Você está Aqui: Início

Top Internacional – Formula E: Sam Bird sela a vitória no Putrajaya ePRIX

E-mail Imprimir PDF

( 1 Voto )

Piloto da Virgin Racing venceu e chegou à frente de di Grassi e Buemi

Sam Bird conquistou a vitória no  FIA Formula E Ycapital Management Putrajaya ePrix 2014, cruzando a linha de chegada à frente do líder do campeonato, o brasileiro Lucas di Grassi e de Sebastien Buemi. O piloto da Virgin Racing arrebatou 25 pontos na sua primeira vitória em um ePrix.

Bird dedicou sua vitória ao ex-companheiro de equipe na GP2, o francês Jules Bianchi, que foi gravemente ferido no Grande Prêmio do Japão de F1: "Eu tenho que dedicar esta vitória a um bom amigo que está muito doente. É muito triste o que aconteceu com ele e esta (vitória) é para Jules. O final de semana foi muito bom, fomos rápidos a partir da primeira entrada na pista e fomos o mais rápido nos treinos. A classificação não chegou a ser da melhor forma, porque acho que nós não estávamos no melhor grupo para fazer um tempo de volta rápido, mas nós impusemos esse direito na corrida. No primeiro stint eu consegui abrir uma boa vantagem, o que significou que eu podia ter calma e não arriscar cometer erros bobos, para ir administrando a corrida até o fim".

Os pilotos Lucas di Grassi, da Audi Sport ABT, e Sebastien Buemi, da e.dams-Renault, conseguiram lutar contra as adversidades da tomada de qualificação, para estarem com Bird no pódio, apesar de terem largado no final do pelotão.

Di Grassi, que largou na P18, disse: "Com certeza esta foi uma prova além das minhas expectativas. Todo mundo está aqui para ganhar, todo mundo está acelerando no limite e esta pista provou, de uma vez por todas, que este carro é muito difícil de pilotar, mesmo se você tenha feito todos os testes. A mais ínfima margem de erro pode arruinar todo o seu final de semana e foi isso o que aconteceu comigo na tomada de qualificação. Fazer a corrida largando do final do grid em uma pista de rua para chegar em segundo é uma sensação incrível. Eu senti que fiz uma corrida muito melhor do que a que fiz em Pequim, onde ganhei".

"Eu só tenho a dizer que estou muito feliz", disse Buemi, que alinhou na 20ª posição do grid. "Nós estávamos realmente bem nos testes de pré-temporada. Mas, em seguida, quando viemos para a primeira corrida o carro simplesmente não foi bem. E, de novo, estava ruim hoje na qualificação, o que é bastante estranho. Nós fizemos algumas mudanças de configuração que acabaram não funcionando tão bem, mas eu me senti competitivo neste carro e consegui terminar no terceiro lugar".

A vitória de Bird o alçou para o segundo lugar na tabela de pontos do campeonato, apenas três pontos atrás do vencedor da corrida em Beijing, Lucas di Grassi.

Nicolas Prost continuou sendo um forte competidor, ele mostrou isso na tomada de classificação – quando fez a pole – e na prova, que terminou em quarto. O francês partiu da 11ª colocação, após receber uma penalização de dez posições no grid, por causar uma colisão evitável em Pequim.

Oriol Servia, que acabou herdando a pole position, fez uma boa e manteve a liderança nas voltas iniciais, mas logo foi ultrapassado por Bird em belíssima manobra, que abriu ampla vantagem até garantir a vitória. Servia terminou na sétima colocação.

Jerome d'Ambrosio, da Dragon Racing, mostrou toda sua auto-confiança, progredindo da última fileira do grid, para voltar para casa com a quinta colocação. D'Ambrosio tinha garantido largar no “top-three”, mas acabou sendo penalizado por ter excedido o uso de potência máxima na tomada qualificatória.

A sorte foi distinta para os vencedores do Fan Boost. Katherine Legge, da Amlin Aguri, foi envolvida em um acidente na primeira volta com Michela Cerruti, o que terminou de forma eficaz com suas esperanças de um bom resultado. Nick Heidfeld da equipe Venturi também bateu e, pior, ficou de fora da corrida, em uma disputa por posição com Franck Montagny, da Andretti. O brasileiro Bruno Senna usou um de seus FanBoosts para ultrapassar o e.dams-Renault de Nico Prost e conquistar o quarto posto, mas o piloto da Mahindra Racing acabou de fora na última volta da corrida, ao bater no muro quando se preparava para ultrapassar Buemi e garantir o terceiro lugar e subir ao pódio.

Senna disse: "Eu consegui chegar em Buemi e vi a oportunidade de obter um pódio, mas eu cometi um erro. Eu fui para o ataque mas saí da curva sobre os ‘marbles’ e perdi o controle do carro".


 

O sentimento de todos era de que o promotor local fez um excelente trabalho com a criação de um novo circuito rua. "Foi um bom trabalho de todos que ajudaram esta pista acontecer", disse Bird. "Foi extremamente desafiadora e com um ótimo lay-out, feito para acontecerem corridas emocionantes".

A próxima “eletrizante” etapa da Formula E será em Punta del Este, no Uruguay, no dia 13 de dezembro.

 

 

 

Resultado do Putrajaya ePrix (Round 2):

1.- #2 Sam Bird (Virgin Racing), 51:11,979
2. - #11 Lucas di Grassi (Audi Sport ABT), + 4.175s
3- #9 Sebastien Buemi (e.dams-Renault), + 5.739s
4.- #8 Nicolas Prost (e.dams-Renault), + 9.552s
5. - #7 Jerome d'Ambrosio (Dragon Racing), + 13.722s
6. - #5 Karun Chandhok (Mahindra Racing), + 17.158s
7. - #6 Oriol Servia (Dragon Racing), + 18.621s
8. - #55 Antonio Felix da Costa (Amlin Aguri), + 19.926s
9. - #3 Jaime Alguersuari (Virgin Racing), + 20.053s
10. - #66 Daniel Abt (Audi Sport ABT), + 45.663s
11.- #88 Ho-Pin Tung (China Racing), + 55.833s
12. - #30 Stephane Sarrazin (Venturi), + 56.626s
13. - #28 Matthew Brabham (Andretti), 1: 05.036s
14. - #21 Bruno Senna (Mahindra Racing), + uma volta
15. - #27 Franck Montagny (Andretti), + uma volta (penalty)
16. - #77 Katherine Legge (Amlin Aguri), + três voltas (penalty)
17. - #10 Jarno Trulli (Trulli), + três voltas (penalty)
18. - #99 Nelson Piquet Jr (China Racing), DNF
19. - #18 Michela Cerruti (Trulli), DNF
#23 Nick Heidfeld (Venturi), excluído (penalty)
Melhor Volta: #3 Jaime Alguersuari, com 1:24.429
Announcements:

  • * Car 27 (Montagny) causar colisão – 23 segundos de time penalty
  • * Car 77 (Legge) causar colisão – 23 segundos de time penalty
  • * Car 77 (Legge) 10 posições no grid penalty na próxima etapa por troca do RESS system
  • * Car 10 (Trulli) causar colisão – 23 segundos de time penalty
  • * Car 23 (Heidfeld) EXCLUIDO por não fazer a troca de carro dentro do box

 

Classificação dos Pilotos (Após duas etapas):

1. Lucas di Grassi, 43pts
2. Sam Bird, 40pts
3. Franck Montagny, 18pts
4. Nicolas Prost, 18pts
5. Jerome d'Ambrosio, 18pts
6. Karun Chandhok, 18pts
7. Sebastien Buemi, 15pts
8. Charles Pic, 12pts
9. Oriol Servia, 12pts
10. Nelson Piquet Jr, 4pts

 

Classificações das equipes (Após duas etapas):

1. Audi Sport ABT, 45pts
2. Virgin Racing, 44pts
3. e.dams-Renault, 33pts
4. Andretti Formula E, 30pts
5. Dragon Racing, 30pts
6. Mahindra Racing, 18 pts
7. Amlin Aguri, 6pts
8. China Racing, 4pts
9. Venturi, 2pts
10. Trulli, 0pts

 

Última atualização ( Ter, 25 de Novembro de 2014 13:56 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Car para a sua publicação.
O Planet Car reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Car , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar