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Out Of Brazil – World Series: Kevin Korjus “é o cara” em Monza

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O rápido traçado de Monza muitas vezes nos conduz à uma corrida épica e a primeira corrida do fim de semana da Fórmula Renault 3,5 Series não foi exceção. Apesar de um grande susto em uma forte freada executada além do ponto, Kevin Korjus (Tech 1 Racing) mostrou grande maturidade para seus 18 anos e conquistar sua segunda vitória na categoria. Após largar na 11ª posição do grid, Jean-Eric Vergne (Carlin) fez uma carga heróica para subir até o segundo lugar e assumir a liderança do campeonato, enquanto Daniil Move (P1 Motorsport) ficou com o terceiro lugar do pódio.

Depois de uma sessão de classificação completamente maluca, com dezessete carros andando no mesmo segundo, o piloto brasileiro Cesar Ramos (Fortec Motorsport) garantiu sua segunda pole position da temporada, estabelecendo uma velocidade média de mais de 216 km/h em sua volta mais rápida. Já por duas vezes pole-sitter no circuito de Monza, uma vez no Italiano de Fórmula Renault 2.0 em 2009 e novamente na F3 Italiana em 2010, o brasileiro da Fortec Motorsport, atual campeão da Fórmula 3 Italiana, provou mais uma vez que este circuito definitivamente combina com ele! Daniel Ricciardo (ISR), inicialmente, segundo na classificação, viu todos os seus tempos excluídos devido a uma montagem do assoalho de seu carro fora de conformidade do regulamento. Com isso, o piloto australiano teve de alinhar o final do grid.

 

Na “green light”, Cesar Ramos lergou bem e manteve a dianteira, à frente de Kevin Korjus, que havia largado na segunda fila da grelha. Em terceiro seguia Robert Wickens (Carlin ), que era seguido por Daniil Move e Sergio Canamasas (BVM-Target). Mas a largada que mais impressionava era a de Jean-Eric Vergne, que de 11 º lugar no grid, já estava em sexto após duas voltas de corrida. Líder da corrida Ramos não conseguia se livrar do resto do pelotão, que seguia “embutido”. Ramos, Korjus, Wickens, Move, Canamasas e Vergne, todos permaneciam brigando roda a roda, até que Sergio Canamasas escapou da pista e ficou preso em uma caixa de brita.

Na quinta volta, Kevin Korjus deixou pra frear no limite e pegou desprevenido Cesar Ramos, assumindo o controle da corrida. Para Ramos a tarefa agora era tratar de manter Robert Wickens e Jean-Eric Vergne sob controle, já que Vergne agora era o quarto lugar, após ultrapassar Daniil Move. No pelotão intermediário havia muita ação e trocas de posições, com manobras ousadas, bem ao gosto de Chris Van der Drift (Mofaz Racing), Brendon Hartley (Gravity-Charouz) e Daniel Ricciardo.

Na nona passagem, Wickens e Ramos chegaram juntos na primeira chicane e acabaram batendo, com o canadense acertando em cheio a lateral do carro de Cesinha, que acabou perdendo muitas posições. Na atabalhoada manobra o canadense acabou se dando bem e ficando com a segunda colocação, à frente de Jean-Eric Vergne e Daniil Move. Chris Van der Drift também levou vantagem na confusão para tomar a quinta posição, após largar em oitavo.

Apesar de uma liderança firme neste momento de prova, Kevin Korjus errou feio na frada da primeira chicane na volta 17 e, esperto, o “maldoso” Robert Wickens – que agora está na boca do sapo de todos os brasileiros que torcem pelo piloto gaúcho - aproveitou para tomar a liderança da prova.

 

Como praga de gaúcho pega (e rápido), um problema na embreagem colocou um fim rápido na prova do novo líder, que abandonou na 18ª volta. Korjus reassumiu a liderança, adiante de Jean-Eric Vergne, Daniil Move, Chris Van der Drift e Stephane Richelmi. Os três líderes ficaram nessa ordem até a bandeira a quadros. "Foi uma corrida difícil, eu fiz uma boa largada e consegui ultrapassar Cesar Ramos logo no começo. Mas, então, Robert Wickens vinha forte e eu cometi um grande erro, que poderia ter me custado caro, pois demorei a recuperar a concentração depois disso. Mas é muito bom vencer aqui, depois de um fim de semana difícil em Spa", contou o vencedor Kevin Korjus, detalhando os momentos importantes de sua corrida.

 

 

O final da corrida viu uma chegada disputada entre Brendon Hartley e Daniel Ricciardo. O neozelandês terminou em quinto, atrás do compatriota Chris Van der Drift. Daniel Ricciardo, que partira na “mole position” no final do grid, fez uma corrida espetacular e cruzou a linha de chegada na sexta colocação. O brasileiro André Negrão também fez uma belíssima apresentação, completando em décimo, após largar em décimo nono. "Todo mundo estava um pouco ‘acelerado demais’ por aqui, pelo que optei por manter a calma e esperar que as coisas acontecessem. Após a classificação fizemos muitas mudanças no carro, que ficaram ótimas e acabei assumindo a liderança do campeonato, o que prova o trabalho bem feito”, explicou de forma exultante o novo líder do campeonato, Jean-Éric Vergne.

Após ter problemas na segunda corrida na Espanha e na Bélgica, o piloto russo da equipe P1 Motorsport estava decididamente feliz em terminar a prova de Monza no pódio. "Nós tínhamos tudo que precisávamos para conseguir bons resultados em Motorland Aragón e, em seguida, em Spa-Francorchamps, mas não conseguimos chegar onde devíamos e meu engenheiro até me de umas broncas antes da corrida de hoje. Hoje foi uma parada dura na pista, porque o meus pneus eram de uma maneira geram muito ruins, mas estou feliz com o resultado. Minha temporada vai realmente decolar a partir de hoje espero!", confessou o, agora esperançoso, Daniil Move.

 

Confira o resultado da Prova 1 da FR 3.5 Series em Monza:

1.- 1 Kevin Korjus (Tech 1 Racing), com 28 voltas
2.- 5 Jean Eric Vergne (Carlin), a 1.611
3.- 24 Daniil Move (P1 Motorsport), a 3.908
4.- 19 Chris Van Der Drift (Mofaz Racing), a 12.962
5.- 28 Brendon Hartley (Gravity-Charouz), a 16.178
6.- 3 Daniel Ricciardo (ISR), a 17.126
7.- 15 Stephane Richelmi (International Draco Racing), a 24.226
8.- 23 Walter Grub Muller (P1 Motorsport), a 25.929
9.- 17 Oliver Webb (Pons Racing), a 37.448
10.- 16 André Negrão (International Draco Racing), a 38.496
11.- 20 Jake Rosenzweig (Mofaz Racing), a 40.855
12.- 27 Jan Charouz (Gravity-Charouz), a 41.167
13.- 9 Daniel Mckenzie (Comtec Racing), a41.225
14.- 10 Daniel De Jong (Comtec Racing), a41.281
15.- 18 Filip Salaquarda (Pons Racing), a42.033
16.- 11 Sten Pentus (Epic Racing), a42.897
17.- 7    Alexander Rossi (Fortec Motorsports) 50.743
18.- 12 Albert Costa (Epic Racing), a :05.000
19.- 21 Anton Nebylitskiy (KMP Racing) ), a 1:07.730
NC.- 8 Cesar Ramos (Fortec Motorsports), com 24 voltas D.N.F.
NC.- 25 Daniel Zampieri (BVM Target), com 19 voltas D.N.F.
NC.- 6 Robert Wickens (Carlin), com 18 voltas D.N.F.
NC.- 4 Nathanael Berthon (ISR), com 8 voltas D.N.F.
NC.- 2 Arthur Pic (Tech 1 Racing), com 7 voltas D.N.F.
NC.- 26 Sergio Canamasas (BVM Target), com 3 voltas D.N.F.

Última atualização ( Ter, 17 de Maio de 2011 17:40 )  

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