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Out Of Brazil - Daniel Ricciardo é o principe da Fórmula Renault 3.5 Series em Monaco

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Brasileiros André Negrão e Cesar Ramos andam bem em suas estréias nas ruas do principado, mas ficam de fora por conta de acidentes na briga por posições.

Com a pole position, volta mais rápida e vitória na corrida, Daniel Ricciardo (ISR) indiscutivelmente tornou-se neste final de semana o príncipe de Mônaco. O australiano, piloto reserva da Red Bull Racing F1 Team, tornou-se o primeiro piloto da Fórmula Renault 3.5 Series a vencer duas vezes em Mônaco. De quebra, Ricciardo ainda subiu para a quinta posição na tabela de classificação. Robert Wickens (Carlin), segundo na prova e que chegou adiante de Brendon Hartley (Gravity-Charouz), também progrediu na tabela, ficando apenas um ponto atrás do líder do campeonato e seu companheiro de equipe Carlin, o francês Jean-Eric Vergne.

Poucas horas antes do Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1, a Fórmula Renault 3.5 Séries tinha o privilegio de mais uma vez estar na prova mais famosa do calendário esportivo. Com as arquibancadas já lotadas e grade cheia de rostos famosos do mundo de Fórmula 1, Daniel Ricciardo alinhou na pole position, à frente de Brendon Hartley, Robert Wickens e Alexander Rossi (Fortec Motorsport). Daniel Ricciardo fez uma grande largada, ao contrário de Hartley e Robert Wickens assumiu a segunda posição da corrida na St. Devote. O australiano impôs um forte ritmo de corrida durante as primeiras voltas, mas Robert Wickens e Brendon Hartley permaneceram em contato, com o trio de liderança logo se afastando do segundo pelotão, liderado por Albert Costa e Alexandre Rossi (Fortec Motorsport).

Aos poucos, o quadro da corrida tomou forma, com Ricciardo à frente dos dois perseguidores diretos, Wickens e Hartley, enquanto Albert Costa trabalhava muito para conter o ímpeto de Alexander Rossi, ele próprio ameaçado por Kevin Korjus (Tech 1 Racing), que vinha em sexto. Um pouco mais atrás, Nelson Panciatici (KMP Racing) era o sétimo, liderando o terceiro pelotão compacto, que era formado por Jan Charouz (Gravity-Charouz), Anton Nebilitskiy (KMP Racing), Arthur Pic (Tech 1 Racing), Jake Rosenzweig (Mofaz Racing) e Jean-Eric Vergne.

As posições se alteraram rapidamente neste grupo, após um acidente entre os carros de  Jan Charouz e Anton Nebilitskiy (8º e 9º) no hairpin Fairmont – veja o video no final da matéria -. Os carros ficaram no meio da pista, o brigando a entrada do safety car. Na relargada, Daniel Ricciardo manteve a dianteira e acelerou fundo novamente, buscando ampliar a vantagem sobre os oponentes, mas outro acidente, desta vez na Mirabeau e envolvendo os carros de Stéphane Richelmi Internacional (Draco Racing), André Negrão (International Draco Racing) e Jake Rosensweig, que ficaram “espetados” nas barreiras de pneus.
“Estou positivamente surpreso pelo quanto fui rápido hoje. Forcei o ritmo o máximo que pude, especialmente depois da bandeira amarela, mas infelizmente tive que evitar um acidente à minha frente e terminei na barreira de pneus. Essa é uma pista que dificulta muito as ultrapassagens, pois é difícil seguir o piloto que vai a sua frente nas curvas 3 e 9, o que deixa as trocas de posição mais difíceis. Nós provavelmente estamos perdendo um pouco nas qualificações, mas meu ritmo de corrida está muito bom. E isso me deixa com boas expectativas para Nurburgring, onde devemos andar forte”, contou o brasileiro André Negrão.

Uma volta depois, Alexander Rossi perdeu o controle de seu carro na Massenet, após o contato com Oliver Webb (Pons Racing), que estava em apuros após uma forte escapada. O quinto posto de Rossi teve de ser devolvido para Korjus, enquanto o safety car entrava na pista novamente.

Daniel Ricciardo largou novamente de forma perfeita, não dando chances para Robert Wickens e Brendon Hartley até a bandeira à quadros. Se o trio do pódio parecia definido, mas atrás o pau comia solto entre Sergio Canamasas (BVM Target) e Cesar Ramos (Fortec Motorsport), que acabaram batendo na ultima volta – veja o vídeo no final desta matéria -. O piloto gaúcho já sofrera um acidente na tomada de classificação, que determinara a 23ª posição no grid, mas vinha em boa prova e conquistando posições. “Como eu já imaginava, foi um final de semana difícil. Com apenas 30 minutos de treino antes da tomada, não deu para me familiarizar com o traçado. Mas fiquei satisfeito por ter feito grande parte da prova. Como experiência foi muito bom”, comentou o gaúcho, atual campeão da F-3 Italiana e estreante na World Series. “Larguei lá atrás e vim fazendo a minha corrida, buscando posições, num ritmo legal, apesar de ser difícil ultrapassar em Mônaco. Já estava em 15º, quando fui disputar uma posição com o Canamassas e acabamos batendo. Acontece. Agora vamos para a próxima”, completou o piloto de 21 anos, que está em 11º lugar no campeonato, com 24 pontos.

 

Enquanto isso, Albert Costa encarava uma dura batalha para defender o seu quarto lugar de Kevin Korjus, Nelson Panciatici, Arthur Pic, Jean-Eric Vergne e Adrien Tambay (Pons Racing). Todavia a luta era em vão, já que o espanhol tinha uma penalização imposta de acréscimo de dez segundos ao tempo total de prova, por queima de largada, que lhe determinou a nona posição final da corrida.  Jean-Eric Vergne também tinha uma penalização de acréscimo de dez segundos, por cortar caminho na primeira curva da corrida, logo após a largada Vergne e caiu para 12º e deixou Mônaco fora da zona de pontos. Isso significa que agora Vergne tem de se preocupar com seu companheiro de equipe, Robert Wickens, que está muito próximo na tabela de pontos do campeonato.

 

 

 

“No ano passado, eu sentia que a corrida não acabava nunca! Este ano, eu busquei me concentrar mais e impor um bom ritmo à prova. Estou muito satisfeito com esta segunda vitória aqui. Alguns pensavam que andar com a Toro Rosso aqui neste fim de semana iria talvez me desestabilizar. Mas como eu poderia recusar uma oportunidade de pilotar um F1 em Mônaco... De qualquer forma, provei que isso foi definitivamente uma boa idéia...”, disse ao final da prova o vencedor Daniel Ricciardo, também piloto de testes da equipe toro Rosso de F1.

 

 

 

Segundo colocado na prova, o canadense Robert Wickens, tratou de explicar a dificuldade de ultrapassar em Mônaco: "Ultrapassar é quase impossível aqui, todos nós sabemos e minha única chance era se tivesse Daniel cometido algum erro, o que nunca aconteceu. E pressionei muito, andando muito mais rápido que na fase de qualificação. Mas para mim é um bom resultado para o campeonato..., porque Jean-Eric não marcou pontos. O resto da temporada ainda está em aberto”.

 

 

 

Já o neozelandês Brendon Hartley era só sorrisos e mostrava satisfação com o resultado conquistado: “É uma grande recompensa para Gravity-Charouz conquistar esse primeiro pódio aqui. Eu larguei do lado sujo da pista, o que explica minha má largada, mas estávamos os três no mesmo ritmo, embora eu contasse com problemas de freios durante toda a corrida. Nós estamos progredindo”, disse o piloto.

 

O brasileiro André Negrão ainda falou sobre a experiência de correr em Mônaco: “É fantástico. Gostei muito da pista, do clima. É um lugar muito legal para se estar. Curti muito cada volta que eu dei, as melhores lembranças que terei de Mônaco são de quando estava no carro. Estou muito satisfeito com o meu desempenho até o momento do acidente. Amei pilotar aqui, acho que é a melhor coisa que já fiz no automobilismo. Você simplesmente não pode cometer erros, o carro está sempre no limite quando você vai de uma zebra a outra, então não há, realmente, espaço para erros”, esclareceu o filho de Guto Negrão, que novamente se destacou entre os estreantes da categoria.

 

Confira os resultados:

1.- 3 Daniel Ricciardo (AUS) – ISR, com 30 voltas em 46m10s332
2.- 6 Robert Wickens (CAN) – Carlin, a +0.403
3.- 28 Brendon Hartley (NZL) - Gravity-Charouz, a +11.474
4.- 1 Kevin Korjus (EST) - Tech 1 Racing, a +15.168 (Rookie)
5.- 22 Nelson Panciatici (FRA) - KMP Racing, +16.069
6.- 2 Arthur Pic (FRA) - Tech 1 Racing, a +16.662 (Rookie)
7.- 18 Adrien Tambay (FRA) - Pons Racing, a +22.484 (Rookie)
8.- 19 Chris Van Der Drift (NZL) - Mofaz Racing, a +23.233
9.- 12 Albert Costa (ESP) - Epic Racing, a +23.921 (+10.000)
10.- 4 Nathanael Berthon (FRA) – ISR, +25.360
11.- 11 Sten Pentus (EST) - Epic Racing, a +26.906
12.- 5 Jean-Eric Vergne (FRA) – Carlin, a +28.596 (+10.000)
13.- 23 Walter Grubmuller (AUT) - P1 Motorsport, a +34.306 (+10.000)
14.- 25 Daniel Zampieri (ITA) - BMV Target, a +34.816 (+10.000)
15.- 9 Daniel Mckenzie (GBR) - Comtec Racing, a +36.651 (Rookie)
16.- 15 Stephane Richelmi (MON) - International Draco Racing, a +37.222 (Rookie)
17.- 24 Daniil Move (RUS) - P1 Motorsport, +1:00.445
18.- 20 Jake Rosenzweig (USA) - Mofaz Racing, a +1:00.909
19.- 10 Daniel De Jong (NED) - Comtec Racing, +1:13.177 (Rookie)
20.- 8 Cesar Ramos (BRA) - Fortec Motorsports, a +2 Laps (Rookie)
21.- 26 Sergio Canamasas (ESP) - BMV Target, a +2 Laps (+10.000)
22.- 7 Alexander Rossi (USA) - Fortec Motorsports, a +9 Laps (Rookie)
23.- 17 Oliver Webb (GBR) - Pons Racing, a +10 Laps (+10.000) - Rookie
24.- 16 André Negrão (BRA) - International Draco Racing, a +11 Laps (+10.000) - Rookie
25.- 21 Anton Nebylitskiy (RUS) - KMP Racing, a +15 Laps
26 27 Jan Charouz (CZE) - Gravity-Charouz, a +15 Laps (+10.000)
Meilleur tour/ Best lap: Daniel Ricciardo, com 1m26s135
# 5, 16, 17, 23, 25, 26, 27 : Penalty 10" (Track limits)
# 12 : Penalty 10" (Jump Start)
*Sous réserve des contrôles techniques & sportif sur le #15/ Subject to scrutineering & sporting investigations on the #15 (Stephane Richelmi)

Confira a classificação do campeonato após sete provas:

1.- Jean Eric Vergne, com 90 pontos
2.- Robert Wickens, 89
3.- Alexander Rossi, 73
4.- Albert Costa, 64
5.- Kevin Korjus, 62
6.- Daniel Ricciardo, 61
7.- Chris Van Der Drift, 43
8.- Nelson Panciatici, 42
9.- Brendon Hartley, 41
10.- Daniil Move, 33
11.- Cesar Ramos, 24
12.- Walter Grubmuller, 18
13.- Daniel Zampieri, 14
14.- Arthur Pic, 10
15.- Anton Nebylitskiy, 8
16.- Sergio Canamasas, 7
17.- Stephane Richelmi, 6
18.- Adrien Tambay, 6
19.- Nathanael Berthon, 5
20.- Jan Charouz, 4
21.- André Negrão, 4
22.- Oliver Webb, 2
23.- Sten Pentus, 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Última atualização ( Ter, 31 de Maio de 2011 07:01 )  

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