Você está Aqui: Início

Top Internacional – O “nativo” Clint Bowyer domina e vence a corrida em Kansas da Truck Series

E-mail Imprimir PDF

( 2 Votos )

Clint Bowyer venceu sua primeira corrida da Nascar Camping World Truck Series na temporada, quebrando o tabu de nunca ter vencido “em casa”. Nelsinho Piquet completou em oitavo e Miguel Paludo na décima terceira posição.

O norte americano Clint Bowyer, natural de Emporia, Kansas, venceu a O'Reilly's Auto Parts 250, prova da Nascar Camping World Truck Series disputada neste sábado no Kansas Speedway. O piloto “nativo” do Kansas bateu Johnny Sauter com vantagem de 1s695 na linha de chegada, reivindicando a sua terceira vitória em onze largadas na série. Todd Bodine chegou em terceiro, seguido por James Buescher e Joey Coulter, que ultrapassou Kyle Busch, tomando o quinto lugar, na última das 167 voltas de prova.

A corrida foi um divisor de águas para Bowyer, que conquistou sua primeira vitória de uma das séries nacionais da Nascar em seu estado natal e justamente na corrida de numero 400 da história da Truck Series. Anteriormente, Bowyer já completara na segundo posição na prova da Sprint Cup de 2007 nessa pista de 1,5 milha e, também em segundo lugar, na corrida de 2008 da Nationwide Series.

“Nós viemos aqui de perto”, disse Bowyer. “Nós já tivemos boas corridas aqui, mas nós simplesmente não conseguíamos fechar a fatura para, finalmente, poder fazer um burnout na frontstretch em frente dessa multidão. E isso é grande, cara. É uma ótima sensação”, continuou o vencedor da corrida. “Este lugar significa muito para mim. Eu acompanhei este lugar ser construído e sonhava em ser um dia conseguir correr aqui, com qualquer coisa e ser capaz de rodar pela ‘victory lane’... Isso tudo é muito legal”, exultava o piloto da pick-up Chevrolet #2.

No entanto, Clint Bowyer ainda tem negócios inacabados nessa pista no quintal de casa. “Eu quero vencer uma prova da Sprint Cup aqui”, disse Bowyer, que largará na 27ª posição domingo na STP Cup 400, a corrida da categoria principal.

Durante a prova deste sábado, uma bandeira amarela na volta 98 causada por detritos na pista, foi uma dádiva de Deus para Bowyer e Sauter, que ainda não tinham entrado no pit para abastecer e troca de pneus desde as voltas 50 e 59, respectivamente. Ambos aproveitaram a “yellow flag” e foram para os boxes.

Depois de reiniciada a corrida na volta 103, Bowyer partiu para o ataque e assumiu na volta 109 a liderança da corrida, que estava com Todd Bodine. Duas voltas depois, Shane Sieg beijou o muro na Curva 2 parede, determinando a sexta bandeira de “caution” da corrida. Bowyer aproveitou a chance e voltou para os boxes em bandeira amarela na volta 112, para completar com combustível suficiente para ir até o final.

Apesar de ter relargado em décimo primeiro na volta 116, Bowyer subiu rapidamente as posições, para ultrapassar novamente Bodine e recuperar a liderança da corrida na volta 122. Na volta e numero 131, Clay Rogers rodou na curva 2, com nova bandeira amarela exibida, mas Bowyer, Sauter e Busch permaneceram na pista, mantendo as posições de liderança. Sete voltas depois nova “green flag”, quando Sauter tirou as mangas de fora e partiu para a briga direta pela ponta, mas Bowyer estava firme e meia volta depois começou a abrir vantagem para Sauter. A corrida estava definida para o piloto “da casa”.

Incluindo as 49 voltas iniciais, Clint Bowyer liderou 124 das 167 voltas de corrida. Um domínio absoluto, mas com a segunda posição, Johnny Sauter assumiu a liderança na tabela de pontos do campeonato, que era de Cole Whitt e agora o vice-líder da Nascar Camping World Truck Series. Com a pole position, Austin Dillon, que completou a prova em décimo segundo, conquistou o pontinho extra que lhe colocou na terceira posição na tabela de classificação.

Nelsinho Piquet andou bem e foi oitavo, obtendo seu segundo top-10 na temporada 2011 da Nascar Truck Series. O piloto brasileiro agora é o 15º do campeonato, com 203 pontos. “Sempre eu penso na vitória e ainda estou me adaptando a encarar um oitavo lugar como um resultado importante. Assim, se não estou entre os três primeiros não posso falar que saio totalmente satisfeito. A equipe ficou contente pelo top-10 e eu acho que no fim das contas, considerando tudo que aconteceu na prova, foi bom ter terminado desse jeito”, afirmou o piloto da pick-up Chevrolet Silverado #8.

Assim como na corrida anterior, em Charlotte, no Kansas Nelsinho Piquet foi o melhor estreante na classificação: Alinhou no grid na quarta posição. Mas quando surgiu a bandeira verde, a picape da equipe Kevin Harvick Inc. não conseguia acompanhar o ritmo dos líderes. Ainda assim, o time optou por manter Nelsinho na pista quando houve a primeira bandeira amarela, no giro 17 – momento em que alguns adversários fizeram o primeiro pit stop -, ficando, portanto, em uma janela de paradas diferente da estratégia definida para o brasileiro.

Apesar das dificuldades, Nelsinho conseguiu ficar entre os dez primeiros - oscilando entre o 6º e a 10º - até a parada nos boxes, realizada sob bandeira verde na volta 52. Piquet Jr. voltou à pista no 26º posto e vinha escalando o pelotão quando houve uma nova bandeira amarela. Na relargada - na volta 65 - Piquet era o 22º, mas tomou uma trancada “caprichada” pela pick-up #32, em manobra que provocou nova bandeira amarela. Cinco voltas mais tarde, na relargada seguinte, foi atingido por trás por outro competidor e rodou forte bem na “frontstretch”, o que por pouco sua prova de estréia no Kansas não acabou no muro. “Ainda bem que deu para salvar naquela hora. A dificuldade de cair para o fundo do pelotão é que os caras que de lá, às vezes, são mais precipitados”, comentou Nelsinho, que foi obrigado a fazer nova parada nos boxes durante a bandeira amarela provocada pelo incidente e voltando à pista com a pick-up com novos “complicadores”: “Abriu um buraco na parte traseira e isso pode ter afetado a aerodinâmica da caminhonete, que passou a ficar muito dianteira. A pista é lisa e já não estava com o melhor grip. Depois dessa parada, ficou mais difícil ainda”.

A relargada foi na 76ª volta e o brasileiro estava em 24º lugar, mas disposto a voltar para o pelotão da frente. Com o pé embaixo, Piquet foi conquistando posições e no giro 133 já era o sexto, disputando o quinto lugar com Kyle Busch.

Por conta de uma rodada do carro #92, outra "yellow flag" entre as voltas 133 e 137. Na relargada – a última da corrida - Nelsinho ficou “encaixotado” atrás da picape número 22 e caiu para décimo. Ainda teve fôlego para recuperar duas posições, recebendo a bandeira quadriculada em oitavo e brigando pelo sétimo lugar. “Foi uma experiência interessante. Disputar posições no fundo do pelotão e na frente acrescenta ao meu aprendizado. Mas o melhor é andar sempre entre os primeiros e é isso que eu espero que aconteça na próxima corrida, no Texas”, finalizou o brasileiro.

Por seu turno, o também brasileiro Miguel Paludo também comemorou um bom resultado na prova. Com mesma pick-up usada na etapa de Nashville, o piloto da Stemco-Duroline chegou no top-15 e mostrou mais uma vez bom ritmo de corrida em seu primeiro ano completo na Nascar Truck Series. Após iniciar a corrida na 15ª posição, o brasileiro terminou no 13º posto, marcando importantes pontos no campeonato.

Com experiência no traçado de Kansas, onde disputou etapa da ARCA (Auto Racing Club of America), Paludo foi aos poucos ganhando posições no início da prova, chegando a ocupar a segunda colocação. "Foi um dia muito positivo para nós, que largamos da 15ª posição, repetindo o top-15 de Charlotte. Comparando com as outras corridas, que largamos mais atrás, foi um grande progresso. O bom acerto do carro se mostrou na corrida, onde andei boa parte do tempo entre os dez melhores", disse Paludo.

Na volta 58, o piloto gaúcho ocupava a segunda posição, em razão de uma estratégia diferente de paradas. Após o pit stop Paludo enfrentou problemas em sua Toyota Tundra, que passou a escapar de traseira, mas a recuperação veio momentos depois, com mais uma parada para troca de pneus. “Meu chefe de equipe me chamou na hora certa para o box para colocar os mesmos pneus da largada. Isso deixou o carro muito traseiro, forçando mais uma entrada. Com pneus novos, o carro ficou muito bom e ganhamos mais posições”, explicou o brasileiro.

Após outra intervenção do safety car a Toyota Tundra de Paludo se comportou de maneira diferente, mas mesmo assim o colocou em um confortável 13º lugar ao final da prova. “Depois que o safety car entrou, os pneus esfriaram e o carro ficou muito dianteiro, mesmo na linha de cima da pista. Saio dessa corrida bem satisfeito, pois acredito que estamos voltando para o caminho certo”, concluiu Miguel Paludo.

A próxima prova da Nascar Camping World Truck Series será no dia 10/06, no Texas Motor Speedway – evento conjunto com a F-Indy -.

 

Confira o resultado da oitava etapa da Nascar Camping World Truck Series - O'Reilly's Auto Parts 250 - Kansas Speedway:

1.- 2 Clint Bowyer(i) (Bad Boy Buggies) Chevrolet, com 167 voltas
2.- 13 Johnny Sauter (Safe Auto/Curb Records/Carrier) Chevrolet, 167
3.- 30 Todd Bodine (NTB/Valvoline Toyota), 167
4.- 31 James Buescher (Exide Batteries Chevrolet), 167
5.- 22 Joey Coulter (RCR Chevrolet), 167
6.- 18 Kyle Busch(i) (Dollar General) Toyota, 167
7.- 62 Brendan Gaughan (South Point Hotel and Casino) Toyota, 167
8.- 8 Nelson Piquet Jr. (Bozzano/Jontex) Chevrolet, 167
9.- 32 Brad Sweet (Great Clips) Chevrolet, 167
10.- 5 Travis Kvapil (International Truck/Monaco RVs) Toyota, 167
11.- 29 Parker Kligerman (Penske Truck Rental) Dodge, 167
12.- 3 Austin Dillon (Bass Pro Shops/Tracker Boats) Chevrolet, 167
13.- 7 Miguel Paludo (Stemco Duroline) Toyota, 167
14.- 17 Timothy Peters (Red Horse Racing) Toyota, 167
15.- 60 Cole Whitt (Red Bull/Fuel Doctor) Chevrolet, 167
16.- 81 David Starr (Zachry) Toyota, 167
17.- 23 Jason White (Gunbroker.com) Chevrolet, 167
18.- 88 Matt Crafton (Menards/Ideal Door) Chevrolet, 167
19.- 77 Justin Lofton (Lofton Cattle/Devil Brigade) Toyota, 167
20.- 66 Justin Marks (GoPro) Chevrolet, 167
21.- 4 Ricky Carmichael (Monster Energy) Chevrolet, 167
22.- 9 Max Papis (GEICO) Toyota, 167
23.- 46 Craig Goess (Great Wolf Lodge/Greenville Toyota) Toyota, 167
24.- 20 Johanna Long (Panhandle Grading & Paving) Toyota, 166
25.- 63 Nick Hoffman (Zap Payments) Ford, 166
26.- 99 Bryan Silas (i) (CollegeComplete.com) Ford, 166
27.- 10 Jennifer Jo Cobb (i) (Mark One Electric) Ford, 165
28.- 92 Clay Rogers (BTS Tire & Wheel/ Fleet HQ) Chevrolet, 160
29.- 93 Shane Sieg (S&W Services) Chevrolet, 111 - Accident
30.- 33 Ron Hornaday Jr. (Anderson's Maple Syrup) Chevrolet,     101
31.- 39 Ryan Sieg (S&W Services) Chevrolet, 60 - Oil Pressure
32.- 73 J J Yeley (i) (Co. Bldng Cntrs/Trans Pecos Trkng) Chevrolet, 42 Power
33.- 57 Norm Benning (Norm Benning Racing) Chevrolet, 22 - Suspension
34.- 87 Chris Jones (Copy Wizard) Chevrolet, 10 - Vibration
35.- 38 Mike Garvey (S&W Services) Chevrolet - Transmission
36.- 07 Scott Riggs (i) (SS Greenlight Racing) Toyota, 4 Rear Gear

 

Última atualização ( Dom, 05 de Junho de 2011 08:12 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Car para a sua publicação.
O Planet Car reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Car , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar