Você está Aqui: Início

Nacional – Rally dos Sertões: Nas Motos, pilotos sofrem com ‘fesh fesh’, cansaço bate. Despres vence, mas Gonçalves segue líder

E-mail Imprimir PDF

( 1 Voto )

Areia finíssima, quase um talco, castiga competidores. Francês vence a terceira e diminui distância para Gonçalves, segundo no dia, para 6min29. Disputa brasileira esquenta com Jean e Ike separados por 48 segundos. Nos Quads, Nahas vence e lidera. Rali entra na reta final. Faltam dois dias!

 

Etapa do dia

8ª Etapa - 01/08 - quinta-feira
PALMAS (TO) - MINAÇU (GO)
Deslocamento inicial: 312 km
Trecho especial: 333 km
Deslocamento final: 21 km
TOTAL: 666 km


Já na reta final, faltando dois dias para a chegada em Goiânia, mas a 21ª edição do Rally dos Sertões não dá moleza para os competidores, que hoje, durante a 8ª etapa da prova, tiveram outro dia de muita exigência física e concentração. O francês Cyril Despres (Yamaha) venceu a terceira e conseguiu diminuir sua distância para o português Paulo Gonçalves (Speedbrain 450 Rally), segundo no dia, que se mantém líder. Ontem eles estavam separados por 17 minutos e hoje a diferença caiu para 6min29s. O espanhol Marc Coma (KTM) terminou em terceiro, mesma posição que mantém no acumulado, a 34 minutos do líder. No total, 24 motos largaram hoje, das 46 que partiram de Goiânia no último dia 25/07.

Os competidores saíram bem cedo de Palmas (TO) rumo a Minaçu (GO) para outro longo dia. Percurso total de 666 km, dos quais 333 km de trecho cronometrado. Terminaram o dia exaustos. Despres destacou as dores no corpo. "Não foi um dia nada fácil e agora com tantos dias para trás o cansaço começa a pegar mais, especialmente depois que cai ontem. Estou ainda com o corpo bastante dolorido, mas cuidei para manter um ritmo aceitável".

Gonçalves disse que até conseguiu chegar em Coma, mas teve dificuldades para passar. "Cheguei no Marc (Coma), mas tinha muito fesh fesh e eu não conseguia passar, então me restou acompanhar o ritmo dele. Devo ter perdido uns quatro minutos para o Cyril, mas agora é questão de manter um ritmo que me permita manter a liderança", contou. No final ele perdeu 10min30 para o rival francês e a briga promete. Coma gostou do visual do dia. "Belíssima especial hoje com o trecho de serra e um visual muito legal. Tinha muito fesh fesh e foi difícil e cansativo segurar a moto", disse.

Briga boa mesmo acontece entre os pilotos da Honda Mobil de Rally. O melhor do dia foi Ike Klaumann em quinto lugar, com seu companheiro Jean Azevedo, em sexto. Porém, no acumulado, Jean assumiu o posto de melhor brasileiro, em quarto lugar, com apenas 48s de vantagem sobre Ike, quinto no acumulado. A posição de melhor brasileiro ontem pertencia a seu outro companheiro na equipe Honda Mobil de Rally, Dario Julio, que hoje teve a corrente de sua moto quebrada durante o percurso e não conseguiu completar a especial.

Para Jean, o dia foi de muita concentração: "Especial de hoje foi muito dura, com muita terra, aquele talco que sobe e não se dissipa, atrapalhando muito a visibilidade, além de trechos bem desafiadores e até perigosos. Foi um dia em que a maior exigência era na concentração do piloto. Qualquer bobeada podia significar um acidente feio, porque a especial era bem mista em termos de velocidade, com trechos velozes e outros bem travados".

Quadriciclos

Os Quads têm o duelo mais emocionante do rali. Desde o primeiro dia, Robert Nahas (Honda TRX 700) e Marcelo Medeiros (Yamaha Raptor 700) vêm alternando posições, sempre com tempos muito próximos. E depois que o polonês Rafal Sonik (Honda TRX 700), que vinha vencendo todas, foi punido com três horas por trocar pneu na etapa Maratona, abriu caminho para os brasileiros brigarem de verdade pelo título.

Hoje o dia foi de Robert Nahas novamente, que venceu a segunda seguida, mas com Medeiros sempre colado. Com os acertos efetuados ontem pela cronometragem - Medeiros teve abatido de seu tempo 9min52 por ter ajudado o piloto Dimas Matos, que sofreu acidente; e Nahas teve bônus de 10 minutos em virtude de um problema no way point -, no acumulado de hoje, Nahas se mantém na liderança com vantagem de 9min41 sobre Medeiros.

"Essa foi a especial mais difícil deste rali. A gente vem da Maratona, aí enfrenta o Jalapão e depois tem que acordar às quatro da manhã para fazer deslocamento de 300 km, então é bem exaustivo. A parte inicial foi de um trecho bem de alta velocidade e eu percebi que o quadri do Marcelinho (Medeiros) estava mais acertado para aquela parte do dia, então no abastecimento ele chegou logo depois de mim e eu perguntei se ele estava mais rápido que eu. Ele respondeu que já estava na minha poeira, e na saída eu abri passagem para ele. Porém, houve um trecho em que ele perdeu uma referência e já estávamos na parte mais travada da especial, e assim pude continuar na frente. Agora vamos ver como está a diferença, porque a briga está muito boa", destacou Nahas.

Medeiros também ressaltou a dificuldade da especial. "A gente se engana achando que o rali vai chegando ao final e os dias vão ficando mais fáceis e aí nos iludimos depois de um dia como esse (risos). Foi a pior de todas, a de hoje. O nível deste Sertões está muito alto e a dificuldade das provas só aumenta a cada dia que passa. No trecho de serra tinha muita areia fofa e meu quad não tinha tanta tração, então na subida eu não conseguia passar dos 15 km/h. Agora é descansar, ver a diferença que me separa do Robert (Nahas) e bolar a estratégia, que basicamente vai ser correr atrás e atacar".

Tom Rosa (Yamaha Raptor 700) terminou na terceira posição, mas em terceiro lugar no acumulado está Mauro Almeida (Yamaha Raptor 700), a 2h57 do líder.

UTVs

Nos UTVs, Carlo Collet/Marcos Gouvea (Can Am Maverick) venceram a quinta, seguido por Marcos Regadas/Andrews Costa (Polaris RZR XP 900) em segundo; e Bruno Sperancini/Lourival Roldan (Polaris RZR XP 900) na terceira posição do dia.

Ontem, ao final do dia, a dupla Sperancini/Roldan foi penalizada em 40 minutos por chegar atrasada no controle final. Eles tiveram um problema no veículo e precisaram parar para consertar. Mesmo assim, a dupla segue líder, mas a diferença que era de 1h06 para os vice-líderes Rodrigo Varela e João Arena (Can An Comander), quarto no dia, caiu para 31min22. A categoria UTVs estreou no Rally dos Sertões ano passado e teve Sperancini como campeão, que defende o título esse ano.

O experiente navegador Lourival Roldan, 14º. Sertões no currículo, que estreia nos UTVs, esclareceu o ocorrido ontem. "Ontem, faltando 15 km para terminar a especial, tivemos uma roda quebrada e conseguimos completar mesmo assim. Mas, como o deslocamento era longo, tivemos que consertar. Amarramos a roda, soltou, esperamos o apoio e chegamos ‘amarrados’ no parque de apoio. Com o atraso, tivemos o acréscimo de 40 minutos no nosso tempo. Mas é para dar mais emoção (risos). Tivemos que arrumar para largar hoje, mas no deslocamento nossa tração traseira quebrou e tivemos que fazer a especial toda no 4x2. Viemos devagar e sofremos para subir a Serra da Baliza. Mesmo assim, conseguimos superar o (Rodrigo) Varela, que é o nosso principal rival. Rali é assim. Até entregar a última cartela não dá pra relaxar. Você pode perder por qualquer coisa", completou.

Em terceiro no acumulado, está Carlo Collet/Marcos Gouvea (Can An Maverick) a 8h44 do líder. Na terceira especial, entre Pirenópolis e Uruaçu, a dupla teve problemas e não completou, ficando com o tempo máximo e, por isso, apesar das últimas vitórias ainda está tão atrás.

Resultado 8ª etapa Motos (extra-oficial)

1º Cyril Despres 04:01:15
2º Paulo Goncalves 04:04:58
3º Marc Coma 04:06:58
4º Michael Metge 04:13:27
5º Ike Klaumann 04:14:30
6º Jean Azevedo 04:16:29
7º Jakub Przygonski 04:18:03
8º Fausto Mota 04:20:58
9º Ricardo Martins 04:23:49
10º Raul Lima 04:35:38

Resultado acumulado Motos (extra-oficial)

1º Paulo Goncalves 25:40:01 -
2º Cyril Despres 25:46:31 +00:06:29.7
3º Marc Coma 26:14:07 +00:34:05.9
4º Jean Azevedo 26:41:00 +01:00:59.2
5º Ike Klaumann 26:41:49 +01:01:47.6
6º Jakub Przygonski 27:00:14 +01:20:13.0
7º Michael Metge 27:33:55 +01:53:54.0
8º Ricardo Martins 27:47:12 +02:07:10.7
9º Fausto Mota 27:53:49 +02:13:48.4
10º Raul Lima 29:07:41 +03:27:39.7

Resultado 8ª etapa Quadriciclos (extra-oficial)

1º Robert Nahas 04:32:00
2º Marcelo Medeiros 04:38:24
3º Tom Rosa 04:44:49
4º Rafal Sonik 04:50:48
5º Daniel Mazzucco 05:21:15
6º Mohamed Abu-Issa 05:21:37
7º Mauro Almeida 05:25:58

Resultado acumulado Quadriciclos (extra-oficial)

1º Robert Nahas 29:52:00 -
2º Marcelo Medeiros 30:01:41 +00:09:41.0
3º Mauro Almeida 32:49:26 +02:57:26.3
4º Daniel Mazzucco 34:16:02 +04:24:01.9
5º Rafal Sonik 34:29:00 +04:37:00.6
6º Mohamed Abu-Issa 35:49:26 +05:57:25.1
7º Tom Rosa 38:15:18 +08:23:17.9

Resultado 8ª etapa UTVs (extra-oficial)

1º Carlo Collet/Marcos Gouvea 04:53:43
2º Marcos Regadas Filho/Andrews Costa 05:00:48
3º Bruno Sperancini /Lourival Roldan 05:13:36
4º Rodrigo Varela/Joao Arena 05:15:39
5º Carlos Ambrosio/Dionizio Silva Neto 05:22:50

Resultado acumulado UTVs (extra-oficial)

1º Bruno Sperancini /Lourival Roldan 33:15:43 -
2º Rodrigo Varela/Joao Arena 33:47:06 +00:31:22.8
3º Carlo Collet/Marcos Gouvea 42:00:42 +08:44:58.6
4º Marcos Regadas Filho/Andrews Costa 61:08:20 +1d 03:52:3
5º Carlos Ambrosio/Dionizio Silva Neto 67:33:48 +1d 10:18:0

9ª Etapa - 02/08 - sexta-feira

Minaçu (GO) - Goianésia (GO)
Deslocamento inicial: 32 km
Trecho especial: 264
Deslocamento final: 254 km
TOTAL: 550 km.


Mais um dia pra ficar na memória de todos os participantes. Mais uma especial completa. Começa com uma subida de serra sinuosa com depressões e lombas atravessando uma zona de garimpo, seguindo por um trecho muito rápido até o abastecimento das motos, quadris e UTVs. O piso fica travado com muitas trilhas e estradas menores, passando por estradas de fazenda seguindo para a última parte da prova com uma velocidade mais alta, mas, com muitas lombas até o final. Para os caminhões esta especial terá 231 km.



Fernanda Gonçalves



 

Última atualização ( Sex, 02 de Agosto de 2013 01:54 )  

Adicionar comentário

Todos os Comentários enviados estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site Planet Car para a sua publicação.
O Planet Car reserva-se ao direito de modificar ou excluir quaisquer trechos que eventualmente possam ferir a ética e os bons costumes , assim como denegrir a imagem de terceiros.
Os comentários publicados não necessariamente refletem os ideais do Planet Car , e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores.
Para ter seu AVATAR exibido , inscreva-se no serviço www.gravatar.com (é gratuito)


Código de segurança
Atualizar