Você está Aqui: Início

Top Internacional - American Le Mans Series: Em Lime Rock (nos EUA) o primeiro pódio para os defensores do título

E-mail Imprimir PDF

( 2 Votos )

Na American Le Mans Series, os defensores do título conquistaram seu primeiro pódio da temporada em sua terceira tentativa. Com o Porsche 911 GT3 RSR preparado pela equipe Flying Lizard Motorsports, os pilotos de fábrica da Porsche, Joerg Bergmeister (Alemanha) e Patrick Long (EUA), terminaram com o segundo lugar da classe GT no Northeast Grand Prix - em Lime Rock -, melhorando sua posição na tabela de pontos do campeonato.

A corrida foi disputada no traçado curto (2,478 km) do circuito de Lime Rock, localizado no estado de Connecticut (EUA) e foi emocionante do início ao fim. A prova começou muito bem para a Porsche: Patrick Long assumiu a segunda posição logo no inicio e defendeu bem a colocação até o momento do primeiro pit stop, para reabastecimento e troca de pilotos. Seu companheiro de equipe, o alemão Jöerg Bergmeister - que lidera a lista de vencedores com cinco vitórias dos últimos cinco anos neste circuito -, caiu apenas momentaneamente para o terceiro lugar após o pit stop, ficando logo atrás de outro carro da equipe, pilotado por Wolf Henzler. Mas rapidamente Bergmeister conseguiu recuperar a posição, que manteve até o final.

Bergmeister chegou a encarar uma animada luta pela liderança, ficando às vezes apenas dois segundos atrás do líder da competição. Mas a apenas três voltas do final, o bom resultado pareceu estar em perigo, quando um problema com um dos pneus obrigou-o a entrar para os boxes. Como sempre, a equipe Flying Lizard trabalhou rapidamente em seu Porsche número 45, dando chance para que os pilotos voltassem com tempo de defender o segundo lugar final da prova. Na bandeirada final apenas 20s387 separaram Bergmeister e Long de sua primeira vitória na temporada.

“Foi uma corrida animada”, disse Joerg Bergmeister. “Hoje fomos capazes de lutar pela vitória e tentei de tudo para continuar a minha série de vitórias, após cinco consecutivas em Lime Rock. Infelizmente, um pneu furado impediu isso. Ainda assim, foi nosso melhor resultado até agora nesta temporada. Nossa equipe tem trabalhado muito duro para isso”, concluiu o piloto da Porsche. Já seu companheiro Patrick Long disse: “Estou muito satisfeito, pois hoje nós ganhamos muitos pontos no campeonato. Mas também porque todos os nossos concorrentes diretos tiveram problemas, estes pontos são especialmente valiosos. Nosso carro teve um set-up perfeito no final de semana inteiro, pelo que é uma pena que nós tenhamos ficado a apenas alguns segundos de conquistar a vitória”.

Bryan Sellers pilotou o primeiro turno com o carro da equipe Falken Tire. Habilmente, se manteve fora de qualquer problema no estreito circuito, e seu companheiro de equipe, Wolf Henzler, fez a tocada final. Com o pit de reabastecimento antecipado para 01h15m antes da bandeirada, o duo surpreendeu seus adversários “aparecendo” na segunda posição, enquanto todos os demais paravam para o reabastecimento de combustível. Mas Wolf Henzler também teve grandes momentos de apreensão: 30 minutos antes do final ele teve de levar o Porsche 911 GT3 RSR para os boxes, sob suspeita de estar com problemas nos pneus. Felizmente era apenas excesso de borracha da pista que havia grudado em um dos pneus, causando forte vibração, mas que foi rapidamente retirado. Nas últimas voltas surgiram novos problemas, desta vez com a pressão de combustível, o que custou um terceiro lugar que já estava garantido e determinou ao Porsche da Falken Tire receber a checkered flag em quinto.

O segundo Porsche 911 GT3 RSR da Flying Lizard Motorsports foi pilotado pelo alemão Marc Holzer, que conquistou a sétima posição em sua estréia em Lime Rock, formando dupla com o norte-americano Seth Neiman. Holzer estava claramente satisfeito com o resultado final. “Quando eu assumi o carro estávamos correndo lá atrás”, disse ele. “Mas a prova de recuperação foi imensamente divertida, pois eu consegui estabelecer tempos muito competitivos nesta pista que não conhecia”.

Sascha Maassen (Alemanha) e Bryce Miller (EUA) trouxeram o Porsche 911 GT3 RSR da Paul Miller Racing para casa em sexto lugar. A vitória na classe GTC ficou para os norte-americanos Dion von Moltke e Mike Pierce, com um Porsche 911 GT3 Cup.

A quarta etapa da American Le Mans Series será realizada em 24 de julho, no circuito de Mosport Park, no Canadá.

Conheça a American Le Mans Series

A American Le Mans Series (ALMS) foi criada em 1999 para carros esporte-protótipo e veículos GT. O regulamento corresponde ao da corrida 24 Horas de Le Mans. Todas as categorias correm juntas, porem com classificação em separado, o que garante corridas excitantes e extremamente movimentadas, sempre com muitas ultrapassagens. Os pontos são concedidos só para as colocações em cada classe, sem existência de uma “geral”.

  • Classe GT: Essa é a categoria mais popular entre os fabricantes de automóveis e, tradicionalmente, com apoio muito forte das fabricas: São carros esportivos Standard, com poucas modificações. A potencia gira em torno de 440-500 cv e o peso mínimo é de 1.125 - 1.325 kg (exemplo, Porsche 911 GT3 RSR).
  • Classe GTC: Essa classe é reservado para os veículos de serie produzidos para corridas (exemplo, Porsche 911 GT3 Cup).
  • Classe LMP1: Esporte-protótipos com até 550 cv e peso mínimo de 900 kg.
  • Classe LMP2: Esporte-protótipos com menos de 440 cv e peso mínimo 825 kg.
  • Classe LMPC: Protótipo Oreca FLM 09 destinado a iniciantes que disputam a série Le Mans Prototype Challenge, versão norte-americana da Formula Le Mans. O carro tem cerca de 430 cavalos de potência (440 PS). As transmissões são fornecidos pela Xtrac e transmissão seqüencial de seis velocidades, operada por paddle shifters.

Resultados da terceira etapa em Lime Rock:

Resultado da classe GT:
1. Müller/Hand (D/USA), BMW M3 GT, 176 laps
2. Bergmeister/Long (D/USA), Porsche 911 GT3 RSR, 176
3. Murry/Lazzaro (USA/USA), Doran Ford GT, 174
4. Sharp/van Overbeek (USA/USA), Ferrari F458 Italia, 174
5. Henzler/Sellers (D/USA), Porsche 911 GT3 RSR, 174
6. Maassen/Miller (D/USA), Porsche 911 GT3 RSR, 172
7. Holzer/Neiman (D/USA), Porsche 911 GT3 RSR, 165
Resultado da classe GTC:
1. von Moltke/Pierce (USA/USA), Porsche 911 GT3 Cup, 164 laps
2. Pumpelly/Ende (USA/USA), Porsche 911 GT3 Cup, 164
3. Leitzinger/Sweedler (USA/USA), Porsche 911 GT3 Cup, 164

Tabela de pontos na classe GT:

Campeonato de Pilotos:
1. Dirk Müller, Joey Hand, BMW, 70 pontos
2. Oliver Gavin, Jan Magnussen, Chevrolet, 37
3. Jörg Bergmeister, Patrick Long, Porsche, 34
4. Olivier Beretta, Tommy Milner, Chevrolet, 33
Dirk Werner, Bill Auberlen, BMW, 33
6. Augusto Farfus, BMW, 26
7. Jaime Melo, Toni Vilander, Ferrari, 25
8. Seth Neiman, Porsche, 23
Campeonato de Marcas:
1. BMW, 70 pontos
2. Porsche, 44
3. Chevrolet, 41
4. Ferrari, 34
Campeonato de Equipes:
1. BMW Team RLL, BMW, 70 pontos
2. Corvette Racing, Chevrolet, 41
3. Flying Lizard Motorsports, Porsche, 37

Última atualização ( Seg, 11 de Julho de 2011 02:33 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Car para a sua publicação.
O Planet Car reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Car , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar