Você está Aqui: Início

Top Internacional – Por um punhado de dólares

E-mail Imprimir PDF

( 3 Votos )

Quando o cineasta italiano Sergio Leone produziu em 1964 o filme Per Un Pugno Di Dollari (ou Fistful of Dollars), não imaginava que o titulo de seu filme um dia seria também o titulo de um vergonhoso capitulo do esporte a motor.

Encerrados os treinos da edição 2011 da 500 Milhas de Indianápolis, a mais famosa e importante prova do automobilismo mundial, o ex-piloto Sam Schmidt era o arquétipo da felicidade. Seu sonho sempre foi o de conquistar a pole position da “five hundred”, mas o grave acidente durante a pré-temporada de 2000 no Walt Disney World Speedway o deixou tetraplégico e relegado a locomover-se em uma cadeira de rodas.

Nunca se deu por vencido e competente como poucos montou sua equipe Sam Schmidt Motorsports, que foi a mais bem sucedida da história da Indy Lights - campeã em 2004 com o brasileiro Thiago Medeiros , em 2006 com Jay Howard e em 2007 com Alex Lloyd – e agora “dona” da pole position da 500 Milhas de Indianápolis com o canadense Alex Tagliani, De quebra, a Sam Schmidt Motorsport colocou o carro de Towsend Bell na quarta posição da grelha, em prova inequívoca de pura competência.

Também competente foi a equipe Foyt, que garantiu a 11ª posição do grid com o brasileiro Vitor Meira e a 19ª colocação, com o também brasileiro Bruno Junqueira. Para quem é pouco afeito ao esporte, o mineiro Bruno Junqueira foi campeão da F-3000 na época em que a classe era o ultimo degrau antes da F1 e foi três vez vice-campeão da extinta Champ Car World Series, a “concorrente” da IRL que organiza a F-Indy. Experiente, Junqueira sabe o que fazer no oval de Indiana, afinal foi dele a pole position da 500 Milhas de 2002.

Nesta edição da 500 Milhas o contraponto da competência foi, sem duvidas, a equipe Andretti Racing, que não conseguiu classificar nenhum de seus carros no Pole Day e foi para o Bump Day  - o Dia da Bolha -, uma espécie de repescagem para aqueles que não garantiram sua vaga no grid de 33 carros no dia da classificação, com os carros de Marco Andretti, Danica Patrick, Mike Conway e Ryan Hunter-Reay com boas chances de ficar de fora da corrida.

Milagrosamente (para uns “misteriosamente”) os carros de Marco Andretti e Danica Patrick conseguiram andar uma milha por hora mais rápidos na média, suficientes para o 28º tempo de Marco e o 26º de Danica. Ambos estavam no grid. Conway (que bateu nos treinos) e Hunter-Reay estavam de fora, o que além do vexame era prejuízo certo, ante os habituais polpudos acordos comerciais.

Na segunda-feira o caráter e o vil metal mudaram o grid. Para surpresa geral A.J. Foyt resolveu “ajudar” o amigo Andretti e vendeu a vaga no grid conquistada por competência pelo brasileiro Bruno Junqueira, para Andretti alinhar o carro de Ryan Hunter-Reay. Isso é possível de acontecer, porque na categoria quem classifica é o carro (o numero do carro) e não o piloto. E Bruno Junqueira fica mais uma vez à pé, já que em 2009 teve de ceder sua vaga para seu companheiro de equipe Conquest Racing, curiosamente o hoje pole position Alex Tagliani, que não conseguira classificar no Bump Day.

Não se sabe o valor da negociata efetivada à sorrelfa na calada da noite, mas há comentários que o valor tenha superado meio milhão de dólares. Em Indianápolis é esse o preço da competência.

A Lei de Gerson demorou, mas chegou em Indiana.

 

Confira como ficou o grid 500 Milhas de Indianapolis 2011:

1.- Alex Tagliani (CAN) Sam Schmidt, 2:38.261
2.- Scott Dixon (NZL) Ganassi, 2:38.352 (+0.091)
3.- Oriol Servià (ESP) Newman/Haas, 2:38.472 (+0.211)
4.- Townsend Bell (EUA) Sam Schmidt,  2:38.669 (+0.408)
5.- Will Power (AUS) Penske, 2:38.677 (+0.416)
6.- Dan Wheldon (ING) Bryan Herta com Curb/ Agajanian, 2:38.947 (+0.686)
7.- Buddy Rice (EUA) Panther, 2:39.443 (+1.182)
8.- Ed Carpenter (EUA) Fisher, 2:39.913 (+1.652)
9.- Dario Franchitti (ESC) Ganassi, 02:39.025 (+0.764)
10.- Takuma Sato (JAP) KV Lotus, 2:39.478 (+1.217)
11.- Vitor Meira (BRA) Foyt, 2:39.581 (+1.320)
12.- JR Hildebrand (EUA) Panther, 2:39.589 (+1.328)
13.- James Hinchcliffe (CAN) Newman/Haas, 2:39.594 (+1.333)
14.- Bertrand Baguette (BEL) Rahal Letterman Lanigan,  2:39.797 (+1.536)
15.- Davey Hamilton (EUA) Dreyer & Reinbold, 2:39.822 (+1.561)
16.- Helio Castroneves (BRA) Penske, 2:39.846 (+1.585)
17.- John Andretti (EUA) Andretti/ Petty, 2:40.013 (+1.752)
18.- Ernesto Viso (VEN) KV Lotus, 2:40.190 (+1.929)
19.- Justin Wilson (ING) Dreyer & Reinbold, 2:40.348 (+2.087)
20.- Jay Howard (ING) Sam Schmidt/ RLL, 2:40.368 (+2.107)
21.- Tomas Scheckter (AFS) KV/SH, 2:40.404 (+2.143)
22.- Tony Kanaan (BRA) KV Lotus, 2:40.415 (+2.154)
23.- Simona De Silvestro (SUI) HVM, 2:40.433 (+2.172)
24.- Paul Tracy (CAN) Dreyer & Reinbold, 2:40.043 (+1.782)
25.- Danica Patrick (EUA) Andretti, 2:40.098 (+1.837)
26.- Ryan Briscoe (AUS) Penske, 2:40.257 (+1.996 )
27.- Marco Andretti (EUA) Andretti, 2:40.264 (+2.003)
28.- Charlie Kimball (EUA) Ganassi, 2:40.357 (+2.096)
29.- Graham Rahal (EUA) Ganassi, 2:40.442 (+2.181)
30.- Alex Lloyd (ING) Dale Coyne, 2:40.745 (+2.484)
31.- Pippa Mann (ING) Conquest, 2:40.760 (+2.499)
32.- Bia Figueiredo (BRA) Dreyer & Reinbold, 2:40.801 (+2.540)
33.- Ryan Hunter-Reay (EUA) Andretti, 2:40.220 (+1.959)

Última atualização ( Ter, 24 de Maio de 2011 13:21 )  

Comentários 

 
#1 30/05/2011 17:10
É, infelizmente o dinheiro falou mais alto mais uma vez. Ou seja, o que prevalecia era o braço do piloto, agora é a conta bancária do dono de equipe.
Citação
 

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Car para a sua publicação.
O Planet Car reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Car , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar