Você está Aqui: Início

Nacional - F-Futuro: Em 2011, organização permite mais ajustes nos carros da categoria

E-mail Imprimir PDF

( 2 Votos )

A Fórmula Futuro é, por conceito, uma categoria escola para pilotos vindos do kartismo. Como o objetivo da categoria é ensinar os garotos a pilotar e entender o funcionamento de um carro de fórmula, algumas medidas foram tomadas durante a idealização do certame.

A primeira delas foi trazer um conjunto de força menos potente que a Fórmula 3 - essa era a única categoria de fórmula no Brasil até 2009 -, para que a Futuro sirva mesmo como porta de entrada para o automobilismo. O carro da Futuro tem cerca de 150cv, enquanto o F-3 tem 270cv.

Outra decisão da organização foi no sentido de equalizar os carros. Apenas uma empresa, a JL, da família Giaffone, faz toda a manutenção e assistência de pista aos participantes. Os pilotos são divididos em três grupos, cada qual com um preparador responsável e diversos mecânicos à disposição. Em 2011, além do preparador Miguel Ferreira, que já fazia parte do staff da JL, foram contratados os experientes Eduardo Bassani e Luiz Alberto Trinci, o Dragão.

Por fim, os organizadores resolveram permitir maiores ajustes nos carros da categoria. Em 2010 era permitido apenas ajustes na calibragem de pneus, inclinação da asa traseira e altura do carro em relação ao solo. Neste ano, além disso, será permitido alterar itens como alinhamento, cambagem e dureza da barra estabilizadora dianteira.

Entre os novos ajustes, apenas o endurecimento da barra estabilizadora ainda não está disponível nessa etapa, segundo Felipe Giaffone, um dos responsáveis pela JL. "Pode-se endurecer a barra apertando as porcas laterais ou mudando a posição das arruelas. Essas arruelas têm um espaçamento que permite que elas "trabalhem" e deixem o carro mais mole. Quando a posição é invertida, elas perdem essa propriedade e o carro fica mais duro." explicou Giaffone.

O interessante disso tudo é que as "equipes" trabalharão em um sistema chamado de "livro aberto", ou seja, todas as informações do setup utilizado nos carros deverão ficar disponíveis a todos ao final dos treinos e corridas. "Toda a informação vai para a rede e fica imediatamente disponível. Cabe aos preparadores e pilotos coonversarem e definirem se utilizam aquele acerto ou não." disse Giaffone.

Última atualização ( Sex, 06 de Maio de 2011 14:44 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Car para a sua publicação.
O Planet Car reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Car , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar