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Top Internacional – Nelsinho Piquet é segundo em Nashville na Truck Series

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Piquet garante o melhor resultado brasileiro na Nascar e leva os pontos da vitória, já que o vencedor Kyle Busch não pontua no campeonato.

Visivelmente emocionado, Nelson Angelo Piquet comemorava ao final da etapa de Nashville da Camping World Truck Series o seu primeiro pódio na categoria norte-americana - o melhor resultado da história obtido por um piloto brasileiro em uma das três principais categorias da Nascar -. “Eu estou muito feliz! Nós tivemos um começo muito complicado neste ano, mas eu sabia que os resultados viriam. Na verdade, a temporada começou agora para mim. Espero continuar correndo cada vez melhor no resto da temporada. Mais ainda do que conquistar o segundo lugar, essa corrida foi muito útil para o aprendizado. É muito importante continuar aprendendo as técnicas diferentes daqui, porque é muito diferente das provas com carros de rodas abertas e tem de mostrar uma maturidade maior. A equipe tem visto o que sou capaz de fazer e está confiante em mim”, disse Nelsinho ao final da corrida.

Conhecido nas pistas norte-americanas como Nelson Piquet Jr, o ex-piloto da equipe Renault F1 largou na quarta posição e completou a prova na segunda colocação, atrás do piloto da Sprint Series - a classe principal da Nascar -, Kyle Busch e adiante de seu companheiro de equipe Kevin Harvick Inc, o norte-americano Ron Hornaday. Mas o bom resultado final nem de longe dá idéia do quão emocionante foi essa corrida.

Se objetivo inicial traçado era de fazer um bom final de semana, com bons treinos livres, conquista uma boa posição de largada e um fechar a prova com resultado final consistente, pode-se garantir que o objetivo foi plenamente cumprido. Talvez até melhor do que se esperava de um piloto que faz sua primeira temporada completa na Camping World Truck Series, classe criada em 1995 para a competição de pick-ups e que serve de acesso à Nationwide Series, que por seu turno é a categoria de acesso à Sprint Cup.

Com uma largada “conservadora”, buscando não se envolver em acidentes das primeiras voltas, costumeiros nas provas da Nascar, Piquet caiu para o nono posto e mantendo-se no top ten durante o primeiro stint de corrida. A primeira bandeira amarela surgiu logo pós a primeira parada nos boxes para reabastecimento – na volta 55 -, com Nelsinho ocupando a sétima posição. Novamente “conservador”, Piquet perdeu algumas posições, mas mantinha bom ritmo de prova e passou a conquistar posições e seguir na “balada” dos lideres da corrida.

A prova entrava na 50 voltas finais e era momento de aproveitar mais uma bandeira amarela, fazer a ultima parada para reabastecimento, calçar pneus novos e partir para o ataque em uma forte sprint final. Nelsinho Piquet era então o quinto colocado, mas saiu dos boxes na sétima colocação.

Green flag e Piquet acelerou fundo, mas Austin Dillon perdeu o controle de seu carro na disputa com a pick-up #8 do brasileiro, rodando sozinho na pista e dando um forte toque no carro de Nelsinho. Na habilidade pura, Piquet “domou a fera” e seguiu adiante. Nova yellow flag!

Apesar da panca e do susto, tudo parecia bem e Nelson Ângelo Piquet estava novamente na posição original de largada, a quarta posição. Autorizada a partida, Piquet manteve a linha externa, caindo para o quinto posto, mas voltando em seguida para a quarta posição e atacando o terceiro colocado, que não consegue conter o ímpeto do brasileiro, cedendo a posição. Restam apenas quatorze voltas e com forte train de corrida, Piquet dá mostras que quer ir atrás da vitória. Mas outra bandeira amarela surge na pista, agrupando todos os carros na pista.

Faltam apenas nove voltas quando a direção de provas autoriza a relargada. Piquet está na briga, dentro do top five e mandando o sapato. Mas o italiano Max Papis perde o controle de seu carro e gera nova bandeira amarela, restando apenas seis voltas para o final.

A corrida se torna dramática, com apenas três voltas para a checkered flag, se não acontecer mais nenhuma bandeira amarela. Piquet é quarto na pista, atrás de Kyle Bush e ao lado de Timothy Peters. Ron Hornaday larga bem e mantém a ponta, enquanto Bush fica um pouco para trás, segurando Nelsinho, que cai para a quinta posição.

Bush recupera-se, indo para o ataque sobre Hornaday e Piquet prossegue na linha externa, com o pé colado e ladeando Peters. Bush assume a dianteira e Nelsinho o terceiro, colando na traseira do #33 de Hornaday. É a ultima volta e na entrada da Curva 3 Ron Hornaday não quer dar espaço para Piquet, mas seu carro dá uma ligeira “abanada” com a traseira e, esperto, Piquet enfia por dentro e já na curva final toma a posição de seu companheiro de equipe, trazendo consigo Timothy Peters, companheiro na Red Horse Racing do gaúcho Miguel Paludo. Poucos metros adiante a consagradora bandeira a quadros definiu a vitória de Busch e a segunda colocação do brasileiro.

Com os pontos “arrecadados”, Nelsinho Piquet subiu para a 17ª colocação na tabela de pontos entre os pilotos e seu fast #8 para o 21º lugar, garantindo antecipadamente “vaga” para a prova de Dover, já que pelo regulamento do certame os 25 carros mais bem colocados ficam garantidos no grid da prova seguinte.

“Sinceramente não tenho palavras. Eu sinto que eu ganhei. Estou muito feliz por ter a oportunidade de ter terminado em segundo aqui em Nashville. Tivemos um caminho longo até aqui, mas nós continuamos a ficar melhor a cada semana e esta corrida foi uma realização enorme. No início do ano, tivemos de enfrentar uma série de adversidades, mas acho que esta corrida é um impulso de motivação para nossa equipe”, disse Piquet ao final da emocionante corrida. “A cada semana, até mesmo a cada volta na pista, continuo aprendendo. Eu não poderia estar mais orgulhoso desta equipe de corrida, e eu tenho de lhes agradecer por todo seu trabalho duro e por acreditarem em mim continuamente. A curva de aprendizado na transição dos carros com as rodas descobertas (fórmula) para os stock cars é muito maior do que a maioria das pessoas pensam, mas estou chegando lá. Eu acho que esta é apenas uma visão rápida do que podemos fazer. Estou aqui para vencer, estou aqui para lutar e estou aqui para disputar o campeonato. Eu estou animado para saber como será o progresso à cada nova corrida desta temporada”, concluiu o brasileiro.

A próxima corrida da Nascar Truck Series será em Dover (Delaware) no dia 13/05. Na semana seguinte (20/05) será a vez de Charlotte (Carolina do Norte), prova que marcará a estréia na categoria de Kimi Raikkönen, Campeão Mundial de F1 que está escalado para fazer andar na equipe de propriedade de Kyle Busch.


 

Última atualização ( Ter, 26 de Abril de 2011 05:56 )  

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