Você está Aqui: Início

Out Of Brazil - Pela primeira vez em um circuito de rua, Pipo estreia no F-3 International Trophy

E-mail Imprimir PDF

( 1 Voto )

Brasileiro confirma presença na segunda etapa do torneio, no circuito de rua de Pau, na França, pela mesma equipe em que corre na Inglaterra, a Double-R Racing

Com o intuito de acumular quilometragem, conhecer mais pistas e adversários, o brasileiro Pipo Derani, que faz sua primeira temporada no Campeonato Britânico de Fórmula 3, disputará, no próximo fim de semana, a terceira etapa do recém-criado Fórmula 3 International Trophy, no circuito de rua de Pau, na França. Será a primeira experiência do piloto de 17 anos em um traçado urbano.

Criado pela FIA (Federação Internacional do Automóvel) para ser uma espécie de mundial da principal categoria de base das competições de monoposto, o campeonato é composto por seis etapas - a primeira, em Hockenheim (Alemanha), já foi realizada no dia 1º de maio - e tem o tradicionalíssimo GP de Macau (disputado nas apertadas ruas da ex-colônia portuguesa na China) em seu calendário.

"Vai ser a primeira vez que corro em um circuito de rua. Será um fim de semana de novidades para mim, um mundo diferente. Vou me preparar para conhecer essa nova atmosfera, e quem sabe disputar a corrida de Macau no fim do ano", afirmou o piloto.

Derani, que é o mais jovem brasileiro em atividade no automobilismo internacional, correrá pela mesma equipe com a qual disputa a Fórmula 3 Inglesa, a Double-R Racing, com motores Mercedes-Benz. A única diferença está nos pneus: no campeonato britânico, a marca usada é Avon-Cooper, enquanto no torneio internacional são utilizados os compostos da Yokohama, semelhantes aos que Pipo se acostumou quando disputou a Fórmula 3 Alemã, no ano passado.

"É o mesmo composto que é fornecido para o GP de Macau, e é bem parecido com o que usamos na Inglaterra. Apesar de ser outra marca, o comportamento é parecido, de acordo com a equipe", comparou Pipo, que terá o estoniano Marko Asmer como companheiro na Double-R. "É um cara experiente, que já foi piloto de teste da BMW na Fórmula 1, correu em muitos circuitos de rua. Vai ser bacana ter um piloto como ele servindo de referência", disse o jovem de 17 anos.

Tradição nas competições europeias, a passagem pelo circuito urbano de Pau, na França, é quase obrigatória em todas as categorias do Velho Continente: da Fórmula BMW aos carros do WTCC (World Touring Car Championship) e DTM (campeonato de turismo alemão), a dificuldade do estreito traçado de rua é unanimidade entre os pilotos. A pista recebeu, inclusive, provas do campeonato mundial pré-Fórmula 1, ainda na década de 1930.

O circuito tem 2.760 metros de extensão, sentido anti-horário. "É uma pista difícil, com trechos estreitos que se assemelham com algumas partes de Macau - que é mais longo (com cerca de 6.200 metros). Vai ser uma experiência interessante, e servirá para que eu conheça um traçado urbano e acumule alguma quilometragem nesse tipo de circuito, no qual a maioria dos pilotos já teve a oportunidade de correr", completou.

 

Confira a programação (horário de Brasília):

Sexta-Feira (20.05):
10h25 - 11h10: 1º Treino Livre
16h00 - 16h30: 2º Treino Livre
Sábado (21.05):
08h50 - 09h20: 1º Treino Classificatório
15h35 - 16h05: 2º Treino Classificatório
Domingo (22.05):
14h25 - 15h05: Corrida (70º Grand Prix de Pau)

Acesse o site do piloto: www.pipoderani.com.br

Siga Pipo Derani no Twitter: www.twitter.com/pipoderani


Rodolpho Siqueira

Última atualização ( Ter, 17 de Maio de 2011 20:48 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Car para a sua publicação.
O Planet Car reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Car , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar