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Top Internacional – Na classificação, deu Boi Garantido em Valência

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No mesmo final de semana do 46º Festival Folclórico de Parintins - a maior opera a céu aberto que é apresentada anualmente nos três últimos dias do mês de junho na Amazônia -, o vermelho “Boi Garantido” da Red Bull fica com a primeira fila do grid do GP da Europa.

Não adiantou nada a FIA tentar mudar o regulamento em cima da hora e proibir a mudança de mapeamento dos motores entre o treino classificatório e a corrida, para ver se o Touro Vermelho. Sebastian Vettel e Mark Webber fizeram o esperado 1-2 no Q3 e, na habitual ordem, formam a primeira fila da grelha de partida do GP da Europa, em Valencia, na Espanha. Resultado “garantido”, da dupla do vermelho “Boi Garantido” da F1.

Aliás, como as etapas da F1, o Festival Folclórico de Parintins é realizado em três dias consecutivos. Sexta, sábado e domingo. A F1 é, certamente, a ópera-buffa da velocidade, que tem como vozes o agudíssimo apaixonante ronco dos motores V10 (a opera buffa, como característica enfoca assuntos prosaicos, em tramas engenhosas, vivazes e humorísticas. As vozes são mais agudas, inusitadas, ágeis e ricas em nuanças de expressão), porquanto o Festival Folclórico de Parintins é a maior opera a céu aberto do mundo, em qual competem duas agremiações, o Boi Garantido - de cor vermelha - e o Boi Caprichoso, de cor azul. A apresentação ocorre no Bumbódromo (Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes), um tipo de estádio com o formato de uma cabeça de boi estilizada, com capacidade para 35 mil espectadores. Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações.

Estranhamente, o “Boi Garantido” da Red Bull também é “Boi Caprichoso” de coração, já que ostenta com predominância o azul do Caprichoso. Um verdadeiro “empate técnico”, que pode ser resolvido na corrida pelo vermelho dominante do touro espanhol da Ferrari, ou o agressivo “Vaca Brava” da McLaren, Lewis Hamilton.

Aliás, a segunda fila do partidor será formada justamente pelo britânico Lewis Hamilton, da McLaren e pelo “dono da casa”, Fernando Alonso, que novamente andou mais rápido que seu companheiro Felipe Massa. Porém Massa andou forte, foi o mais rápido do Q1 e ficou a apenas 0s077 milésimos da marca conquistada pelo Asturiano. Felipe parece gostar (e se dar bem) no circuito de rua de Valencia, já que foi o primeiro piloto a vencer nesta pista, em 2008 e larga do lado “limpo” da pista, com boas chances de, mais uma vez, superar seu companheiro de equipe na largada.

Massa terá ao seu lado no grid Janson Button, vencedor no Canadá da ultima prova da categoria, quebrando a monótona hegemonia de Vettel. Nico Rosberg também voltou a superar Michael Schumacher na classificação, seu companheiro na equipe Mercedes, com a dupla da equipe germânica formando a terceira fila do grid.

Nick Heidfeld, da Renault e Adrian Sutil, da Force Índia, completam os dez primeiros e nem se deram ao trabalho de sair no Q3, economizando pneus para a corrida.

 

Como foi o treino

Nick Heidfeld foi o primeiro a marcar tempo no Q1, mas logo foi superado por Webber e, na seqüência por Vettel, deixando claro que a “estratégia” da FIA em proibir o mapeamento de motores entre o treino classificatório e a corrida, tentando deixar a ordem das coisas mais equilibradas com os demais concorrentes, não tinha dado lá muito certo.

Hamilton e Button, respectivamente, conseguiram superar a marca do alemão voador, mas Felipe Massa – que estava perto de não passar para o Q2 -, calçou pneus macios e fechou o Q1 na primeira posição.

No Q2 Massa usou o mesmo jogo de pneus, mas o treino acabou interrompido com bandeira vermelha, para tirar a Williams de Pastor Maldonado, que com problemas de cambio ficara atravessado no meio da pista. Isso acabou complicando a vida de seu companheiro de equipe, Rubens Barrichello, que no pouco tempo restante do Q2 forçou a freada na ultima curva do circuito e perdendo o bom tempo de volta que vinha conquistando. O erro, admitido pelo brasileiro, custou a passagem para o Q3, mas garantindo a décima terceira posição do partidor, o que não é de todo ruim, já que à exemplo do Canadá, em Valencia existirão em duas retas pontos de ultrapassagem, com autorização de utilização da asa móvel.

Barrichello larga logo atrás do russo Vitaly Petrov (11º), que será ladeado pelo piloto da Force Índia, Paul Di Resta. É bom colocar as barbas de molho nessa largada, pois terá, ainda, ao seu lado o agresivíssimo nipônico Kamui Kobaiashi, da Sauber.

No Q3, Hamilton, Alonso, Webber, Button e Massa marcaram suas flying lap nessa ordem e na “casa” do 1m37s baixo, mas Vettel botou ordem na casa, cravando de cara 1m36s975. nos últimos instantes da pratica, já com o cronômetro zerado, Webber subiu duas posições, completando a dobradinha na primeira fila das baratas do “Boi Garantido”.

Confira o grid de largada do GP da Europa (Valência):

1.- Sebastian Vettel (ALE) Red Bull Renault, com 1m36s975
2.- Mark Webber (AUS) Red Bull Renault, com 1m37s163
3.- Lewis Hamilton (ING) McLaren Mercedes, com 1m37s380
4.- Fernando Alonso (ESP) Ferrari, 1m37s454
5.- Felipe Massa (BRA) Ferrari, 1m37s535
6.- Jenson Button (ING) McLaren Mercedes, 1m37s645
7.- Nico Rosberg (ALE) Mercedes, 1m38s231
8.- Michael Schumacher (ALE) Mercedes, 1m38s240
9.- Nick Heidfeld (ALE) Renault, 1m38s781
10.- Adrian Sutil (ALE), Force India Mercedes, 1m39s034
11.- Vitaly Petrov (RUS) Renault, 1m39s068
12.- Paul di Resta (ESC) Force Índia Mercedes, 1m39s422
13.- Rubens Barrichello (BRA) Williams Cosworth, 1m39s489
14.- Kamui Kobayashi (JAP) Sauber Ferrari, 1m39s525
15.- Pastor Maldonado (VEN) Williams-Cosworth, 1m39s645
16.- Sergio Pérez (MEX) Sauber Ferrari, 1m39s657
17.- Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso Ferrari, 1m39s711
18.- Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m40s232
19.- Heikki Kovalainen (FIN) Lotus Renault, 1m41s664
20.- Jarno Trulli (ITA) Lotus Renault, 1m42s234
21.- Timo Glock (ALE) Marussia Virgin Cosworth, 1m42s553
22.- Vitantonio Liuzzi (ITA) Hispania Cosworth, 1m43s584
23.- Jerome D'Ambrosio (BEL) Marussi Virgin Cosworth, 1m43s735
24.- Narain Karthikeyan (IND) Hispania Cosworth, 1m44s363

 

 

Última atualização ( Sáb, 25 de Junho de 2011 13:00 )  

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