Você está Aqui: Início

Regional - Paulista de Velocidade teve bons grids e acidente grave no último domingo

E-mail Imprimir PDF

( 2 Votos )

O Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto, evento que reúne diversas categorias do automobilismo paulista no Autódromo de Interlagos, teve sua terceira etapa realizada no último final de semana, dias 16 e 17/04.

Com um grid total de 15 carros, divididos em cinco classes, a Força Livre realizou as duas baterias no sábado (16). Embora o número de carros em cada classes ainda seja pequeno - a maior teve cinco - a categoria mostra sinais de recuperação. Sérgio Pistili venceu as duas baterias pela classe PA (Protótipo A), o mesmo acontecendo com a família Dimas na PB (Protótipo B) e Renato Cattalini na TB (Turismo B). Pela TA (Turismo A), a primeira bateria foi vencida por Ricardo Oliveira e a segunda por Irineu Cury, e pela TA1 (Turismo A até 1600 cilindradas), D'Artagnan Viscome venceu a primeira bateria e a dupla Samuel Melo e Luiz Rocha venceram a segunda.

Outra categoria que volta a tomar corpo no certame é a Classic Cup, destinada aos "antiguinhos", como o próprio nome já diz. Também divididos em cinco classes, 18 carros formaram o grid desta etapa, que teve sua bateria realizada no sábado (16). Os vencedores foram Douglas Alencar pela Classic D1B, Flávio Gomes na Classic D2C, Carlos Braz na Classic D3B, Edu Lauand na Copa Fusca e André Carrillo na Históricos V8.

O Paulista de Velocidade tem outra categoria destinada a carros antigos, chamada Clássicos de Competição. Essa categoria teve sua prova realizada no domingo (17), e reuniu 17 carros em quatro divisões. Gustavo Araújo venceu a Divisão A, José Morgado a Divisão B, Marcelo Zebra a Divisão C e Mauro Kern a Divisão D.

A Fórmula Vee, simpática categoria que estreou na segunda etapa do certame paulista, no mês passado, veio à pista novamente neste sábado. O grid ainda é tímido, apenas nove carros, mas a categoria promete se tornar um dos detaques da competição paulista em breve. O pole-position Fernando Monis não deu chance para os adversários e venceu de ponta a ponta. Sandro Freitas foi o segundo, com Cristiano Viana terminando em terceiro após boa prova de recuperação.

A maior categoria do Campeonato Paulista, a Copa Engebras de Marcas e Pilotos, bateu novo recorde ao alinhar 58 carros na primeira bateria do domingo (17), em três classes distintas. Os tradicionais modelos Gol, Corsa e Celta tiveram, nesta etapa, a estréia de um novíssimo Fiat Palio, do piloto mineiro Gustavo de Paula, mostrando a tendência - e necessidade - de atualização de frota da categoria.

Pela classe Super, a principal do certame, a dupla Edgard Amaral e Wanderson Freitas, campeã das duas últimas temporadas, venceu as duas baterias e voltou à briga pelo título de 2011. Na Light, Ricardo Sargo também fez bonito e venceu as duas provas, pulando do sexto para o segundo lugar na tabela de classificação. Sargo foi campeão da classe Novato em 2010, e em 2011 não participou da primeira etapa, mas também já está na briga pelo título deste ano. E pela Novato o piloto Marcio Philippi venceu as duas baterias, mas foi desclassificado na primeira prova, deixando a vitória com a dupla Luiz Lopes e Luiz Gaggini.

A notícia triste do final de semana decorreu da prova da Stock Paulista. A categoria, que vem crescendo e usa equipamentos antigamente utilizados na Stock Car, teve um grave acidente logo após a largada, que vitimou o piloto Paulo Kunze. Kunze, de 67 anos, bateu forte em outro carro que rodou na reta oposta, e acabou capotando várias vezes, indo parar além do guard-rail. O piloto está internado na UTI do Hospital Alvorada de Moema, em estado grave, com traumatismo craniano.

O acidente ocorreu logo na primeira volta, e após algumas passagens com bandeira amarela, a corrida recomeçou sem alguns de seus piloltos. Reinaldo Rena venceu na classe Light, Roberto Rossatti na Master A, e Ademar Ebone na Master B.

Foto: Vinícius Nunes

 

Última atualização ( Qua, 20 de Abril de 2011 14:15 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Car para a sua publicação.
O Planet Car reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Car , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar