Você está Aqui: Início

Out of Brazil – World Series: Vergne chega primeiro, mas Ricciardo leva a vitória!

E-mail Imprimir PDF

( 1 Voto )

Apontado como favorito para temporada, Daniel Ricciardo (ISR) finalmente venceu em Monza sua primeira corrida do ano na Formula Renault 3.5 Series. No entanto, foi Jean-Eric Vergne (Carlin), que cruzou a linha de chegada em primeiro, porém o piloto francês recebeu uma penalização de dez segundos por ficar alterando a linha de traçado na corrida, recolocando-o de volta na terceira posição original de laragada, atrás de Daniel Ricciardo e Alexander Rossi (Fortec Motorsport). Jean-Eric Vergne deixou Monza como líder do campeonato, adiante de Alexander Rossi.

Apenas algumas horas após o encerramento da primeira corrida do final de semana da Fórmula Renault 3,5 Series, os pilotos estavam de volta à pista para a segunda sessão de classificação, que viu dezenove pilotos andando dentro do mesmo segundo. A posição de honra aparentemente seria de Robert Wickens (Carlin), que cravou o melhor tempo, mas o piloto canadense foi alijado da pole position da segunda corrida em razão de uma penalização determinada depois de encerrada a primeira corrida do final de semana. Após detalhadas analises de imagens pela direção de prova, Wickens foi considerado culpado do acidente que tirou o brasileiro Cesar Ramos (Fortec Motorsport) da prova. A pena imposta - muito branda pela “barbeiragem” que atingiu o carro do gaúcho “à meia-nau” - foi de perda de quatro posições no grid para o piloto da Carlin, determinando que a primeira fila ficasse com Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne.

 

 

 

A pista ainda estava úmida quando começou a corrida, em decorrência da chuva que caiu durante a noite em Monza, mas todos pilotos alinharam com pneus slick, o que fazia antever alguns problemas nas voltas iniciais. E o momento “hard” acabou ficando para a primeira chicane, quando Jean-Eric Vergne acabou assumindo o comando da corrida à frente de Daniel Ricciardo, Costa Alberto, Robert Wickens e Alexander Rossi. O vencedor da prova do sábado, Kevin Korjus (Tech 1 Racing) foi um dos pilotos a cair fora, vítima da ação mais dura dos primeiros segundos de corrida.

Apesar de sair do entrevero com a asa dianteira danificada, Jean-Eric Vergne conseguiu manter Daniel Ricciardo, Robert Wickens e Albert Costa sob controle. Um pouco mais atrás, em quinto lugar, Alexander Rossi, com Cesar Ramos mordendo seus calcanhares. Estes seis permaneceram colados durante várias voltas, até que acabou acontecendo um enrosco entre Alberto Costa e – novamente - Robert Wickens. O canadense não conseguiu retornar, permanecendo atolado e abandonando a prova pela segunda vez neste fim de semana. Praga de brasileiro pega!

Alexander Rossi aproveitou a confusão para assumir o terceiro lugar. A ordem dos carros na pista era Jean-Eric Vergne na ponta, com Daniel Ricciardo, Rossi, César Ramos e Albert Costa na seqüência. Na décima volta, Daniel Ricciardo tentou surpreender, freando mais tarde para ultrapassar Jean-Eric Vergne, mas o piloto francês manteve-se na frente, cortando a chicane para não bater em Ricciardo. O duelo pelo primeiro lugar entre Vergne, Ricciardo e Rossi foi se tornando cada vez mais emocionante e colocando fogo na corrida, até que Jean-Eric Vergne acabou punido com o acréscimo de dez segundos ao tempo de prova por mudar a trajetória nas retas à frente de Rossi mais de uma vez. A partir de então Daniel Ricciardo foi o líder virtual da corrida, à frente de Rossi. Então quinto colocado na prova, o francês Arthur Pic também levou dez segundos de acréscimo ao tempo total de prova, por ter queimado a largada com um salto momentos antes de ser autorizada a partida.

Jean-Eric Vergne manteve o forte ritmo até a bandeira quadriculada, dessa forma conseguindo construir uma vantagem de dez segundos sobre Cesar Ramos, o quarto colocado e tentando ainda garantir um lugar no pódio. Mesmo chegando em segundo, ante a penalização de Vergne, o australiano Daniel Ricciardo foi declarado vencedor da prova, com o norte-americano Alexander Rossi em segundo e o francês Jean-Eric Vergne na terceira posição. O resultado deixa clara a competitividade da categoria, já que em seis provas disputadas houveram cinco vencedores diferentes. Com o segundo no sábado e o terceiro no domingo, Jean-Eric Vergne deixa Monza no topo da tabela de classificação do campeonato.

"A corrida foi agitada, especialmente no início, mas depois que ele foi um pouco frustrante, porque eu nunca tive uma oportunidade real para ultrapassar. Eu sabia que Jean-Eric tinha sido penalizado, mas se eu tivesse a oportunidade de ultrapassá-lo antes da bandeira quadriculada, eu certamente teria tentado. Precisava dos pontos desta vitória depois de ter um início de temporada difícil. Eu tive meus altos e baixos novamente neste fim de semana, sendo enviado para o fundo do grid após a classificação de ontem", esclareceu o vencedor, Daniel Ricciardo, lembrando que largou na ultima posição na prova de sábado, que completou na sexta colocação.

Já o norte americano Alexander Rossi era só sorrisos e deixava claro que estava satisfeito com o resultado da prova e os pontos colhidos. "Sabíamos que após os treinos livres que tinhamos um carro rápido, mas eu não consegui na classificação fazer justiça ao bom trabalho da equipe. Mas na corrida tudo correu bem e consegui novamente levar pontos importantes. O campeonato está muito disputado e você pode cair do topo da classificação para o final da tabela em um instante, portanto é crucial a ser consistente", lembrou o companheiro do gaúcho Cesar Ramos na equipe Fortec.

 

Inconformado, o “punido” Jean-Éric Vergne lastimou a penalização imposta. "Tanto quanto eu sei que eu ganhei a corrida. Eu pilotei a prova inteira com a asa dianteira danificada e terminei com os pneus realmente destruídos. Eu apenas defendi minha posição e acho que a pena imposta foi um pouco dura, mas ela está lá e temos de aceitar. O importante é que estamos nos pontos hoje e o  que eu provei na pista. Com a Carlin, estamos na briga pelo título".

Pole position no sábado e primeira vítima no final de semana do canadense Robert Wickens, o brasileiro Cesar Ramos (Fortec) ficou com a 9ª posição de largada e fez uma prova consistente, conquistando posições e completando na quarta colocação final. No campeonato ocupa a décima primeira colocação, que não faz jus à qualidade do piloto da Fortec.

André Negrão (Draco) não teve vida fácil. Bom piloto, o filho de Guto Negrão está em fase de aprendizado e certamente a equipe não disponibiliza para o “brazuca” o melhor equipamento do grid, mesmo assim vem fazendo ótimas apresentações e nesta prova completou no “top ten", cinco posições à frente do monegasco Stephane Richelmi, seu companheiro de equipe. No campeonato ocupa agora a 19ª posição, mas deve crescer muito ao longo do certame.

 

Confira o resultado da Prova 2 da FR 3.5 Series em Monza:

1.- 3 Daniel Ricciardo (ISR), com 28 voltas em 46:31.962
2.- 7 Alexander Rossi (Fortec Motorsports), a 2.565
3.- 5 Jean Eric Vergne (Carlin), a 9.492
4.- 8 Cesar Ramos (Fortec Motorsports), a 11.161
5.- 12 Albert Costa (Epic Racing), a 11.508
6.- 19 Chris Van Der Drift (Mofaz Racing), a 20.918
7.- 22 Nelson Panciatici (KMP Racing), a 21.284
8.- 26 Sergio Canamasas (BVM Target), a  22.129
9.- 2 Arthur Pic (Tech 1 Racing), a 22.180
10.- 16 André Negrão (International Draco Racing), a 24.735
11.- 17 Oliver Webb (Pons Racing), a 28.644
12.- 27 Jan Charouz (Gravity-Charouz), a 34.434
13.- 23 Walter Grubmuller (P1 Motorsport), a 39.030
14.- 10 Daniel De Jong (Comtec Racing), a 39.391
15.- 15 Stephane Richelmi (International Draco Racing), a 40.361
16.- 20 Jake Rosenzweig (Mofaz Racing), a 41.929
17.- 25 Daniel Zampieri (BVM Target), a 43.292
18.- 18 Filip Salaquarda (Pons Racing), a 48.199
19.- 21 Anton Nebylitskiy (KMP Racing), a 51.139
NC.- 9 Daniel Mckenzie (Comtec Racing), com 24 voltas D.N.F.
NC.- 6 Robert Wickens (Carlin), com 7 voltas D.N.F.
NC.- 28 Brendon Hartley (Gravity-Charouz), com 2 voltas
NC.- 11 Sten Pentus (Epic Racing), com 2 voltas D.N.F.
NC.- 1 Kevin Korjus (Tech 1 Racing), com 2 voltas D.N.F.   
NC.- 24 Daniil Move (P1 Motorsport), com 0 voltas D.N.F.   
NC.- 4 Nathanael Berthon (ISR), com 0 voltas D.N.F.

Confira a pontuação dos pilotos na Formula Renault 3.5 Series:

1.- Jean-Eric Vergne, com 90 pontos
2.- Alexander Rossi,     73
3.- Robert Wickens, 71
4.- Albert Costa, 62
5.- Kevin Korjus, 50
6.- Chris van der Drift, 39
7.- Daniel Ricciardo,     36
8.- Daniil Move, 33
9.- Nelson Panciatici, 32
10.- Brendon Hartley, 26
11.- César Ramos, 24
12.- Walter Grubmüller, 18
13.- Daniel Zampieri    , 14
14.- Anton Nebilitskiy, 8
15.- Sergio Canamasas, 7
16.- Stéphane Richelmi, 6
17.- André Negrão, 4
=     Jan Charouz, 4
=     Nathanaël Berthon, 4
20.- Arthur Pic, 2
=     Oliver Webb, 2
22.- Sten Pentus, 1

 

Última atualização ( Ter, 17 de Maio de 2011 18:43 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Car para a sua publicação.
O Planet Car reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Car , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar