Você está Aqui: Início

Nacional – Rally dos Sertões: Nas Motos, Gonçalves vence e abre. Despres se perde. Briga boa nos Quads e reviravolta nos UTVs

E-mail Imprimir PDF

( 1 Voto )

Amanhã prova termina com chegada em Goiânia, onde serão conhecidos todos os campeões. Hoje, os competidores chegam a Goianésia, que recebe o Sertões pela primeira vez. Nos Quads, Medeiros vence e diminui diferença para Nahas, que lidera. Nos UTVs, Collet/Gouvea assume a ponta

 

Etapa do dia

  • 9ª Etapa - 02/08 - sexta-feira
  • Minaçu (GO) - Goianésia (GO)
  • Deslocamento inicial: 32 km
  • Trecho especial: 264
  • Deslocamento final: 254 km
  • Total: 550 km

Penúltimo dia de prova e a caravana da 21ª edição do Rally dos Sertões chega a Goianésia, que recebe a prova pela primeira vez, surpreendendo. Mas Sertões é isso mesmo, imprevisível. Nas Motos, o caminho se abriu para o primeiro título do português Paulo Gonçalves (Speedbrain 450 Rally), vencedor do dia e que ampliou bem sua vantagem na liderança. Seu principal rival, o francês Cyril Despres (Yamaha) se perdeu hoje, terminou na oitava posição, e a diferença de apenas 6min29 no acumulado de ontem, passou para 25min49 hoje. O espanhol Marc Coma (KTM) terminou em segundo, seguido pelo polonês Jakub Przygonski (KTM), em terceiro. No acumulado, Coma está em terceiro, a 37min19 do líder. Jean Azevedo, da equipe Honda Mobil de Rally, terminou na quinta posição e se mantém como o melhor brasileiro da prova, em quarto. Amanhã o rali chega em Goiânia, de onde largou, onde serão conhecidos os grandes campeões de mais esse desafio, totalizando 4. 115 km, dos quais 2.488 km de trechos cronometrados.

Os competidores saíram hoje cedo de Minaçu (GO) para um percurso total de 550 km, sendo 264 km contra o relógio. A penúltima etapa do rali começou com uma subida de serra sinuosa com depressões e lombadas, atravessando uma zona de garimpo e seguindo em alta velocidade até o abastecimento. O vencedor e líder Paulo Gonçalves confessou que não esperava ir tão bem hoje. "Para mim foi bem difícil hoje, porque tive uma queda logo depois do abastecimento e quebrou o aparelho que gira a planilha, então foi tudo na mão mesmo, por isso vim mais devagar. O final era de navegação bem difícil. Eu estava vindo tão na boa que ai eu acertei a navegação! Sinceramente não esperava que fosse tão bem depois de tudo que passamos. Agora é tentar manter a calma e concentração para não deixar o título escapar", disse. Como o Sertões deste ano é válido pelo Mundial de Cross Country da FIM e a única etapa com peso 2, Gonçalves também espera vencer para tentar superar o até aqui líder Coma.

Enquanto isso, o francês Despres - bicampeão do Sertões - comemorou ter terminado o dia pelo menos. "Eu estava muito bem, liderava com boa margem para o Paulo (Gonçalves), mas a 20 km do fim eu me perdi no way point... Mas pelo menos eu cheguei", resumiu o bicampeão da prova. Coma destacou que daqui para frente é levar o equipamento até o fim: "A especial foi bem legal, com um trecho de serra bem escorregadio. Estou a 11min do Cyril e 38 min na frente do Jean, então forçar para tirar essa diferença do Cyril é impossível. O negócio é levar até o fim", resumiu.

Jean destacou que é preciso manter o foco no último dia de prova. "Navegação bem difícil hoje, principalmente no começo com muita poeira, mas não pode aliviar. Estamos chegando em Goiânia, então tem de manter o foco". Ele vinha numa disputa acirrada com seu companheiro na Honda Mobil de Rally, Ike Klaumann, a apenas 48 segundos. Porém, hoje Ike teve problemas em sua moto no quilômetro 82 da especial e não conseguiu completar.

 

Quadriciclos

Nos Quads continua a melhor disputa do rali e o dia de hoje esquentou ainda mais a luta pelo título. Hoje Marcelo Medeiros (Yamaha Raptor 700) conquistou sua primeira vitória, seguido pelo rival Robert Nahas (Honda TRX 700), em segundo e Mauro Almeida (Yamaha Raptor 700) em terceiro. No acumulado, Medeiros conseguiu descontar 3min52, e a diferença entre ambos agora é de apenas 5min3s, com Nahas na liderança. O último dia será um verdadeiro duelo entre Nahas, campeão em 2008 e Medeiros, campeão em 2012.

"Mais um dia de briga boa. O Robert me abriu passagem depois do abastecimento e ai foi sem problemas. A especial era ótima e hoje vim muito bem. Diminuímos um pouco a diferença, ver amanhã como fica", disse Medeiros. Nahas confessou que veio com frio na barriga a especial toda e espera mais uma grande batalha amanhã: "Penúltimo dia, temos ai uma vantagenzinha e por isso vim num ritmo seguro, com tudo programado. Abri caminho para o Marcelinho (Medeiros) depois do abastecimento e vim no final da poeira dele para não tomar susto. Vim a especial toda com frio na barriga, muito conservador e evitando errar a todo custo. Amanhã é o ultimo dia, então tem mais uma batalha pela frente".

UTVs

Nos UTVs, o dia reservou as maiores emoções. Ontem a classificação acumulada terminou com Bruno Sperancini/Lourival Roldan ((Polaris RZR XP 900) na liderança, com vantagem de 14min22 para Rodrigo Varela/João Arena (Can An Comander) em segundo; e Carlo Collet/Marcos Gouvea (Can Am Maverick), em terceiro a 8h45 do líder.

Porém hoje, uma reviravolta completa. Logo no km 98 da especial de 264 km, um problema no motor tirou Sperancini/Roldan da disputa. Tudo indicava que a liderança iria para os jovens Varela e Arena, que ficariam bem tranqüilos para conquistar o primeiro título. Porém, como é Rally dos Sertões e tudo pode acontecer, a dupla foi surpreendida também, com a quebra dos prisioneiros da roda, no km 198.

Assim, ao final, tanto Sperancini como Varela foram penalizados com o tempo máximo de prova (5h30), e mais tempo pelos way points que perderam, além de não terem completado o deslocamento dentro do tempo máximo estipulado. No caso de Sperancini, o prejuízo em tempo foi maior, por conta da troca de motor.

E o horizonte se abriu para Collet/Gouvea que agora está com a mão na taça. A dupla teve problemas na terceira especial, entre Pirenópolis e Uruaçu, onde não completou e foi penalizada em 9h30. Parecia completamente fora da disputa, com 8h45 atrás dos líderes e Collet agora ruma para o hexacampeonato no Sertões. Sua vantagem é de 3h29 para Varela/Arena, que manteve pelo menos a vice-liderança.

"Rali é assim mesmo. O meu trunfo foi ter constância e não ter nunca abandonado a oportunidade de buscar o título. Amanhã, vai ser um dia curto e vou levar na ponta dos dedos, que tudo fica mais fácil", declarou Collet, vencedor de sete das nove especiais até aqui.

Em terceiro no acumulado, está Sperancini/Roldan a 5h154 do líder.

Marcos Regadas Filho e Andrews Costa (Polaris RZR XP 900 EPS) foram os primeiros a chegar em Goianesia, aparentemente quebrando a seqüência de cinco vitórias nas especiais de Carlo Collet/ Marcos Lara Gouvea, mas após os tempos serem corrigidos, com a aplicação das penalizações, a vitória foi, novamente, para as mãos do Can-Am Maverick #151 de Collet/Gouvêa. A sexta vitória seguida!!!

Marcos Regadas Filho e Andrews Costa estão em quarto no geral.

Resultado 9ª etapa Motos (extra-oficial)

1º Paulo Goncalves 03:19:30
2º Marc Coma 03:23:04
3º Jakub Przygonski 03:30:04
4º Fausto Mota 03:30:42
5º Jean Azevedo 03:34:15
6º Ricardo Martins 03:35:56
7º Michael Metge 03:36:56
8º Cyril Despres 03:38:26
9º Leandro Silveira 03:40:53
10º Raul Lima 03:46:59

Resultado acumulado Motos (extra-oficial)

1º Paulo Goncalves 28:59:52 -
2º Cyril Despres 29:25:41 +00:25:49.2
3º Marc Coma 29:37:11 +00:37:19.5
4º Jean Azevedo 30:15:16 +01:15:24.5
5º Jakub Przygonski 30:30:18 +01:30:26.9
6º Michael Metge 31:16:52 +02:16:59.1
7º Ricardo Martins 31:22:05 +02:22:13.1
8º Fausto Mota 31:24:32 +02:24:40.2
9º Raul Lima 32:54:40 +03:54:48.2
10º Ezair Bossa 33:30:23 +04:30:31.5

Resultado 9ª etapa Quadriciclos (extra-oficial)

1º Marcelo Medeiros 03:43:24
2º Robert Nahas 03:47:26
3º Mauro Almeida 04:18:05
4º Rafal Sonik 04:35:20
5º Ricardo Purri 04:36:34
6º Daniel Mazzucco 04:58:23
7º Tom Rosa 05:30:00
8º Mohamed Abu-Issa 05:30:00
9º Ednarg Marques 05:30:00

Resultado acumulado Quadriciclos (extra-oficial)

1º Robert Nahas 33:39:26 -
2º Marcelo Medeiros 33:45:06 +00:05:39.8
3º Mauro Almeida 37:07:32 +03:28:05.9
4º Rafal Sonik 39:04:21 +05:24:55.6
5º Daniel Mazzucco 39:14:25 +05:34:59.5
6º Mohamed Abu-Issa 53:09:26 +19:29:59.9
7º Ednarg Marques 54:39:01 +20:59:34.7
8º Tom Rosa 55:35:18 +21:55:51.9

Resultado 9ª etapa UTVs (extra-oficial)

1.- #151 Carlo Collet/Marcos Gouvea, 04:30:46
2.- #155 Marcos Regadas Filho/ Andrews Costa, 06:56:21 (+02:15:34) - 03:00 de penalidade
3.- 156 Rodrigo Varela/ Joao Arena, 16:40:00 (+12:00:13) - 11:10:00 penal
4.- #150 Bruno Sperancini/ Lourival Roldan, 18:40:00 (+14:00:13) - 13:10 penal
5.- #152 Cacá Amborsio/ Dionisio Silva Neto, 20:20:00 (+15:40:13) - 14:50:00 penal
6.- #154 Fabio Santos/ Adeilton Santos, 28:50:00 (+24:10:13) - 23:20:00 penal

Resultado acumulado UTVs (extra-oficial)

1.- #151 Carlo Collet/Marcos Gouvêa, 46:40:28
2.- #156 Rodrigo Varela/ Joao Arena, 50:10:06 (+03:29:37.9)
3.- #150 Bruno Sperancini / Lourival Roldan, 51:55:43 (+05:15:15.1)
4.- #155 Marcos Regadas Filho/ Andrews Costa, 65:03:41 (+18:23:13.4)
5.- #152 Carlos Ambrosio/ Dionizio Silva Neto, 87:53:48 (+1d 17:13:1)
6.- #154 Fabio Campos/ Adeilton Santos, 147:19:41 (+2d 04:39:1)

10ª Etapa - 03/08 - sábado

  • Goianésia (GO) - Goiânia (GO)
  • Deslocamento inicial: 7 km
  • Trecho especial: 123 km
  • Deslocamento final: 160 km
  • TOTAL: 290 km

Após nove etapas duríssimas, chegou a hora de desacelerar um pouco. A especial começa rápida por canaviais com piso muito bom e muitas lombas, seguindo por trechos de serra com visuais fantásticos retornando para estradas de fazenda com muitas depressões e pedras até o final da especial. Tecnicamente pode-se afirmar que este Rally dos Sertões foi o mais completo e mais duro dos últimos tempos, exigindo condicionamento físico, resistência das máquinas e uma ótima estratégia de prova.



Fernanda Gonçalves

 

Última atualização ( Sáb, 03 de Agosto de 2013 04:03 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Car para a sua publicação.
O Planet Car reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Car , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar