando o pódio, mas se a chance de uma vitória vier junto eu não vou precisar ser perguntado duas vezes. Também nesta pista, vimos as atualizações que introduzimos ajudando a melhorar o nosso desempenho, corrida após corrida. Claramente, nós devemos dar mais um passo à frente se queremos estar lá em cima com os melhores”.

 

P5 - Felipe Massa (Ferrari 150th Itália):
“Eu não posso dizer que estou completamente feliz com esta qualificação, porque alguns carros eram mais rápidos que o nosso. Isso pode não ser surpreendente no caso das Red Bull, mas é definitivamente o caso com a McLaren de Hamilton. Amanhã, teremos como objetivo dar nosso habitual passo à frente na corrida, mas sabemos que não será fácil. Claro, se (a temperatura) tivesse sido dez graus mais quente, eu não iria me queixar! Especialmente com o pneu médio, que escorregava um pouco e, por isso, eu usei o meu primeiro conjunto de macios já no Q1. Nesta pista, o desgaste dos pneus é muito baixo, portanto, essa não era muito uma penalidade, nem mesmo em termos de corrida. A grande incógnita para a corrida será o tempo: nós temos o máximo de downforce aerodinâmico possível, o que deve ser uma ajuda, se chover. Em qualquer caso, no molhado, será vital tirar o máximo partido das oportunidades que surgirem em nosso caminho”.

 

 

 

 

P6 - Nico Rosberg (Mercedes)
“O sexto lugar é um bom lugar para começar amanhã e, quer sejam as condições no molhado ou no seco, acho que nós podemos ter uma boa corrida a partir daí. Estou feliz com o trabalho de configuração que conseguimos neste fim de semana e as novas peças estão a funcionando bem, o que é muito gratificante. Podemos ver que estamos indo na direção certa. Amanhã deve ser uma corrida emocionante e espero que possa conquistar algumas posições diante de todos os torcedores alemães”.

 

 

 

 

 

 

 

P8 - Adrian Sutil (VJM04/04):
“Outro forte desempenho de qualificação para nós e é ótimo estar começando a minha corrida em casa a partir da P8. Minha volta no Q3 foi boa, embora um par de décimos mais lento do que consegui no Q2, mas não teria mudado a minha posição final. As minhas voltas no Q2 e Q3 foram praticamente perfeitas e sinto que eu estou tirando o máximo do carro. O equilíbrio tem sido bom neste fim de semana; sinto-me confiante no carro e realmente gosto deste circuito. Então, estou animado para a corrida amanhã e realmente ansioso por ela. Nós temos apenas que esperar para ver o que acontece com o tempo”.

 

 

 


P10 - Michael Schumacher (Mercedes):
“Não confirmamos as expectativas esta tarde, pois já esta manhã (no warm-up) o carro não era o que eu tive nas mãos até o primeiro ‘run’ que terminei na P3. Parecia que eu estava deslizando na pista e o balanço não era bom. Tivemos um problema com o KERS nesta manhã, o que explica a grande distancia para Nico, no entanto na qualificação eu ainda era quase um segundo mais lento e não poderia ter igualado seu tempo, por isso temos que analisar profundamente o que pode ser a razão para isso acontecer. Obviamente, então, eu tentei acelerar ainda mais para compensar, o que me levou a um erro na última chicane da última volta, provavelmente me custando a P8. Agora temos de ver como podemos melhorar para amanhã, e eu certamente tentarei dar uma boa largada e fazer uma corrida tão boa quanto possível”.

 

 

P12 - Paul Di Resta (VJM04/02):
“Foi um dia muito difícil para mim. Eu não pude ter os pneus macios para o trabalho necessário no Q3, pois eu estava lutando com a falta de aderência no Q1 e no Q2. Parece que perdi algum terreno para Adrian em comparação a ontem e talvez uma a direção que tomamos durante a noite não foi bem trabalhada. Precisamos analisar isso e espero que possa melhorar para amanhã. Quanto à corrida, a previsão climática incerta significa que é improvável que esta seja uma corrida simples. Eu ainda espero que nós possamos lutar por pontos, pois o nosso ritmo de ‘long run’ tem sido bastante forte. Também o meu set-up é mais voltado para a corrida, o que espero jogue a nosso favor”.

 

 

 

 

 

 

P13 - Pastor Maldonado (Williams):
“Foi uma sessão difícil para nós. Nós estávamos mais competitivos do que isso ontem, mas não o suficiente para estar no Q3. Nós estávamos trabalhando mais em ritmo de corrida por isso vamos ver amanhã. Acho que temos a possibilidade de marcar alguns pontos, se usarmos a estratégia certa”.

 

 

 

 

 

 

 

P14 - Rubens Barrichello (Williams):
“Sabíamos que teríamos de lutar com meu carro, já que não conseguimos usar o KERS aqui. Nós não tivemos um equilíbrio ideal do carro, principalmente em comparação com a manhã, e não foi possível ir para cima durante a sessão. Precisamos analisar isso em detalhes, e achar um melhor ritmo para a corrida de amanhã”.

 

 

 

P15 - Sergio Pérez (Sauber C30-Ferrari):
“Obviamente, nosso desempenho geral não é bom aqui e acho que quase maximizamos o que era possível na fase de qualificação, diante das circunstâncias. Lutamos bastante aqui em Nürburgring. Minha volta mais rápida foi boa e não há nada a reclamar. Eu travei uma das rodas uma vez, mas este não foi o principal problema. Talvez o tempo de volta poderia ter sido melhor um ou dois décimos, mas com certeza isso não iria melhorar a posição. No entanto, este é o lugar onde estamos e farei tudo para lutar por pontos amanhã”.

 

 

 

P18 - Kamui Kobayashi (Sauber C30-Ferrari):
“É claro que é decepcionante ficar fora no Q1. Foi uma qualificação difícil que acabou por ser um fim de semana difícil para nós, até agora. Minha volta mais rápida não foi perfeita, pois eu tinha algum tráfego na frente e atrás, mas é também o caso que temos uma falta geral de ritmo aqui. A única coisa positiva é que eu agora tenho dois conjuntos novos de pneus macios para usar na corrida. Farei o meu melhor para recuperar posições de onde eu tenho que largar”.

 

 

 

 

P23 - Daniel Ricciardo (Hispania):
“Estou bastante satisfeito com a sessão de qualificação de hoje. É verdade que não estou feliz, mas eu tenho que ser realista e acho que tenha dado um passo à frente de Silverstone. Além disso, nos treinos livres desta manhã, Tonio foi um pouco mais rápido do que eu e isso me ajudou a aprender. Fizemos algumas alterações com os engenheiros que parecem ter sido boas já que nossos tempos melhoraram consideravelmente. Penso que demos um passo a frente, mas devemos dar outro amanhã na corrida”.

 

 

P24 - Vitantonio Liuzzi (Hispania):
“Na sessão de treinos desta manhã, continuamos trabalhando e o equilíbrio do carro era bom e estava otimista sobre a possibilidade de estar à frente dos nossos rivais diretos na qualificação. No entanto, as condições da pista mudaram da manhã para a tarde e eu não me senti tão confortável no carro. Além disso, por ter que mudar a caixa de cambio fomos penalizados (em cinco posições) e amanhã vamos largar de trás. De qualquer forma, espero que possamos recuperar a sensação de ontem, em distância de corrida. A corrida amanhã vai ser dura, mas emocionante”.

 

 


Confira o grid para o GP da Alemanha:

1.- Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault, 1m30s079
2.- Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes, 1m30s134 (+0s055)
3.- Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault, 1m30s216 (+0s137)
4.- Fernando Alonso (ESP) Ferrari, 1m30s442 (+0s363)
5.- Felipe Massa (BRA) Ferrari, 1m30s910 (+0s831)
6.- Nico Rosberg (ALE) Mercedes, 1m31s263 (+1s184)
7.- Jenson Button (ING) McLaren-Mercedes, 1m31s288 (+1s209)
8.- Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes, 1m32s010 (+1s931)
9.- Vitaly Petrov (RUS) Renault, 1m32s187 (+2s108)
10.- Michael Schumacher (ALE) Mercedes, 1m32s482 (+2s403)
11.- Nick Heidfeld (ALE) Renault, 1m32s215 (+2s136)
12.- Paul Di Resta (ESC) Force India-Mercedes, 1m32s560 (+2s481)
13.- Pastor Maldonado (VEN) Williams-Cosworth, 1m32s635 (+2s556)
14.- Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth, 1m33s043 (+2s964)
15.- Sergio Pérez (MEX) Sauber-Ferrari, 1m33s176 (+3s097)
16.- Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari, 1m33s546 (+3S.467)
17.- Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari, 1m33s698 (+3s619)
18.- Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari, 1m33s786 (+3s707)
19.- Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Renault, 1m35s599 (+5s520)
20.- Timo Glock (ALE) Marussia Virgin-Cosworth, 1m36s400 (+6s321)
21.- Karun Chandhok (IND) Lotus-Renault, 1m36s510 (+6s343)
22.- Jerome D'Ambrosio (BEL) Marussia Virgin-Cosworth, 1m36s641 (+6s562)
23.- Daniel Ricciardo (AUS) Hispania-Cosworth, 1m37s036 (+6s957)
24.- Vitantonio Liuzzi (ITA) Hispania-Cosworth, 1m37s011 (+6.932 +5 P)

Última atualização ( Dom, 24 de Julho de 2011 14:00 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Car para a sua publicação.
O Planet Car reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Car , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar